Geomarketing

Entenda o que são as Microáreas

Para estudar uma cidade é sempre importante dividi-la em partes menores. Microáreas são áreas delimitadas com ocupação homogênea.


Para estudar uma cidade é sempre importante dividi-la em partes menores. Microáreas são áreas delimitadas pela Geofusion com ocupação homogênea, utilizadas para estudar as cidades em um nível geográfico intermediário entre o município e os setores censitários. A microárea é a divisão mais recomendada pela Geofusion, pois o seu desenho considera aspectos geográficos e mercadológicos (diferentemente dos distritos, subdistritos e bairros que são feitos pelas prefeituras de acordo com aspectos político-administrativos). A Geofusion estudou o mercado de diversas cidades para melhor delimitar as microáreas.

Para estas divisões, consideramos:

  • Barreiras (físicas e naturais)
  • Distribuição da população: volume e densidade
  • Distribuição da população por classe de renda
  • Distribuição de trabalhadores
  • Distribuição dos polos geradores de tráfego por tipo.
  • Tipo de ocupação, com visão mais qualitativa: uso residencial, escritórios, industrial, misto, tipo de tráfego (veículos e pedestres), entre outros.

As microáreas são modificadas ao longo do tempo de acordo com as alterações ocorridas em cada parte de uma cidade. Há microáreas para todos os municípios com mais de 170 mil habitantes, no censo 2010, ou que estejam contidos em Regiões Metropolitanas IBGE. Atualmente, existem 2.112 microáreas em 212 municípios brasileiros.

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.