Que tal aproveitar o tempo livre para conhecer alguns livros sobre inteligência de mercado e aplicabilidade de dados estratégicos?
Separamos uma lista com dicas para te ajudar a aprender as melhores formas de utilizar esses novos conhecimentos em seu trabalho:
Marketing 4.0: do tradicional ao digital
Conhecido como o pai do marketing, Philip Kotler é amplamente estudado na área, em universidades de diversos países.
O autor, que já havia publicado livros sobre as mudanças e diferenças entre as estratégias 1.0, 2.0 e 3.0, apontando os impactos de novos canais e tendências nelas, analisa desta vez o marketing 4.0.
O estudo observa a importância que a conectividade passou a ter, orientada então com base em métricas e em jornadas do consumidor.
Data Science para negócios
Escrito pelos especialistas em Ciência de Dados, Foster Provost e Tom Fawcett, este livro explica os conceitos fundamentais da área e como funciona a mineração de dados.
A obra é voltada especialmente para quem quer entender melhor sobre o assunto e obter insights para estratégias, sem necessidade de ser um especialista técnico ou estatístico.
É um dos mais vendidos da Amazon na categoria Computação, Informática e Mídias Digitais.
A estratégia do Oceano Azul
Com frequência, as empresas ficam tão focadas em vencer suas concorrentes, que deixam passar oportunidades de mercado ou simplesmente nem tentam investir nelas.
O oceano azul consiste justamente no contrário. Isto é, aproveitar mercados que até então não foram explorados, gerar valor para o cliente e obter alta lucratividade.
Os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, são integrantes do Fórum Econômico Mundial e ganhadores de diversos prêmios globais de estratégia empresarial.
O herói e o fora da lei
Você sabe como ideias da psicanálise podem ser aplicados no trabalho diário de marketing? Neste livro, as autoras Margaret Mark e Carol Pearson explicam.
Na obra, elas aplicam o conceito de arquétipo de Carl Jung para mostrar como determinados padrões de comportamento humanos podem ser identificados no público e aproveitados pela marca.
Imagens comuns em diferentes culturas, como a do sábio, do rebelde, entre outras, possuem características que são úteis para a venda de produtos ou difusão de determinada percepção que se queira ter por parte da empresa.
O dilema da inovação
Investir em novas tecnologias nem sempre é a melhor opção. Isso é o que defende Clayton Christensen, professor da Harvard Business School.
Em seu livro, o autor estuda casos de empresas que seguiram por esse caminho e procura descobrir por que algumas fracassaram e outras obtiveram sucesso.
Christensen apresenta então formas de avaliar o risco do profissional ver a própria estratégia naufragada, e quando é ou não a melhor opção ouvir os clientes em meio a cenários suscetíveis a rupturas.
Estratégia competitiva
Michael Porter, também professor de Harvard, é quem criou o conceito das forças competitivas a serem analisadas nas estratégias das empresas.
Ele possui várias obras sobre o tema. Entre elas, estão “Vantagem competitiva” e “Estratégia competitiva”, nas quais explica os aspectos nos quais as empresas devem se atentar para terem destaque no mercado.
O poder de barganha, a rivalidade entre competidores de um mercado, a diferenciação e o custo de produção são alguns dos temas abordados nas obras do autor.
O mítico homem-mês
Este é um dos livros recomendados por Jeff Bezos, CEO da Amazon, e trata a respeito da gestão de equipes de desenvolvimento de softwares.
Nele, o engenheiro Frederick P. Brooks, baseado em sua experiência como gestor na IBM, disserta sobre a força de trabalho empregada em grandes projetos, e compara com a divisão de tarefas realizada nos pequenos.
As equipes menores, de acordo com o autor, apresentam melhores resultados. Isso porque conseguem manter melhor a integridade conceitual dos projetos, havendo menos dificuldade na comunicação, como no caso de forças de trabalho maiores.
Gostou das dicas? Além delas, ainda possuímos vários materiais que ajudam a ter insights orientados em dados para resultados rápidos e precisos. Dê uma olhada neste aqui: