Ter um bom posicionamento de mercado é algo que vai muito além de mensuração de vendas, faturamento ou mesmo de presença de marca.
O fator geográfico frequentemente está por trás do sucesso das empresas. Afinal, é o que faz com que as pessoas tenham maior ou menor acesso ao seu estabelecimento, gerando fluxo de clientes e, consequentemente, melhores resultados.
Mas de que forma isso impacta nos negócios?
É simples: ter um bom posicionamento geográfico significa saber observar e obter o máximo possível de oportunidades de um local e de seu entorno.
Isto é, considerar as populações, os territórios, os comércios, e tudo o que de alguma forma faça com que um lugar tenha determinadas características e acabe estimulando comportamentos específicos.
Um lugar com muitas empresas, por exemplo, atrai não apenas trabalhadores, mas também estabelecimentos que podem se aproveitar dessa movimentação gerada por elas.
Neste post, falaremos mais sobre essa dinâmica e como você pode utilizá-la para turbinar suas estratégias.
A melhor ferramenta para seu posicionamento de mercado
No Brasil, grandes e médias empresas utilizam o OnMaps, software de inteligência geográfica de mercado líder no país, para mapear oportunidades e saber os lugares ideais para seus pontos de venda e produtos.
É com ele que players gigantes alcançam sucesso em suas estratégias e potencializam resultados. Isso porque se trata de um software que permite extrair informações para:
- Entender características populacionais;
- Mapear comportamento de consumo de possíveis clientes;
- Localizar concorrentes;
- Entre diversas outras possibilidades.
E isso com dados de todos os 5.570 municípios do território nacional.
1. Spots
Uma das inúmeras formas de realizar estudos geográficos com o OnMaps é entender o perfil de uma região, e até mesmo de ruas: isto é, descobrir se são mais residenciais ou comerciais.
Com os dados de Spots – disponíveis na ferramenta -, é possível identificar, por exemplo, as áreas mais “quentes” de um determinado território.
Em outras palavras, ela mostra os lugares que possuem alta concentração de pessoas, unidades de empresas de grandes redes, pequenos comércios e população economicamente ativa.
No mapa abaixo, representamos em tons mais escuros onde esse resultado foi mais expressivo no centro de Florianópolis (SC). Em vermelho, os locais em que ele foi menor.
Esse tipo de análise pode ser combinada com várias outras – como a quantidade de pessoas que circulam no local, a faixa etária e de renda delas e inclusive onde estão as outras empresas do seu segmento, tudo de acordo com as suas estratégias de negócio.
Com isso, você consegue traçar um planejamento preciso e profundo para saber como realizar o seu posicionamento no mercado local.
Áreas com alta concentração empresarial e populacional no centro de Florianópolis (SC)
2. Deslocamento
Outra possibilidade consiste em entender o trajeto que seu público-alvo precisa fazer até seu estabelecimento.
Por exemplo, você pode ter uma base interna de dados dos clientes que passam pela sua empresa, com as informações a respeito de onde eles moram, e assim identificar o quão longe eles moram.
Na imagem abaixo, consideramos um cenário em que as pessoas levam, em média, 10 minutos para irem de carro até uma loja específica no centro de Salvador (BA). Representamos essa área em verde escuro.
Além disso, localizamos também as microáreas da cidade, que são territórios que consideram as barreiras geográficas – como rios, avenidas e rodovias – e o perfil da população local.
Essa é uma geometria importante a ser analisada, uma vez que esses “empecilhos” no caminho do cliente podem fazer com que eles desistam de ir a determinado lugar.
No mapa, podemos perceber que a área comum de deslocamento dos consumidores dessa empresa abrange parte de 6 microáreas: Pelourinho, Liberdade, Cidade Nova, Vila Laura, Brotas Oeste e Barris / Tororó.
Compreender essas nuances é aspecto de grande relevância no caso dessa rede querer abrir novas unidades, afinal a acessibilidade frequentemente está por trás do sucesso de muitas lojas.
Área de deslocamento em 10 minutos de carro até ponto comercial fictício em Salvador (BA) x microáreas
3. Concorrência
Quando se fala em posicionamento de mercado, é muito importante saber onde estão seus concorrentes.
Afinal, o que você mais quer é que os clientes vão à loja da sua empresa, e não às deles, certo?
Com o OnMaps, é bem fácil de saber exatamente onde eles estão. Isso porque a ferramenta possui uma base com milhares de leads de todo o país para que sua companhia descubra o melhor lugar para abrir novas unidades.
Neste próximo exemplo, consideramos uma farmácia que queira expandir para o município de Belo Horizonte (MG).
Para isso, indicamos em triângulos azuis todas as unidades que existem na cidade. Além disso, mapeamos os bairros com maior potencial de consumo para compra de medicamentos – desta vez, dos tons mais quentes aos mais frios.
Embora haja grande concentração desses estabelecimentos na região central, é possível perceber que diversos outros locais possuem alta propensão a consumirem esse tipo de produto, sem que estejam tão cobertos por outros players.
Portanto, são áreas em que há grande possibilidade de obter um bom retorno nas vendas, caso essa rede decida investir nelas.
Distribuição de farmácias x potencial de consumo para medicamentos em Belo Horizonte (MG)
Conclusão
O OnMaps é a melhor ferramenta do mercado para empresas que querem expandir, distribuir produtos, identificar público-alvo, e muito mais.
Você sabia que a Geofusion agora trabalha de forma segmentada? O OnMaps agora tem versões específicas para os segmentos de Alimentação Fora do Lar, Ensino e Farmácia.
Faça como as maiores empresas do Brasil, e entre em contato com nossos especialistas para encontrar o caminho mais inteligente e assertivo para o seu crescimento.