Em qualquer segmento de mercado, os hábitos de consumo mudam com uma certa frequência. Alguns mais, outros menos.
Isso significa que os líderes de uma empresa devem estar atentos a todo tempo para seguir novos caminhos à medida em que isso se fizer necessário.
Mas, afinal, como identificar tendências de mercado para conseguir tomar as decisões mais assertivas e, assim, aumentar a escalabilidade de um negócio?
A resposta dessa e de outras importantes perguntas você conhece neste conteúdo. Continue a leitura para descobrir!
O que é tendência de mercado?
A tendência de mercado representa os novos hábitos de consumo que estão previstos para um futuro próximo dentro de determinado nicho.
Basicamente, é como se ela apontasse os novos caminhos a serem seguidos pelas empresas a partir de mudanças de comportamento dos consumidores.
Convém destacar que isso costuma acontecer de forma gradual e a partir de rearranjos nos contextos sociais, econômicos e culturais.
Nesse sentido, quando uma empresa sabe como identificar tendências de mercado, ela pode se preparar com antecedência para o futuro, seja criando produtos certos ou implementando ações de marketing mais assertivas.
Tipos de tendência de mercado
Existem três, segundo Philip Kotler, professor universitário estadunidense:
- Modismos: esse tipo de tendência de mercado gera lucro para a empresa por um curto período. Além disso, geralmente ela é imprevisível, como, por exemplo, um acessório que se torna uma tendência durante a exibição de uma novela.
- Tendências: é um modelo que se estende por um longo período, ou seja, é mais consistente e duradouro. É baseado em dados e informações sobre o comportamento e os hábitos dos consumidores do segmento.
- Megatendências: esse já é um tipo que transcende períodos muito longos, pois está relacionado a transformações culturais, econômicas, tecnológicas ou políticas. Nesse caso, o comportamento dos consumidores sofre forte interferência externa.
Como prever uma tendência?
Como você já deve imaginar, prever tendências é essencial para que a sua empresa sempre se mantenha um passo à frente da concorrência.
Afinal, uma vez que você se antecipa a hábitos e comportamentos do seu consumidor, reconhece as necessidades que não são atendidas e consegue criar estratégias de marketing e vendas eficientes.
Mas como fazer isso?
Bem, será necessário realizar constantemente uma análise de mercado. É ela que te permitirá entender quais ações podem ser tomadas para oferecer ao público algo que ainda não tenha sido feito dentro do seu nicho.
Nesse sentido, será algo que te ajudará a perceber o movimento dos consumidores, a concorrência e os fatos passados que desencadearam ações no presente. Com isso, você conseguirá se antever ao futuro.
Como identificar tendências de mercado para 2023?
Se você chegou até aqui, muito provavelmente está com sede de encontrar respostas para a seguinte pergunta: “Como mapear tendências de mercado?”, não é mesmo?
Afinal, percebeu como identificar tendências de mercado pode ser decisivo para a continuidade da sua empresa no segmento.
Por isso, listamos a seguir algumas dicas importantes para realizar essa identificação e mapeamento com sucesso. Confira!
Realize pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite que você entenda o perfil e o comportamento dos seus consumidores.
Para isso, devem ser realizadas entrevistas diretamente com eles. Uma boa ideia, nesse caso, é contratar uma empresa especializada. Ou, ainda, encontrar plataformas que permitam que você realize esse projeto sozinho e de forma online.
Convém destacar que a pesquisa de mercado é importante porque te trará dados relevantes sobre os seus clientes e prospects. Dessa forma, você conseguirá identificar padrões e, assim, tomar decisões mais assertivas.
Mantenha-se antenado
Também é importante estar sempre antenado às mudanças que acontecem no país e no mundo, principalmente nos cenários cultural, econômico e tecnológico.
Isso porque todas elas podem impactar na forma como o seu público consome e, consequentemente, no que você deverá oferecer a ele.
Portanto, fique atento a tudo o que acontece dentro e fora do seu mercado, principalmente através da internet, pois, atualmente, é onde ocorrem grande parte dos modismos.
