Expandir de forma acelerada, rentável e sustentável é o objetivo de qualquer franquia. Marcas que conquistam essa maturidade do negócio têm a oportunidade de alcançar novos consumidores e aumentar a abrangência no mercado.
Contudo, ampliar o número de unidades nem sempre é uma tarefa fácil e demanda algumas ações estratégicas para que o investimento não se transforme em prejuízo.
Pensando nisso, preparei este artigo para explicar qual é o caminho a seguir, antes de se tornar um franqueador de sucesso. Confira!
Em tempos de recessão econômica, muitas empresas acabam reduzindo os seus investimentos. O receio de perder o dinheiro investido é alto e qualquer ação precisa ser estudada para que atinjam os resultados desejados.
Transformar uma empresa em uma rede de franquias demanda tempo, estudo e dinheiro. São diversos processos de planejamento, integração e preparo de toda uma equipe para que o projeto saia do papel.
Estruturar uma franquia exige alguns esforços que muitas empresas nem imaginam e acabam sendo surpreendidas. A busca por franqueados de confiança, que vão trabalhar arduamente para expandir o nome da marca é um desafio, afinal, ninguém quer ter prejuízo.
Outro fator muito importante é a definição clara do público-alvo. É necessário compreender quem são os consumidores ideais e em quais regiões residem, trabalham ou frequentam. Essas informações são essenciais na escolha da localização ideal para uma nova unidade.
Agora que você já compreende a importância de estudar todo o mercado e as possibilidades antes de expandir o negócio, separamos uma lista com os principais tópicos que devem ser vistos previamente ao início do investimento.
Escolher a forma correta de expansão de franquias é a melhor maneira de garantir que todo o processo vai ocorrer como o esperado, gerando os resultados desejados e evitando prejuízos.
Portanto, antes de iniciar esse percurso, é importante analisar todas as questões abaixo e confirmar que a marca está preparada para expandir a sua participação no mercado.
Planejar todos os passos de uma empresa é essencial, principalmente quando o assunto é expansão de franquias. É preciso elaborar um planejamento estratégico e econômico para definir como a marca pretende atuar, quais são os objetivos, público-alvo, produtos/serviços, investimentos em marketing, estratégias para atrair clientes etc.
No planejamento é que as marcas conseguem visualizar as suas expectativas e delimitar as principais necessidades do negócio.
Um dos principais pontos que precisam ser estudados na hora de trabalhar a expansão de franquias é encontrar pessoas dedicadas e comprometidas com o crescimento da empresa.
Atrair franqueados, definir a quantidade de funcionários, preparar os profissionais para se comportarem de acordo com as políticas da marca e viabilizar a contratação de trabalhadores em todos os setores são apenas alguns dos primeiros passos de uma franquia.
A equipe de expansão deve ser preparada para oferecer aos interessados em fazer parte da marca as informações corretas, desde modelos de comportamento, dados sobre os produtos/serviços, além de estar à disposição para solucionar quaisquer outras dúvidas que possam surgir durante o processo de contratação.
Atualmente, investir em presença na internet é essencial para que uma marca consiga se destacar entre a concorrência. Quando uma empresa não oferece os resultados que o público procura na web, dificilmente esse possível cliente vai se deslocar até o estabelecimento.
Oferecer um bom site, como se fosse uma vitrine para o seu público-alvo, é um diferencial capaz de alavancar os resultados das suas vendas.
É importante inserir na página as principais informações sobre todas as franquias, meios de contato, produtos/serviços e um modo eficaz de captação de interessados a serem franqueados, por meio de um formulário.
Uma das maneiras mais eficientes para conseguir essas informações é oferecendo algo em troca – um cupom de desconto para usar na loja física é uma opção que costuma funcionar bem.
Um fator muito importante para o desenvolvimento de novas estratégias, integração de informações e a possibilidade de uma comunicação instantânea é contar com diversas ferramentas e dispositivos.
A tecnologia se tornou uma grande aliada para as franquias. Graças ao desenvolvimento de diferentes recursos foi possível integrar plataformas e permitir que lojas em outros endereços contem com o mesmo sistema.
Com isso, os setores financeiros conseguem os números de maneira instantânea, assim como a gestão de estoque garante que não faltem produtos nas filiais, por exemplo.
Por último, mas também muito importante para o êxito da expansão de franquias, está a divulgação. Anunciar a abertura de novos estabelecimentos e elaborar uma campanha voltada para o público-alvo da marca é essencial para garantir o sucesso do investimento.
Os consumidores precisam ter contato com a franquia. Essas estratégias são essenciais para reforçar a lembrança da marca e garantir que os clientes recorram ao estabelecimento quando precisarem dos produtos/serviços oferecidos.
A expansão de franquias é uma ótima oportunidade para aumentar a abrangência da marca no mercado e alcançar novos consumidores.
Contudo, antes de investir nessa possibilidade, é necessário planejar todo o processo e contar com profissionais especializados para garantir as ações necessárias que vão proporcionar o sucesso esperado pela empresa.