Os leitores da revista Época se depararam na edição desta semana com uma informação intrigante: São Caetano do Sul (SP), Aracaju (SE) e Santana do Parnaíba (SP) são as três cidades brasileiras com maior Potencial de Consumo Médio para Educação por domicílio.
A notícia teve como fonte dados da Geofusion, que indica o volume em dinheiro disponível nos domicílios brasileiros para o consumo de diversas categorias de produto.
Confira o ranking completo de municípios por Potencial de Consumo para Educação por domicílio:
Informações que indicam o perfil e o poder de compra da população fundamentam a análise de mercado, o planejamento de vendas e a expansão.
É assim que uma indústria automotiva consegue, por exemplo, justificar a abertura de novas concessionárias em uma cidade com alto potencial de consumo para aquisição de veículos, ou então verificar que o montante inviabiliza o projeto.
É claro que olhar puramente para os dados de mercado não será suficiente. Você precisará reuni-los em um amplo estudo e, quanto mais técnicas buscar para apoiá-lo, melhor.
Separamos alguns cases de grandes empresas que usaram técnicas de geomarketing para encontrar potencial de mercado e alavancar os resultados. Talvez seja um bom benchmark. Boa leitura!
Yamaha: Saiba como a montadora reestruturou a rede, fechou unidades e ainda conseguiu vender mais.
Sony: A empresa estuda o mercado para identificar onde há potencial e cobrar resultados da força de vendas.
Depyl Action: As vendas em unidades novas dobraram após revisão da estratégia de expansão.