Expansão de Negócios

9 critérios para escolher a solução de geomarketing ideal para o seu negócio

Para melhorar sua tomada e decisão de expansão, conte com boas ferramentas de geomarketing. Saiba como escolher a melhor para sua empresa.


Para quase toda empresa crescer é o grande desafio. Mas, para isso, você tem que conhecer a fundo seu negócio, seus concorrentes e seu público.

Usar conceitos de geomarketing na sua análise de mercado significa diminuir o grau de subjetividade presente em cada decisão de investimento; identificar regiões, segmentos e públicos com melhor potencial para a expansão do negócio; facilitar a definição de metas e otimizar a alocação de recursos para atingir melhores resultados.

Há diferentes ferramentas de geomarketing disponíveis no mercado, cada uma com suas características, benefícios e aplicações próprias. Conheça alguns critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher a solução ideal para sua empresa.

1. Escolha o que vale mais a pena para o seu negócio: montar uma uma estrutura interna ou focar na análise do seu problema? Sua empresa pode escolher realizar as análises de mercado internamente ou contratar uma solução de geomarketing. Tenha em mente que a primeira opção vai exigir a instalação de um software, a compra de dados de mercado e a contratação de uma equipe altamente especializada e qualificada – isso quer dizer, que conheça não só o seu negócio, como também geografia, geolocalização, estatística, entre outros.

Como fazer tudo “dentro de casa” é mais custoso e requer muito tempo para estruturação da área e compilação de dados, acaba sobrando pouco tempo para a análise do negócio. Por isso, uma tendência de mercado é contratar uma oferta de software como serviço (SaaS). Uma solução pronta de geomarketing une informações sociodemográficas atualizadas às bases de dados da sua empresa, contribuindo para que seus gestores façam as melhores análises do seu negócio.

2. Informações sobre o seu mercado de atuação: se você optou por adquirir uma ferramenta de geomarketing, o próximo passo é verificar o  quanto esta solução traz de informações sobre o seu mercado e público-alvo. Se sua empresa atua no varejo calçadista, é importante que tenha dados atualizados deste setor. Assim, a ferramenta escolhida estará a serviço do seu negócio e falará sobre o seu problema, de forma específica e direcionada e não genérica.

3. Interface amigável: observe se a solução contratada é de fácil navegação e utilização, e se seus recursos não exigem conhecimento técnico. Quanto mais fácil for o seu uso, mais fácil será o acesso por todos da sua equipe e mais fácil será encontrar informações importantes que impactam as decisões no seu negócio. A facilidade de uso da ferramenta garante que todos os tomadores de decisão tenham acesso aos mesmos critérios que serão utilizados para a escolha de um novo ponto comercial, por exemplo.

4. Customização: contrate uma solução que possibilite o cruzamento de informações do mercado com informações do seu negócio e que tenha interação com mapas geográficos. Consulte se é possível inserir campos como a localização dos seus pontos de vendas (PDVs) e o faturamento de cada unidade. Essas informações ao serem cruzadas com dados de mercado podem permitir um melhor entendimento do desempenho das lojas, market share, histórico de vendas, além de contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva.

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5. Analise país, estado, cidade, bairro e até a rua do seu comércio: é claro que informações de regiões mais amplas, como estados e cidades, contribuem para o seu negócio. No entanto são as informações sobre os bairros e quarteirões que são as mais valiosas. Com mapas inteligentes, você poderá analisar a população de cada quarteirão. Assim, no caso de uma lanchonete é possível saber, por exemplo, o consumo de cervejas, chopes e outras bebidas alcoólicas fora do domicilio naquela região. Ou, no caso de uma loja de sapatos, é possível estimar a quantidade de mulheres economicamente ativas entre 24 e 34 anos ao redor daquela loja e, com isso, estimar o quanto será consumido em sapatos pelas classes de renda AB.

6. Treinamento e serviços: por mais intuitiva que uma ferramenta de geomarketing seja para que sua empresa faça melhor uso, o ideal é contar com cursos e treinamentos especializados, direcionados às suas necessidades e problemas enfrentados pelo seu negócio. Verifique se o fornecedor conta com uma equipe de suporte e treinamento para lhe ajudar sempre que necessário.

7. Inovação: o mercado é muito dinâmico, por isso sua empresa precisa de soluções que se reiventem e acompanhem tendências. Se a ferramenta escolhida não se modernizar, ela corre o risco de ficar obsoleta muito em breve.

8. Projeções e informações confiáveis: uma das fontes de informação mais utilizadas em geomarketing é a sociodemográfica e ainda que os dados oriundos de institutos de pesquisa sejam atualizados com grande espaço de tempo, é ideal que a ferramenta a ser utilizada realize projeções que acompanhem as movimentações das regiões.

9. Casos de sucesso:procure saber histórias de empresas do mesmo ramo de atuação e porte que já utilizaram geomarketing. Veja como elas atingiram os resultados e se estão felizes com a ferramenta. Mais importante do que saber o que as soluções oferecem é ter depoimentos reais sobre as funcionalidades.

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