Geomarketing

Marketing de geolocalização: o que é e como usar nas suas estratégias?

O que é o marketing de geolocalização e como você pode utilizá-lo nas suas estratégias? Neste artigo você vai entender. Confira!


O marketing de geolocalização é uma estratégia cada vez mais utilizada no mercado digital, se estendendo também a outros meios.

Com ele, empresas de diversos segmentos podem utilizar a localização dos usuários para criar campanhas e estratégias mais efetivas e personalizadas.

Essa estratégia de marketing utiliza tecnologias de geolocalização para identificar a localização exata de um dispositivo móvel ou computador. Com isso, é possível criar campanhas de marketing mais precisas e relevantes para cada região.

Neste texto, você vai entender o que é marketing de geolocalização, como ele se relaciona com o geomarketing e descobrir as ferramentas mais populares disponíveis.

Continue lendo para ver:

Vamos lá?

O que é marketing de geolocalização?

O marketing de geolocalização é uma estratégia que utiliza a localização dos usuários para criar campanhas mais efetivas e personalizadas.

O marketing de localização é uma estratégia altamente eficaz para fins comerciais, permitindo a oferta de descontos exclusivos para consumidores de uma determinada região e o envio de alertas personalizados sobre eventos nas proximidades.

Um exemplo de marketing de geolocalização sem fins comerciais são os alertas da defesa civil sobre tempestades e outras condições perigosas no local em que o usuário se encontra.

Através do uso de tecnologias como GPS, Wi-Fi e beacons, as empresas podem segmentar seu público-alvo com base na localização e oferecer experiências personalizadas, aumentando a eficácia das campanhas e melhorando a experiência do cliente.

O marketing de geolocalização está diretamente relacionado ao geomarketing, já que ambos se concentram em entender e aproveitar a localização do cliente para tomar decisões de negócios mais informadas.

Além disso, o geomarketing pode auxiliar as empresas a identificar novas oportunidades de mercado, mapear a concorrência em uma determinada região e aprimorar a distribuição de produtos e serviços.

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Como funciona o marketing de geolocalização?

Como você viu, o marketing de localização funciona por meio de tecnologias como GPS, Wi-Fi e beacons Bluetooth para identificar a localização do consumidor. A partir disso, é possível enviar mensagens específicas, ofertas ou conteúdos que sejam relevantes para aquele local específico.

Por exemplo, diversas empresas aproveitam a localização dos clientes em eventos para enviar comunicações geolocalizadas.

Outra forma muito comum é enviar comunicações quando o cliente chega em uma região específica, como um shopping center onde sua loja está localizada.

Quais são as funcionalidades do marketing de geolocalização?

A geolocalização possui diversas funcionalidades e vem sendo usada em diferentes aplicações.

No entanto, existem 3 principais, que você verá a seguir:

Geobehavior

Geobehavior, ou comportamento geográfico, é um conceito para descrever o comportamento do consumidor em relação à sua localização geográfica. É um termo usado para descrever como a localização de uma pessoa afeta suas escolhas e comportamentos de compra.

Esse comportamento geográfico é influenciado por diversos fatores, como:

  • Demografia: idade, gênero, renda e estado civil são características demográficas que afetam o comportamento do consumidor em sua localidade. Por exemplo, jovens solteiros podem preferir centros urbanos com mais opções de vida noturna. Contudo, famílias com filhos podem preferir áreas com mais escolas e espaços verdes.
  • Cultura e estilo de vida: um consumidor com um estilo de vida específico pode preferir viver em regiões onde suas escolhas de vida sejam atendidas. Por exemplo, uma pessoa que segue uma dieta vegetariana quer estar onde existam mais opções de restaurantes vegetarianos.
  • Acessibilidade: a facilidade de acesso a diferentes tipos de serviços e comércio em uma determinada região também influencia o comportamento geográfico. Uma pessoa que vive em uma área com transporte público limitado pode preferir comprar em lojas próximas a sua casa, enquanto outra que vive perto de uma estação de metrô pode estar disposta a viajar mais para encontrar produtos específicos.
  • Concorrência: a presença de concorrentes também afeta o comportamento do consumidor, já que ele possui mais opções para comprar na região. Afinal, quando existem mais alternativas disponíveis para um determinado produto ou serviço em uma região, os consumidores tendem a ser mais exigentes e fazer escolhas em critérios como preço, qualidade e conveniência.
  • Fatores econômicos: fatores como renda média ou desemprego em uma área, afetam o comportamento do consumidor em relação a gastos e compras. Locais onde a renda é mais alta, por exemplo, costumam vender itens que custam mais caro. A lógica é a  mesma para locais com renda mais baixa.

Geoprocessamento

O geoprocessamento é um conceito que abrange o processamento de dados georreferenciados. Nele, utiliza-se diversas técnicas e softwares para a coleta, leitura, manipulação e análise das informações geográficas de uma área estudada.

Para coletar esses dados, são utilizadas geotecnologias como cartografia, sensoriamento remoto por satélites, GPS, entre outras. Já o processamento e visualização dessas imagens podem ser feitos em softwares in loco ou em nuvem.

Marketing de geolocalização: geoprocessamento

Geomarketing

O geomarketing é a aplicação do marketing de geolocalização mais utilizada nas empresas.

Essa estratégia de negócios combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica para determinar o público-alvo, descobrir onde esse público está mais presente, quais as melhores estratégias de vendas e expansão para cada região, qual o potencial de consumo para diversas categorias, entre outros.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona o geomarketing? Confira neste artigo tudo que você precisa saber.

Como utilizar o marketing de geolocalização nas suas estratégias?

Existem diversas formas de utilizar o marketing de geolocalização nas suas estratégias, independentemente do setor. Veja alguns exemplos abaixo:

Geotargeting

O geotargeting nada mais é do que a segmentação dos públicos com base nos seus dados de localização.

Com esse recurso, é possível exibir anúncios para as pessoas que visitaram sua empresa em um determinado período de tempo. Além disso, você pode combinar dados de visitação com dados demográficos para conseguir uma segmentação comportamental ainda mais refinada.

Diversas plataformas de mídia existentes usam o geotargeting e os benefícios de segmentação de mercado que ele possui, como o Google Ads e o Facebook Ads.

Check-ins

Marcar presença nas mídias sociais é cada vez mais frequente. Daí a tendência das “áreas instagramáveis“, feitas exatamente para este fim. Esse comportamento é excelente para o varejo, já que é uma divulgação gratuita e espontânea do seu estabelecimento.

Você pode incentivar esse comportamento com Wi-Fi gratuito na loja, mas pedindo um check-in em uma rede social para liberar o acesso, por exemplo. Uma alternativa é oferecer brindes ou descontos aos clientes que fizerem o check-in em sua loja, como forma de incentivar a interação e fidelização do público-alvo.

Geofencing

Com o geofencing, é possível utilizar coordenadas precisas e disparar notificações assim que seu cliente se aproxima de um local determinado, como sua loja, por exemplo.

Esta é uma maneira excelente de lembrar seu cliente de que você existe, podendo utilizar técnicas como gatilhos mentais para gerar curiosidade e estimular as compras por impulso.

No entanto, tenha muito cuidado com o geofencing, já que é fundamental garantir a privacidade dos usuários.

Geotagging

O geotagging é uma ferramenta amplamente utilizada nas mídias sociais para marcar a localização em fotos, vídeos, feeds, QR codes e outros formatos. Mas, diferente do check-in, a marcação é feita diretamente na publicação.

O mais interessante é que não é necessário esperar seu cliente fazer a marcação. Você pode aproveitar feiras ou eventos e utilizar as mídias sociais para marcar sua empresa, chamando a atenção dos possíveis clientes que estiverem no mesmo local.

Beacons

Um beacon é um dispositivo que emite sinais de rádio de baixa potência, capaz de detectar dispositivos móveis próximos e enviar notificações para eles.

Para fazer isso, os beacons usam a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) para enviar um sinal exclusivo para dispositivos como smartphones e tablets. Se estiver com o bluetooth ligado e passar por um beacon, a pessoa receberá uma notificação criada pela marca.

Trabalhar com marketing de geolocalização é uma excelente maneira de segmentar seu público-alvo, alcançar novas audiências, fidelizar os clientes, reduzir custos, entre muitas outras vantagens.

Esperamos que você tenha entendido o que é o marketing de geolocalização e como pode implementá-lo nas suas estratégias.

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