Toda empresa quer crescer e abrir novas lojas. O problema é que qualquer expansão requer muito investimento e um erro na escolha pode custar muito caro. O grande desafio é agilizar o processo de tomada de decisão de abertura de novas lojas, sem deixar de analisar dados demográficos e socioeconômicos que podem influenciar no sucesso do negócio.
É preciso tomar cuidado com as decisões de expansão, já que qualquer estratégia errada pode levar a um grande prejuízo financeiro. Por isso, contar com um software de geomarketing como o OnMaps possibilita que a sua empresa identifique quais cidades e regiões possuem maior potencial e garante que a escolha seja o mais assertiva possível. Para isso é preciso saber utilizar alguns critérios dentro da ferramenta que podem ajudar a identificar as melhores oportunidades de expansão.
Darei mais detalhes sobre o assunto. Antes, sugiro que baixe o nosso material gratuito para complementar o seu aprendizado. É só clicar no banner abaixo e realizar o download.
Parece óbvio, mas muitas empresas pecam ao não conhecer quem compra seus produtos e serviços. Por isso, antes de pensar em expansão, identifique qual o perfil dos seus clientes. Informações como sexo, idade, renda, perfil de consumo e escolaridade, podem lhe guiar no momento de escolher qual melhor região para abrigar um novo ponto comercial.
Mas como descobrir esse perfil? Com o endereço dos consumidores você pode utilizar o OnMaps para descobrir a renda provável e qual é a área de influência do seu negócio, colocando a localização dos seus clientes no mapa.
Caso não disponha desse dado, investigue o perfil dos seus clientes utilizando dados cadastrais de cartão fidelidade ou do cartão de crédito do seu estabelecimento ou, ainda, contrate uma pesquisa. Com o perfil em mãos, você poderá analisar no OnMaps em quais regiões está o seu público-alvo e podem ser consideradas em sua estratégia de expansão.
Aproveite todo o potencial do OnMaps usando a ferramenta para entender quantos clientes são necessários para que seu negócio tenha um volume mínimo de venda e se sustente.
É possível analisar todas suas lojas existentes e identificar os padrões apresentados. Qual é o perfil e quantidade do público da loja que mais e a que menos fatura? Qual a população economicamente ativa dessas regiões?
Os dados de mercado disponibilizados no OnMaps juntamente com os dados da sua empresa lhe mostrarão qual o público existente ao redor da sua loja e lhe permitirão analisar o potencial de um novo ponto comercial. Assim, você estará apto a tomar as melhores decisões considerando o potencial da região em questão.
Lembre que nem todas as pessoas com o perfil do seu público-alvo vão de fato à sua loja. Alguns simplesmente optarão por não consumir seu tipo de produto ou vão na concorrência. Por isso, entender qual é a fatia do mercado (market share) que sua empresa ocupa é importante para melhor se posicionar perante seus concorrentes.
Se você já sabe que são necessários 100 mil clientes para obter um bom fluxo de faturamento, utilize essa informação para analisar o mercado. Se o seu market share é 25%, a região a qual você escolheu precisará ter 40 mil potenciais clientes para gerar o fluxo necessário. Já se a região possui 80 mil potenciais clientes, há espaço para abrir mais de um ponto.
O OnMaps pode lhe ajudar a mapear todas as suas lojas e concorrentes, incluir dados de vendas e clientes e analisar o valor da sua parcela de mercado e onde ainda há espaço para abertura de novos pontos.
Existe uma distância minima e máxima que o consumidor está sujeito e disposto a percorrer para chegar até o seu negócio, a tal área de influência. É claro que isso varia muito de acordo com o tipo de produto e serviço que seu negócio oferece. A distância que um cliente está disposto a percorrer para tomar um café pingado é diferente da distância que ele percorreria para provar um cappuccino gourmet com chocolate belga ou, ainda, para ir ao cinema, certo?
Para descobrir sua área de influência não existe fórmula mágica, mas o OnMaps pode lhe ajudar nessa tarefa. Basta saber onde estão seus clientes e mapeá-los na ferramenta para ver a distância que eles percorrem entre a residência e/ou trabalho até o seu estabelecimento.
Se sua empresa já possui uma base cadastral, metade da tarefa já está feita. Caso não possua, alternativas como criar cartão fidelidade ou cartão de crédito do seu estabelecimento e contratar uma pesquisa podem ser consideradas para obter o endereço do seu cliente.
Normalmente, mais de 60% dos clientes de um estabelecimento provêm da área de influência primária, ou seja, dos quarteirões mais próximos ao local. Assim, saber qual é a área de influência do seu negócio ajuda a mapear locais potenciais para expansão, considerando a existência do público-alvo.
Considere seu market share e qual a quantidade mínima de clientes é necessária dentro de sua área de influência de cada loja para estimar o potencial de faturamento que permitirá que sua loja seja auto-sustentável.
Utilize os pontos anteriores para analisar no OnMaps se o ponto e a região em questão é viável ou não para o seu negócio. Defina critérios para orientar a tomada de decisão, estabelecendo um padrão claro e eficiente para a escolha de novos pontos.
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