Esteja presente nas redes sociais
Dando sequência ao tópico anterior, não poderíamos deixar de fora dessas dicas de como identificar tendências de mercado marcando presença nas redes sociais.
Sim, como elas estão absolutamente inseridas no dia a dia de toda a população, com certeza os seus clientes estão por lá. Isso significa que você também deve estar nesse meio e isso se justifica por duas principais razões.
A primeira é porque as vendas online têm crescido exponencialmente. Isso quer dizer que você também pode (e deve) oferecer os seus produtos ou serviços por lá também.
Além disso, temos o fato de que, por meio das redes sociais, é possível interagir mais com os consumidores e, a partir disso, compreender suas demandas.
Avalie a concorrência
Analisar a concorrência também é um ponto chave para identificar e se antecipar às tendências. Primeiro porque você consegue perceber qual necessidade do público o seu concorrente não está atendendo e, então, criar uma solução inovadora.
Além disso, caso algum concorrente esteja testando um produto ou serviço novo, é possível avaliar como o público vai reagir e, assim, entender se você deve ou não seguir por esse caminho também.
Use ferramentas
Tanto para a análise de concorrência, citada anteriormente, quanto para identificar as preferências do seu público, as buscas dele na internet ou até mesmo para mensurar os resultados de alguma campanha, você pode (e deve!) utilizar ferramentas.
Existem inúmeras no mercado, para finalidades diversas, que permitem a análise de mercado e a mensuração de dados de uma forma rápida e em tempo real.
Com isso, você otimiza o dia a dia da sua equipe de marketing e vendas e ainda consegue tomar ações mais rápidas e precisas.
Acompanhe sites especializados
Ainda sobre como a tecnologia pode te ajudar no processo de como identificar tendências de mercado, acompanhar sites especializados e confiáveis que tratam especificamente sobre as novidades e tendências do mercado é uma boa medida.
Isso porque, existem vários portais que divulgam estudos, pesquisas, dados e até mesmo as possíveis tendências dos segmentos que permitam que você consiga mapear o comportamento do mercado e direcionar suas ações.
Bons exemplos de sites especializados para isso são: Blog Opinion Box, Site de tendências do Sebrae e Meio & Mensagem.
Siga profissionais de referência no setor
Por fim, uma última dica, mas não menos importante, é seguir profissionais de referência dentro do seu segmento. Pode ser a partir de blogs, redes sociais, podcasts ou outros canais em que eles estejam presentes.
Segui-los é uma boa estratégia porque, muito provavelmente, eles vão falar sobre as tendências no seu nicho. Além disso, pequenas dicas e comentários que eles fizerem podem ser suficientes para você prever algumas futuras tendências.
Portanto, encontre esses profissionais que são referência no seu setor e acompanhe-os constantemente!
Melhores ferramentas para identificar tendências de mercado
Uma das dicas que demos anteriormente é justamente utilizar ferramentas que possam ajudar, de forma prática, a identificar tendências de mercado, certo?
Para te ajudar, trouxemos algumas que podem ser úteis em processos distintos. Confira!
- Google Trends: essa é uma ferramenta gratuita e que pode ser utilizada para a descoberta dos termos mais buscados no momento. Assim, ela identifica as tendências acerca de um termo e de um assunto e exibe gráficos que mostram o crescimento ou a diminuição das buscas por determinada palavra.
- Crunchbase: disponível apenas em inglês, essa ferramenta permite que você monitore as empresas que estão em alta no seu segmento. Isso, obviamente, te ajuda a incorporar a sua análise de mercado.
- Survey Monkey: essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para a criação de pesquisas de satisfação para que os seus clientes possam responder.
Conheça as nossas soluções para analisar as oportunidades de mercado e, assim, dar o primeiro passo rumo à identificação das tendências de mercado para 2023!
Como vimos, saber identificar tendências de mercado é essencial para manter a sua empresa sempre produtiva e entregando ao consumidor o que ele realmente espera.
Portanto, utilize estratégias e soluções eficientes, como a Geofusion, para se preparar para esse processo de análise de tendências o quanto antes!