Redes de fast food, vestuário, cosméticos e idiomas estão entre as melhores franquias do Brasil, segundo o Top 25 do Franchising Brasileiro, ranking anual divulgado pelo Grupo Bittencourt.
O que elas têm em comum? Todas enfrentam os desafios do setor com novas tecnologias. E grande parte delas não abre mão de um recurso no planejamento estratégico: a análise de dados.
Para obter dados da população e particularidades de cada região, 17 dessas redes de franquia contam com uma ferramenta de inteligência geográfica de mercado, o OnMaps.
É por meio do nosso software de geomarketing que redes como McDonald’s e Cacau Show entendem a fundo a região onde pretendem abrir novas unidades. No OnMaps, é possível mapear a presença da concorrência e traçar um perfil da população, a partir de informações como renda média e potencial de consumo.
Conheça quatro das melhores redes de franquia do Brasil, que pautam as boas práticas do setor e utilizam o OnMaps em suas estratégias.
Ri Happy
Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
No início do ano, começamos um projeto de consultoria com a maior rede varejista de brinquedos do Brasil. A partir dos estudos construídos com o nosso time de advisors, a Ri Happy passou a utilizar o OnMaps para localizar os melhores pontos em regiões com presença do público-alvo. Para traçar o perfil do cliente ideal, a rede consultou informações como renda média e potencial de consumo em determinadas categorias.
Cacau Show
Foto: Daniel Hendler
Desde 2011, a 3ª maior franquia do Brasil toma decisões baseadas nas informações de mercado contidas no OnMaps. Antes de abrir qualquer loja de rua, de shopping ou quiosque, a Cacau Show avalia dados sobre a região e a população do entorno. Essas análises possibilitaram a abertura de mais de mil lojas nesse período: há sete anos eram 1.120 lojas; hoje, são 2.246. Além disso, a rede já conseguiu mapear 2.100 oportunidades de negócios.
Multicoisas
Quando o assunto é o segmento de utilidades, a Multicoisas é referência no varejo brasileiro. Desde 2010, o processo de expansão é apoiado pela inteligência geográfica de mercado. No OnMaps, a rede consegue trabalhar tanto a gestão das unidades já abertas quanto a descoberta de novos pontos, cruzando informações do negócio com dados sociodemográficos.
McDonald’s
Foto: Mike Mozart
Não é segredo para ninguém que o McDonald’s lidera o segmento de restaurantes fast food. Mas poucos conhecem a inteligência por trás de tantas unidades de sucesso abertas – hoje, a rede soma mais de duas mil lojas espalhadas pelo mundo. Desde o início da nossa parceria, há 17 anos, o McDonald’s utiliza o OnMaps principalmente para identificar os melhores pontos para expandir. Mas o nosso software também é usado pela rede para apoiar estratégias de precificação e para evitar a canibalização entre as unidades.
Viu como a inteligência geográfica de mercado está por trás das decisões das melhores redes de franquia do Brasil? Descubra como a estratégia utilizada por elas pode ser adaptada para a sua rede. É só clicar no banner abaixo para conhecer todos os benefícios do OnMaps para varejo e franquias.