Geomarketing

Marketing por dados: o que é e qual a importância para a empresa

Sua empresa toma decisões com base em informações de mercado? Confira o que é marketing por dados, quais os benefícios e como aplicá-lo.


Em um mundo tão conectado como o que vivemos atualmente, no qual os usuários podem acessar informações sobre serviços, produtos e marcas que consomem, é imprescindível reinventar a sua empresa.

marketing por dados surge como uma alternativa interessante para isso. O conceito é novo e surgiu da necessidade das organizações em alcançar a atenção dos consumidores em um panorama acirrado.

Pensando nisso, neste post mostraremos o que é o marketing por dados, quais os benefícios para as empresas e como aplicá-lo nas estratégias de aquisição de clientes. Continue a leitura deste artigo para conferir e começar a praticar no seu dia a dia!

O que é marketing por dados?

O marketing por dados é, basicamente, uma estratégia cujo objetivo é otimizar as tomadas de decisão por meio de soluções de marketing que utilizam informações sociais e gerais dos clientes e da própria empresa.

As informações, que servem como parâmetro para a estratégia, podem ser obtidas em pesquisas de mercado, bancos de dados internos, notícias e outros meios que proporcionem uma visão abrangente do setor no qual o negócio está inserido.

Uma estratégia de marketing por dados permite utilizar os seguintes tipos de dados:

  • estruturados — relatórios, materiais organizados, informações internas, entre outros;
  • semiestruturados — dados sociais e com origem em soluções de marketing digital da organização;
  • não estruturados — dados fragmentados e sem uma lógica preestabelecida.

Darei mais detalhes sobre o assunto. Antes, sugiro que baixe o nosso material gratuito para complementar o seu aprendizado. É só clicar no banner abaixo e realizar o download.

New Call-to-action

Quais são os benefícios de utilizar essa estratégia?

O marketing por dados é um mecanismo que possibilita benefícios e soluções inestimáveis para a empresa. Abaixo, estão listados alguns.

Antecipação de padrões comportamentais e tendências de consumo

É possível, por exemplo, identificar as tendências de consumo dos clientes e se antecipar aos seus comportamentos, promovendo, assim, experiências de compra e relacionamento mais positivas.

Diferenciais competitivos

O fato de não apenas colher dados, mas conferir relevância a eles, permite a reversão do conhecimento em diferenciais competitivos e vantagens de mercado em relação aos concorrentes.

Escalabilidade comercial

Quanto mais conhecimento a respeito do cliente tiver, maiores as chances de a empresa investir em ações para aumentar o alcance do negócio.

Identificações de padrões de previsibilidade

A partir da identificação de padrões passados, é possível fazer previsões mais acertadas sobre como o mercado deverá se comportar em determinado período.

Como utilizar os dados na execução dessa estratégia?

O primeiro passo para que uma estratégia de marketing por dados funcione corretamente é escolher quais informações analisar. A categorização de dados aumentará a capacidade de encontrar insights em elementos que, a princípio, pareciam dispersos.

Depois do processo de seleção e do tratamento das informações adquiridas, é hora de utilizar Big Data para encontrar alguns padrões: métricas que mostram a quais estratégias determinado cliente corresponde melhor e como as vendas sofrem quedas ou altas em certos períodos (sazonalidade) são alguns dos exemplos.

O objetivo é obter dados relevantes e que possam ser utilizados para dar embasamento a tomadas de decisão, permitindo, dessa forma, que o negócio se antecipe a um cenário em relação ao comportamento dos consumidores ou concorrentes. Ou seja, o marketing por dados possibilita traçar planos e metas acertadas e eficientes.

Como aplicar marketing por dados na empresa?

Agora que você já conhece o conceito, é importante focarmos nas metodologias de aplicação de marketing por dados na companhia.

Utilize ferramentas adequadas

Do mesmo modo como acontece em outros nichos do marketing, a utilização de dados é mais proveitosa quando se pode contar com uma infraestrutura adequada.

Afinal, o fato de lidar com um grande volume de informações simultaneamente evidencia a necessidade de ferramentas e soluções que possam alinhar os objetivos da empresa de maneira ágil e segura.

Portanto, avalie as funcionalidades e os recursos de cada ferramenta, de acordo com o tipo de produto ou serviço que a empresa oferece, além do fluxo de dados gerado no âmbito virtual. Isso poderá influenciar de forma direta na hora de escolher a ferramenta ideal para sua estratégia.

Fique atento aos insights

Não basta reter informações e analisá-las, é preciso também ficar atento às oportunidades geradas durante o processo.

O marketing por dados é uma fonte inesgotável não apenas de informações, mas também de novas oportunidades de mercado que não podem ser ignoradas.

Defina as prioridades dos dados que serão analisados

O objetivo não é coletar uma vasta quantidade de dados sem que exista um parâmetro, muito pelo contrário: a ideia é encontrar soluções estratégicas para melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.

Para isso, é fundamental que a equipe saiba definir as prioridades e fazer um aproveitamento eficiente dos dados adquiridos.

Afinal, quando há controle sobre as informações, é possível organizar a gestão dos processos e identificar melhores oportunidades de negócio.

Dessa forma, você não deve limitar sua análise de dados a apenas uma categoria de informação, mas ir além e observar outros nichos, a fim de proporcionar tomadas de decisão mais eficientes.

Conte com profissionais qualificados e experientes

Para finalizarmos, vale mencionar a importância de ter profissionais altamente qualificados em sua equipe.

Como dissemos, é preciso fazer uso adequado das informações e, então, transformá-las em dados significantes para o marketing da empresa, correto? Dito isso, é indispensável poder contar com uma equipe bastante capacitada.

O time de colaboradores do departamento de marketing precisa se manter em sintonia com os objetivos da empresa e, é claro, com todos os membros da equipe. A função desse grupo é traduzir a comunicação da mensagem que a organização tem para o consumidor e vice-versa.

Para concluirmos, tenha sempre em mente: não abra mão de investir na retenção dos melhores talentos, pois eles ajudarão não somente em estratégias de marketing por dados, mas também em campanhas de atração e fidelização de consumidores focadas nas mais variadas segmentações do mercado.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e faça o download do nosso material gratuitamente.

New Call-to-action

 

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.