Notícia

Confira o melhor da nossa visita ao congresso da APAS 2016

O time Geofusion marcou presença no congresso da APAS 2016 e compartilha tudo o que viu, neste post. Acesse e saiba mais.


A Feira APAS é a maior do setor supermercadista brasileiro, mas engana-se quem pensa que é limitada aos imponentes estandes dos grandes players. O evento também oferece bastante conteúdo voltado ao varejo e à indústria, em um congresso composto por profissionais de destaque no Brasil e no mundo. E é claro que a nossa equipe foi até o Expo Center Norte conferir de perto o que rolou por lá, no terceiro dia de feira.

“Estratégias para a definição do sortimento de produtos” foi o tema da primeira palestra, realizada em dose tripla. Renato Meirelles, presidente do Data Popular, Mariana Donatelli, sócia-associada da McKinsey e Flávia Amado, gerente da Kantar abordaram a relação entre perfil do consumidor brasileiro e a oferta de mix de produtos nas lojas e supermercados.

Também abordamos a importância das indústrias que fornecem aos supermercados conhecerem o público-alvo por meio da inteligência geográfica, em um post que fizemos recentemente.

Na apresentação, Meirelles divulgou dados bastante curiosos do Data Popular e de outros institutos. Uma pesquisa da Provokers mostrou um raio-X das prioridades do consumidor, neste momento atual de crise, na hora de escolher entre marca e quantidade. O item que o brasileiro não abre mão são as bebidas, alcoólicas e não alcoólicas. 42% das pessoas fazem questão de manter a qualidade, mesmo reduzindo a quantidade desses produtos. Já para alimentos básicos, 54% dos compradores passaram a comprar marcas mais baratas – o maior índice da pesquisa.

“Por trás de cada número e estatística tem a história de um brasileiro. E isso tem que ser levado em consideração nas estratégias do varejo”, afirmou. Segundo ele, o aumento da renda e da expectativa do consumidor brasileiro na última década mudou completamente os critérios de compra.

New Call-to-action

Dando sequência à palestra, Flávia Amado, da Kantar, também revelou informações bem interessantes sobre os shoppers. “79% dos consumidores trocaram sua alimentação por produtos mais saudáveis no último ano. Então, é preciso se planejar para esse novo comportamento”, indicou a gerente. Para ela, o varejo precisa ser assertivo no sortimento de produtos, compreendendo o que o consumidor busca. “É preciso oferecer produtos que gerem penetração, além de evitar aqueles que se canibalizem entre categorias”, afirmou.

Mapas para entender o perfil do consumidor brasileiro são bastante efetivos nesse sentido.

A última a subir no palco foi Mariana Donatelli, da McKinsey. Ela falou principalmente sobre o papel das categorias de produtos nas diretrizes de sortimento: “É importante entender se o espaço designado a cada categoria de produto é consistente com o seu papel nas lojas”.

Perspectivas e oportunidades na visão de um norte-americano

A segunda e última palestra que fomos conferir foi também a mais concorrida do dia. John L. Stanton, professor de Food Marketing e diretor da Herr’s Food conduziu uma apresentação bastante divertida com exemplos em todo o mundo de como as empresas varejistas, mesmo as de pequeno porte, vem conseguindo desenvolver inovações para ampliarem a sua vantagem competitiva.

john-stanton-apas-2016

“As marcas já não são tão importantes quanto foram no passado. Vi mais mudanças ocorrendo no varejo, nos últimos 5 anos, do que nos 35 anteriores”, relatou. Outro ponto importante citado por Stanton foi em relação aos modelos de negócio no varejo, principalmente nos supermercados: “Preço não é a única coisa possível de tratar para tornar o seu negócio bem-sucedido.  Comprar deve ser uma experiência para o consumidor, e os varejistas precisam criar essa sensação”.

Na apresentação, o executivo também alertou sobre de onde virá a grande pressão competitiva: “Indústria e varejo terão que competir, mas, principalmente se adaptar à realidade imposta pelas grandes lojas globais e de desconto, além do mundo online. Não se pode ignorar a tecnologia. Talvez ela não sirva hoje para o seu negócio, mas você tem que estar pronto”.

Após o encerramento do congresso, às 14h, deu-se início à feira, com mais de 500 expositores que fornecem aos supermercados. Grandes marcas, como Mondelez, Nestlé, Danone e BRF também estavam presentes com seus estandes.

Ao todo, mais de 70 mil participantes passaram pela APAS 2016, tratando de negócios, parcerias e conhecendo as novidades do setor. Ano que vem tem mais, e a Geofusion estará lá mais uma vez!

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.