Para quem trabalha com varejo, é impossível ignorar o impacto das vendas sazonais nos negócios. Quando se trata de feriados como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados então, a demanda por alguns produtos costuma impulsionar o faturamento.
Por conta disso, entender o consumidor e o modo como o comportamento dele muda nessas datas é essencial para a estratégia dessas empresas.
Saiba como a inteligência geográfica de mercado é uma grande parceira para obtenção dessas informações.
Um dos primeiros feriados a movimentar o consumo no Brasil é a Páscoa. Com isso, a demanda por chocolates aumenta em quaisquer empresas que vendam o produto, como supermercados e bombonieres.
Uma forma de estudar as possibilidades de atuação em relação a isso é, justamente, descobrindo onde estão as principais atuantes no segmento.
Com uma ferramenta de inteligência geográfica, como o OnMaps, isso se torna bem simples. Afinal, ela cruza informações de diversas fontes, e permite a visualização do local onde estão as grandes redes de variados tipos de atuação.
No exemplo abaixo, selecionamos as mais de 3 mil bombonieres do País pertencentes a esses grandes players, e filtramos apenas a cidade do Rio de Janeiro:
Logo de imediato, é notável uma concentração de unidades nas regiões próximas à Baía de Guanabara, como Ipanema, Copacabana e Centro, embora haja também quantidade significativa na Barra da Tijuca.
Dependendo da estratégia da empresa, esse tipo de informação pode ser comparada com outras referentes ao entorno e ao perfil da população. Por exemplo, a renda média domiciliar ou mesmo a densidade demográfica.
Outra possibilidade é analisar, também, com as redes de supermercados ao redor. Afinal, elas consistem em importantes comércios de chocolate, especialmente na Páscoa, representando uma concorrência significativa neste período.
Logo após a Páscoa, o bolso dos consumidores se prepara para os gastos do Dia das Mães. Ou às vezes não se prepara, mas gasta mesmo assim.
De qualquer forma, há itens muito mais associados a essa data do que outros. E, mesmo focando neste aspecto, as mães não são todas iguais.
Pegamos como exemplo uma loja de artigos hipotética com atuação em Belo Horizonte. Por trabalhar com materiais bastante específicos, o público-alvo acaba sendo de renda um pouco mais elevada, embora não chegue a ser de luxo.
Sendo assim, filtramos como público de interesse o pertencente à classe B2, ou seja, com renda entre R$ 4.508,00 e R$ 8.740,00. Selecionamos, então, as faixas etárias de 25 a 44 anos, pensando inclusive na ação para as vendas sazonais do Dia das Mães.
Das cores mais quentes às mais frias, os bairros com maior quantidade de domicílios neste público ficaram assim:
A maior concentração ocorre, portanto, no bairro Sagrada Família, representado na área vermelha. Quantidade interessante aparece também em Padre Eustáquio, Buritis, Céu Azul e Santa Mônica.
Comparamos, então, pelo número de habitantes do gênero feminino por cada bairro, e destacamos apenas os que apresentaram maior resultado:
Novamente, Sagrada Família, Padre Eustáquio e Buritis foram preponderantes. Portanto, pensando em ações específicas para o público feminino de classe B2, essas regiões seriam as com maior potencial de atingir resultados satisfatórios.
A partir disso, conviria pensar no modo como as unidades dessa loja estão distribuídos. Isto é, se atendem a todas essas regiões ou, caso não, em quais delas há maior possibilidade de conseguir dar atenção.
Além de informações sociodemográficas, a faixa etária também impacta em como os diferentes públicos se comportam em relação às vendas sazonais. Um exemplo disso é o Dia dos Namorados.
A data possui um apelo mais jovem e, pensando nisso, há variações nos interesses e modos de comprar também. Afinal, trata-se de um público mais acostumado a lidar com os canais online.
De modo geral, este é um período que atrai as pessoas para espaços passíveis de realizar encontros. É o caso de cinemas e restaurantes, especialmente se localizados dentro de shopping centers.
Em meio ao contexto de reabertura comercial, esta estratégia acaba dificultada, ainda mais considerando as restrições do cenário.
Por isso, empresas que possuam equipes com boa estruturação em canais digitais podem encontrar oportunidades. Desta forma, informações como as de endereço dos clientes adquirem grande relevância.
Além de entender o perfil das regiões onde ocorrem maiores concentrações de clientes, esse tipo de precisão ajuda a saber direcionar a logística. É o caso, por exemplo, do CEP, que possibilita o planejamento do delivery.
Em análise similar a do Dia das Mães, consideramos, para o Dia dos Pais, o maior potencial de consumo para vestuários considerados masculinos.
Tivemos a representação abaixo, novamente optando por utilizar das cores mais quentes para as mais frias:
O principal resultado foi no bairro Cidade Industrial de Curitiba, pintado de vermelho. O dado faz sentido, uma vez que é um dos territórios mais populosos do município, e é também onde existe grande quantidade de fábricas.
Em tom mais alaranjado, vemos ainda Água Verde, Cajuru e Sítio Cercado. Decidimos, então, comparar com a densidade demográfica de cada localidade, ou seja, o número de habitantes por quilômetro. O mapa logo mudou:
Como geralmente acontece nas capitais, a concentração tendeu mais para o centro. Entre os resultados, apenas o bairro de Água Verde manteve alto potencial, considerando tanto a densidade quanto as compras nos bairros:
Por isso, inferimos que, caso quiséssemos realizar uma ação de vendas sazonais para roupas masculinas em Curitiba, teríamos particular interesse no bairro de Água Verde, destacado em vermelho.
Já para o Dia das Crianças, consideramos uma rede de varejo que venda vários tipos de produtos, visando atender a toda a família. Assim, ela oferece tanto seções de cama, mesa e banho, quanto peças básicas de roupas, alimentos industrializados e brinquedos.
Levamos em consideração, portanto, estoques que tenham aumentado para as vendas sazonais, mas que não se pretendam ser o foco a longo prazo.
A rede teria atuação em diversos municípios no Estado de São Paulo, e precisaria definir quais unidades priorizar em Campinas.
O objetivo da loja é que corresponda às principais necessidades de um público majoritariamente de classe C2, isto é, com renda entre R$ 1.275,00 e R$ 2.497.
Sendo assim, a primeira informação a se descobrir seria, logicamente, onde ele se concentra. Mas com um detalhe: possuindo faixa etária entre 0 e 14 anos:
Nota-se que Campo Grande e Ouro Verde são os principais bairros com este perfil, havendo potencial também no entorno de Campo Belo e da PUC de Campinas.
Uma alternativa para esta rede seria, então, importar uma base de dados contendo as unidades da rede varejista alocadas no município, identificar as que ficam próximas e direcionar a estratégia com foco nesses locais.
Essas foram algumas análises passíveis de serem feitas com o OnMaps para a realização de vendas sazonais. Mas há muitas outras possíveis.
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