Geomarketing

5 motivos para incorporar o Geomarketing à sua gestão comercial

Quer ganhar eficiência na administração de vendas? Então recorra à análise geográfica do mercado. Veja cases de grandes empresas.


Quer ganhar eficiência na administração de vendas? Então recorra à análise geográfica do mercado. É o que têm feito empresas do mercado B2B e grandes indústrias como, Yamaha, Sony e International Paper.

Conheça a seguir como você também pode usar o Geomarketing em seus planos de negócios para obter melhores resultados:

1.Dimensione o mercado

Com o apoio de uma plataforma de geomarketing, você visualiza no mapa a localização de centros de distribuição, fábricas, prospects, vendedores e outros pontos estratégicos. Assim, você consegue traçar o alcance de sua distribuição e definir com clareza o mercado de atuação.

2.Defina metas mais realistas

Com as áreas de atuação bem definidas, é possível extrair dados do potencial de consumo de cada um deles e saber onde há mais prospects. Isso tornará a definição de metas de seus vendedores mais realista e adequada às suas possibilidades de atendimento.

3.Descubra para onde expandir

Também é possível mapear sua carteira de clientes e compará-la à localização dos prospects. Desta forma, além de saber em quais áreas o público-alvo se concentra, você entenderá como está a sua cobertura de mercado: onde você possui boa atuação, em que áreas não valem a pena insistir e, ainda mais importante, se existem regiões com potencial inexplorado – as chamadas áreas brancas.

4.Posicione sua força de vendas estrategicamente

Depois de identificar as regiões mais estratégicas para o seu negócio, é hora de se fazer a seguinte pergunta: a força de vendas está bem posicionada? É provável que a determinação de territórios de vendas possa ser feita de maneira mais eficiente.

Outra vantagem da inteligência geográfica é eliminar a sobreposição de atendimento, garantindo melhor cobertura do mercado e otimizando deslocamentos dos vendedores.

5.Aprimore a gestão comercial e ações de trade marketing

Se você lida com o varejo, é importante conhecer as características da população ao redor das lojas onde seu produto é vendido. Dessa forma, é possível o perfil dos prováveis clientes dos pontos de venda onde sua marca está presente e definir melhores estratégias de preço, distribuição e trade marketing.

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.