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10 dicas para identificar o potencial de região ou ponto comercial

Written by geofusion | Sep 22, 2014 6:45:31 PM

Quais os critérios que você utiliza na hora de posicionar seu negócio em uma determinada região? Algumas empresas optam pela instalação em áreas em desenvolvimento, uma vez que o investimento a ser feito é menor. Quando isso acontece, é necessário estar preparado para enfrentar o período de espera até o mercado amadurecer.

Quando a escolha é por uma região de mercado já consolidada, aumenta a probabilidade de ter que lidar com mais concorrentes, além dos custos de ocupação serem maiores. Tudo isso tem impacto direto na margem do negócio. 

Mas, como escolher o cenário mais promissor? E se a sua empresa pudesse contar com uma ferramenta que disponibilize análises comparativas para definir esta e outras questões estratégicas?

 

A melhor solução a serviço do seu negócio

Uma solução de geomarketing permite que a empresa tenha, sempre que precisar, a capacidade de análise para aproveitar melhor as oportunidades. Uma plataforma baseada em inteligência geográfica pode ajudar sua empresa nas decisões relacionadas ao planejamento estratégico, expansão, marketing, inteligência de mercado, vendas e gestão de negócios.

A seguira, conheça as principais vantagens de uma ferramenta de geomarketing

1. Revela o entorno

Permite analisar o entorno de um endereço sob o aspecto da população residente e das pessoas que lá trabalham ao mesmo tempo. Imagine ter em mãos as características sociodemográficas detalhadas da área onde pretende alugar ou adquirir um ponto comercial?

Uma ferramenta de geomarketing revelará a renda média e a faixa etária das pessoas que residem na região escolhida, além da classe social predominante. Cruzando todos esses dados, você poderá identificar o grau de concentração do seu público-alvo nesta área e concluir qual o seu potencial.

Outra informação valiosa que pode ser revelada por uma ferramenta de geomarketing é a população economicamente ativa que permanece em determinada região durante o dia. Juntamente com as pessoas que residem ali, como estudantes e aposentados, esse grupo de trabalhadores representa os potenciais consumidores do seu negócio.


Exemplo de mapa apresentando a população economicamente ativa durante o dia no bairro de Moema, em São Paulo

2. Agiliza as análises

Por concentrar informações confiáveis e oferecer ferramentas de estudos precisos, uma ferramenta de geomarketing otimiza o tempo da sua equipe. Mapas, relatórios e gráficos são gerados com agilidade e assertividade.

Bastam poucos cliques para ter na tela análises mercadológicas detalhadas para todas as regiões de seu interesse. Tudo isso sem a necessidade de trabalhos de campo, que geralmente demandam longo períodos de tempo e geram dados imprecisos.

É possível, inclusive, obter relatórios comparativos de duas áreas, visualizando de forma bem didática informações como densidade demográfica e perfil da renda:

3. Mostra os pontos comerciais existentes

Permite conhecer quais são os principais negócios já instalados numa região e compará-los com o ponto comercial desejado.

Com uma solução baseada em inteligência geográfica, você consegue visualizar estabelecimentos que atraem fluxo de pessoas ao redor do ponto de venda, como farmácias, restaurantes e shoppings.

Além disso, é possível importar a localização de concorrentes e mapear a presença deles em determinada região. Assim, fica fácil identificar e priorizar áreas que apresentam potencial para o seu negócio e baixa presença de competidores.

4. Otimiza a atuação das equipes de inteligência

Permite que as equipes foquem nas análises e elaboração de ações, ao invés de focar na coleta, tratamento e manuseio de dados.

Quando as análises de mercado são feitas da maneira convencional, as etapas de coleta e tratamento de dados são morosas e resultam em informações imprecisas, que exigem atualizações periódicas ao longo do estudo.

Ao adotar uma ferramenta de geomarketing, sua empresa ganha tempo e colabora para formar equipes de alta performance. Isso porque os profissionais estarão plenamente focados em realizar análises estratégicas que garantam que as melhores decisões sejam tomadas rapidamente.

5. Mensura o potencial de consumo do entorno

Quanto dinheiro uma família está disposta a gastar por uma determinada categoria de produto ou serviço durante um ano? Uma ferramenta baseada em inteligência geográfica te dá essa resposta.

É possível saber o potencial de consumo das famílias para gastos em diferentes categorias associadas à oferta do seu negócio. Legal, não é?

Abaixo, um exemplo de mapa que ilustra esse potencial em uma categoria hipotética, no entorno do Parque Ibirapuera. Quanto mais quente a cor da mancha, maior a propensão do gasto:

6. Concentra dados valiosos em ambiente seguro

Permite que você acesse em um único lugar as informações pertinentes para análises de mercado, evitando duplicidades e perda de informações.

Quando as análises são feitas de forma manual, o cruzamento de dados alocados em ambientes distintos pode ser um processo bastante moroso, que compromete a eficiência e o resultado final.

Além disso, esses dados podem ser facilmente perdidos, enquanto uma ferramenta de geomarketing oferece armazenamento de dados na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar com internet.

Some à lista de vantagens o fato de que os estudos realizados estarão disponíveis permanentemente para consulta e alterações necessárias.

7. Fácil de operar

Uma boa ferramenta de geomarketing apresenta interface intuitiva, ou seja, é bem simples de ser operada.

Em apenas alguns cliques, é possível extrair relatórios analíticos com as informações que você precisa para compará-los. Informações sociodemográficas e de mercado de regiões distintas podem ser facilmente equiparadas em relatórios formados por gráficos.

8. Proporciona visibilidade das análises

Permite compartilhar conhecimento entre os profissionais da empresa, por dar visibilidade às análises e conclusões obtidas.

Um mesmo estudo pode ser visualizado, replicado e editado por diversos profissionais da mesma equipe que tenham acesso à ferramenta, otimizando tempo e agilizando processos.

Além disso, depois de identificar o potencial de uma região, fica muito mais fácil apresentar os resultados obtidos para a gestão da empresa. Basta acessar a ferramenta e recuperar os estudos salvos ou mesmo gerar imagens dos relatórios e mapas.

9. Tem excelente custo-benefício

O custo de uma plataforma de geomarketing é substancialmente menor quando comparado às sucessivas pesquisas de mercado ou projetos “ad hoc” de consultorias.

Isso porque o investimento é único e o software de geomarketing pode ser acessado a qualquer tempo, possibilitando ajustes ao longo do processo.

A contratação de empresas de consultoria para projetos pontuais certamente demandará mais burocracia, o que impacta diretamente no prazo de entrega dos estudos.

10. Orienta a definição de vendas

Ao ampliar o conhecimento sobre as diversidades dos mercados de acordo com a localização, uma ferramenta de geomarketing possibilita que sua empresa estabeleça metas realistas visando aumentar a rentabilidade do negócio.

Entender onde estão as melhores oportunidades em relação ao seu público-alvo é fundamental para estabelecer metas de expansão facilmente alcançáveis.

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