Quem atua no sistema de franchising sabe o quanto é desafiador manter o negócio sempre na crista da onda.
E quando pensamos no mercado brasileiro atual, a história fica ainda mais complexa.
A concorrência é gigantesca e a confiança do consumidor poderia estar melhor, o que praticamente zera as possibilidades de erro tanto para o franqueador, detentor da marca, quanto para o franqueado, que adquire os direitos para gerir uma unidade.
Investir com segurança é uma premissa do setor de franquias. Quem possui a marca garante que seu modelo de negócio funciona, enquanto o empreendedor busca colocar seu dinheiro em algo que realmente dê retorno – e com rapidez, de preferência.
Realmente, tocar um novo negócio com base na reprodução de uma gestão e operação que comprovadamente dão certo é um ótimo argumento para vender os royalties de uma franquia. Mas será que isso basta?
Existem alguns fatores que podem atrapalhar o desempenho de uma unidade. Um dos principais, com toda a certeza, é a escolha do ponto.
Sim, a localização é tão importante quanto uma operação azeitada e funcionando em sua plenitude.
É então que os mapas inteligentes apontam as melhores e mais rentáveis regiões para a abertura de novos pontos de franquia.
OnMaps, a ferramenta de location intelligence da Geofusion, é certeira nesse sentido. Tanto que dezenas de franqueadores pelo País a utilizam para ter mais segurança nas decisões e, também, como forma de atrair interessados ao negócio.
Para você ter uma ideia, no ranking mais recente das 50 Maiores Redes de Franquias do País, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 24 delas são clientes aqui da Geofusion. O Boticário, Kumon Brasil, McDonald’s e Cacau Show são alguns exemplos.
E para comprovar o que estou dizendo, a seguir, você confere um depoimento do coordenador de expansão da Cacau Show, Peterson Arruda, sobre as vantagens de utilizar o OnMaps no dia a dia:
80% das lojas da Cacau Show são selecionadas por meio das indicações de franqueados. Ao receber a sugestão de um ponto comercial, a equipe do Peterson analisa o entorno com ajuda dos polos geradores de tráfego presentes no OnMaps. São grandes redes de varejo e serviços que geram fluxo de pessoas nas ruas.
Soma-se a isso fatores como presença de concorrência, densidade demográfica do município em questão e renda média para, então, chegar a uma nota.
Se o número for satisfatório, a equipe da Cacau Show dá sequência no processo de aprovação do ponto ao franqueado.
Desde 2010, quando começou a utilizar a ferramenta, a Cacau Show já inaugurou mais de 1.400 unidades pelo Brasil, nos mais diversos formatos.
Conhecer onde está seu público-alvo, a concorrência e a dinâmica das cidades é um belo argumento na hora de vender os direitos da sua marca, não é verdade?
Na hora da negociação, você terá em mãos dados convincentes sobre onde, com certeza, uma nova unidade vai vender mais.
Pontos já em operação também se beneficiam do OnMaps. Você pode fortalecer os laços de confiança com franqueados que precisam de auxílio para gerir e alavancar resultados.
Imagine que uma das unidades não vai bem e precisa atrair novos clientes. No software, você conhecerá a fundo o perfil dos consumidores do entorno e poderá sugerir ao franqueado colocar em prática campanhas de comunicação efetivas.
Bata suas metas de expansão e faça a gestão de toda a rede com eficiência. Quer saber como? Baixe nosso kit gratuito com demonstração da ferramenta, eBook e calculadora exclusiva de ROI. É só clicar no banner abaixo.