Fluxo de pessoas: como atrair clientes para o seu ponto comercial

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Quem nunca saiu de casa ou do trabalho para resolver algo, mas no caminho acabou passando por uma loja e comprando algo que estava com uma promoção irresistível?

Pois é, você não é o único. E, se serve de consolo, isso provavelmente aconteceu por “culpa” dos polos geradores de tráfego.

Eles são os responsáveis por aumentar o fluxo de pessoas em uma região e, consequentemente, atrair lojas e estabelecimentos para as proximidades.

Afinal, se há um número grande de consumidores em um determinado local, as chances de vender são maiores, certo?

Além disso, ao identificar qual é o público frequentador, fica mais fácil entender o perfil do consumidor, precificação de produtos, entre outras informações valiosas para qualquer negócio. Mas, antes disso, precisamos compreender a questão principal:

O que são polos geradores de tráfego?

São pontos que atraem pessoas para determinadas regiões das cidades. Podemos pensar em escolas, shopping centers, estádios, bancos, estações de metrô ou ônibus, grandes empreendimentos, lojas do mesmo segmento que estejam agrupadas em uma única área, e por aí vai.

Quer um bom exemplo? Você dificilmente vai encontrar uma agência bancária que seja isolada dos pontos comerciais de uma região. Elas geralmente estão nas ruas mais movimentadas, áreas empresariais ou próximas aos centros das cidades.

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Outro exemplo é a rua São Caetano, ou “rua das noivas”, no bairro da Luz, em São Paulo. Como o próprio nome diz, o endereço é voltado somente para itens de casamento.

Pois é, estar próximo a um concorrente nem sempre é desvantajoso, mas falaremos sobre isso mais adiante.

Como um ponto comercial se beneficia do fluxo de pessoas

Estar perto de um polo gerador de tráfego pode auxiliar o seu negócio de diversas formas, desde organizar um planograma com base no público-alvo até efetuar uma expansão de lojas com assertividade.

Embora um polo seja apenas um complemento dentro de uma análise de mercado, ele pode auxiliar a entender algumas informações:

Perfil de público-alvo

Ao fazer uma análise detalhada sobre os polos, podemos identificar o perfil das pessoas que passam ou frequentam aquele local. Estar perto destes polos pode significar estar perto do seu público.

Se você possui um restaurante, estar próximo de áreas empresariais certamente aumentará a movimentação no local. Além de atrair os consumidores certos para o seu negócio.

Sortimento e precificação

Ao definir o mix de produtos ou serviços que estarão disponíveis no seu estabelecimento, vale a pena levar em conta o perfil de quem circula pelo entorno. Caso o fluxo de pessoas seja de potenciais clientes da classe A, é interessante dar preferência a ofertas premium.

O mesmo vale para a precificação. Caso o público seja formado por trabalhadores de baixa renda, o preço mais em conta pode ser o principal atrativo - além, é claro, da inserção de um mix de produtos que condizem com a realidade deste público.

Expansão de negócios assertiva

Embora abrir novas unidades também dependa de outros fatores, como saber encontrar o ponto comercial perfeito para alugar, considerar estar próximo de um polo gerador de tráfego pode contribuir ainda mais para o sucesso do seu negócio.

Ao entender qual é o público atraído por um determinado polo, fica mais fácil estar perto de quem você almeja.

Isso significa que conseguir se instalar próximo daquele fluxo de pessoas pode ser bastante positivo para o empreendimento. É o caso, por exemplo, de pet shops que se instalam próximo a hospitais veterinários.

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Estar próximo do concorrente nem sempre é mau negócio

Aquela regra de estar onde a concorrência não está nem sempre é válida. Estar ao lado de comércios do mesmo segmento pode ser bastante benéfico para a sua empresa, desde que você consiga ter diferenciais que te deixem um passo à frente.

Alguns polos são formados por vários empreendimentos do mesmo ramo. São diversas lojas que vendem os mesmos produtos ou serviços, uma ao lado da outra.

Este tipo de polo é vantajoso, pois atrai pessoas realmente interessadas no produto ou serviço. Oferecer bons preços, atendimento de qualidade ou outros benefícios (que seja um cafezinho durante o atendimento) já faz toda a diferença.

Agora que você já descobriu todas as vantagens, quando for expandir ou iniciar um empreendimento, atente-se bastante aos polos geradores de tráfego e tente extrair o máximo de benefícios possíveis.

Ao entender o fluxo de pessoas da região do seu negócio, as chances de sucesso serão muito maiores!

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Por João Caetano / Gerente de Marketing de Produto

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