Práticas de geomarketing para sua estratégia de abertura de lojas

Planejar a expansão do seu negócio não é algo que pode ser feito às cegas, com nenhum ou pouco planejamento. Seja uma rede varejista, uma empresa B2B ou mesmo um pequeno negócio, toda empresa precisa traçar com cautela sua expansão, fazendo uma análise de mercado minuciosa das oportunidades.

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O primeiro passo é definir o DNA Geográfico da sua empresa. Isto é, saber quais fatores geomercadológicos são responsáveis pelo sucesso do seu negócio. Essa análise deve ser feita a partir da avaliação do perfil de cada área de influência, da separação das lojas por desempenho e pela comparação entre aquelas que se saem bem e as que vão mal.

Com isso, você estabelece métricas com as variáveis que precisam ser procuradas na hora de escolher um novo ponto comercial, como volume e perfil de pessoas, potencial de consumo, proximidade ou não com outros negócios e concorrentes,  acesso a transporte público, verticalização e densidade, shopping centers, entre outros.

Não importa o segmento ou tamanho, é essencial conhecer seu público-alvo em detalhes, incluindo dados socioeconômicos (renda, sexo, faixa etária) e características de consumo. É a partir da análise desses dados que você passa a conhecer seu negócio ainda melhor. Com esse diagnóstico é possível identificar novos grupos de públicos que talvez você mal soubesse que frequentassem seu estabelecimento.

Para conhecer seu público há alguns caminhos:

  • Realizar pesquisas com os clientes.

  • Ter um programa de fidelidade e/ou CRM para monitorar permanentemente o perfil dos clientes.

  • Delimitar as áreas de influência de cada unidade e analisar o perfil destas áreas, deduzindo que seus clientes terão perfil similar.

Esse trabalho de descoberta do público-alvo pode indicar que talvez você precise investir em outros modelos de loja/negócio, seguindo esses novos perfis de consumidores, os chamados clusters. Isto é, se uma empresa detecta grupos de consumidores propensos a serem seus clientes, analisa o mercado, estima o seu tamanho e o perfil da concorrência, pode enxergar a oportunidade de abrir lojas menores e de modelos diferentes (conveniência, mini-mercado, etc), com possibilidade de até investir em outros produtos e serviços, aumentando ou diminuindo suas ofertas, de acordo com o consumo de cada região.

Considerando que sua meta é abrir lojas, utilize as métricas obtidas para dimensionar quantas lojas cabem em cada município. Estabeleça, entre as cidades com potencial,  quais as prioritárias por motivos estratégicos e detalhe estas cidades por bairros e ruas. Com isto em mãos, você estará preparado para direcionar sua expansão em mercados previamente estudados e definidos como de interesse para o seu negócio.

Claro que para cada empresa, o mapeamento de oportunidades de expansão funciona de um jeito. Todo esse processo pode parecer extremamente trabalhoso. Mas, com a ajuda de soluções de geomarketing, que fornecem conteúdo atualizado, a análise de mercado, que levaria meses pode ser feita em dias. Assim como o processo de planejamento de expansão é tudo uma questão de (boas) escolhas.

Estratégia de expansão com Geomarketing

Por João Pedro Ribeiro do Val / Diretor Comercial

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