Geomarketing: 3 funções do OnMaps para usar na sua estratégia de negócios

Fazer estudos de localização, há uns 20 anos, era um trabalho caro e complexo, que exigia a participação de equipes inteiras, levando meses para ser concluído. Um único mapa da cidade de São Paulo, por exemplo, poderia custar o equivalente a R$ 5 mil. Todo esse investimento não impedia, no entanto, que poucos meses depois os dados já estivessem desatualizados, forçando a empresa a repetir o processo.

Com a ajuda do OnMaps, plataforma online de Geomarketing, ficou mais fácil e acessível traçar estratégias certeiras e otimizar o tempo de decisão para melhorar seu planejamento. O sistema é tão rico em dados e funcionalidades que possibilita inúmeros tipos de análises. Conheça agora três aplicações do OnMaps para incorporar à sua estratégia de negócio:

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1. Conhecer e encontrar seu público-alvo:

O OnMaps tem dados como idade, renda, faixa etária e nível de instrução da população, além do cruzamento de idade e renda, que permite a você segmentar ainda mais seu público e identificar, por exemplo, as crianças da classe A ou os jovens da classe C. Essas informações podem ser acessadas em relatórios e nos mapas, facilitando a análise de como é a população que está próxima das suas lojas.

Pela ferramenta de consulta, você pode buscar áreas onde há mais pessoas de um determinado perfil, ou seja, locais com forte presença do público-alvo. Para isso, basta saber qual é o perfil de pessoas que quer buscar. Depois é só indicar essas variáveis que o resultado aparece no mapa e em tabelas.

E mais: com os clientes e prospects mapeados, é possível entender melhor o público-alvo e descobrir, por exemplo, a sua renda domiciliar provável (por um processo chamado 'enriquecimento de pontos') e a distância deles até a loja. Isso significa que você conseguirá estimar qual é a renda dos seus clientes e quanto eles costumam percorrer para consumir o seu produto ou serviço.

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2. Monitoramento da concorrência

O OnMaps possui uma base de quase 360 mil pontos de interesse, atualizada frequentemente. Há unidades de redes de alimentação, moda e ensino, entre outros - e pode acontecer de concorrentes seus estarem contemplados nessa relação. Além disso, é possível inserir no OnMaps um cadastro com os pontos da concorrência e realizar diversas análises, monitorar a sua presença e orientar estratégias.

Com essa aplicação, é possível, por exemplo, saber onde tem sido uma região prioritária de investimento para o concorrente. Se ele abriu novas unidades em duas cidades diferentes do Nordeste, ou ainda, se ele está presente - e investindo - em regiões que não pareciam fazer parte da sua estratégia, ou mesmo se tem preferido se instalar em shoppings.

A análise também se estende à previsão de ações desses concorrentes. A cada nova loja que ele abre, é possível identificar o público do entorno, de acordo com os dados disponíveis de renda, sexo e faixa etária. Alguns de seus movimentos tornam-se passíveis de análises e isso ajuda você no planejamento do negócio ao consolidar sua presença em áreas de interesse, prevenindo-se da concorrência.  

Para ter essa análise, uma ideia é traçar um raio (use, para isso, a ferramenta de isocota) ao redor de algumas unidades da concorrência e usar o relatório comparativo para avaliar o que essas áreas têm em comum. Dessa forma, você consegue perceber em que tipo de região seu concorrente se instala. Outra opção é acessar a ferramenta de consulta para extrair uma tabela com a relação da concorrência em determinada região, ou até mesmo no Brasil todo. Assim, você consegue detalhar ainda mais essa análise, identificando os pontos mais próximos de uma loja sua. Ou então levantar, em poucos segundos, quais são as cidades onde seu adversário atua e você ainda não está presente.

3. Criação de campanhas de marketing

Depois de identificar, encontrar seu público-alvo e monitorar os passos de seus concorrentes,  fica mais fácil direcionar suas campanhas de marketing, tornando-as ainda mais eficientes. Ao saber que mais de 50% do seu público-alvo está a 500 metros de uma de suas lojas, o que é mais rentável: fazer uma panfletagem na região ou um anúncio em alguma revista de grande mídia?

Ao ter em mãos dados que possibilitem análises mais rápidas e mais certeiras, a economia de tempo e dinheiro tornam-se constantes na rotina do seu negócio.

Com a parceria da You Find Solutions, empresa de inteligência do Grupo Abril, a Geofusion inseriu no OnMaps um mailing com mais de 70 milhões de nomes. Esses consumidores estão segmentados por gênero, idade e, o mais importante, perfil de consumo. Isso significa que você pode selecionar apenas os adeptos de um estilo de vida saudável ou quem é fashion ou tem perfil executivo, por exemplo.

Por meio dessa ferramenta de marketing direto do OnMaps, você pode delimitar uma região de interesse e saber quantos prospects existem ali com o perfil do seu público-alvo. O passo seguinte é escolher a forma de abordagem da campanha (mala direta, telemarketing ou e-mail marketing) e já visualizar o preço do aluguel do mailing. Depois disso, a Geofusion direciona seu contato com a You Find Solutions, para que os detalhes da campanha, incluindo o pagamento, sejam acertados.

Outra facilidade do OnMaps é o Módulo Mídia, criado para apoiar os profissionais de marketing e de mídia OOH (out of home) a escolher as melhores localizações para campanhas em outdoors, busdoors e outras peças. O sistema também informa qual é o fluxo de pessoas nos pontos onde estão posicionadas as peças de uma campanha. Aí, é só aliar esse trunfo às informações sobre a população local, como renda, idade e grau de instrução. Com isso, aumentam-se as chances de impactar seus clientes ideais.

O cruzamento de dados externos e internos oferece uma visão ao mesmo tempo ampla e detalhada do seu mercado e permite que você dedique até 90% do seu tempo à análise, que é o que realmente interessa. O OnMaps também ajuda a eliminar aqueles relatórios intermináveis e gráficos difíceis de interpretar. Basta consultar os dados usando os filtros e camadas disponíveis - tudo na nuvem, onde e quando você quiser.

Agora que você já sabe como melhorar sua experiência com o OnMaps, que tal começar a colocar todas essas dicas em prática?

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Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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