Já ouviu falar em omni-channel? E em geomarketing? Pois saiba que a vanguarda do varejo conhece a fundo essas tendências do mercado – e que ambas estão fortemente relacionadas.
Quando o assunto é estratégia de vendas, o varejo caminha hoje em direção ao que é denominado “omni-channel”. Ou seja, em vez de atuar exclusivamente na internet ou em lojas físicas, o ideal é manter múltiplos canais.
É por isso que empresas tradicionais do e-commerce como Amazon e Ebay – e até mesmo as brasileiras Dafiti e Oppa – investiram em pontos de venda. Se nos anos 90 acreditou-se que o futuro do varejo seria exclusivamente on-line, hoje os especialistas são cada vez mais unânimes em indicar a abertura de lojas físicas.
Lojas físicas são verdadeiras vitrines do negócio, pois ampliam a exposição da marca – e saber posicioná-las é uma jogada de marketing e tanto. Não à toa Amazon e Ebay elegeram pontos badalados de Nova York para suas unidades e a Dafiti está na rua Oscar Freire, o principal endereço da moda no Brasil.
É aí que entra o Geomarketing, que faz a relação das estratégias com o território e apoia as empresas na hora de posicionar unidades e geri-las.
Só uma loja bem estruturada é capaz de oferecer ao consumidor uma imersão na marca. Nem a mais avançada das tecnologias pode simular a sensação de um cliente quando prova um sapato ou testa um televisor de ponta.
Além de nortear a busca pelos melhores pontos comerciais, que serão a vitrine da sua marca, o geomarketing pode ajudar sua estratégia off-line das seguintes formas:
Internautas também vivem fora da internet. Por isso, é importante identificar onde está seu público-alvo, para criar ações de marketing e promovê-las nos lugares certos.
Ao mapear seus clientes, você consegue uma ampla visão do mercado e identifica onde estão áreas com potencial, onde a concorrência é mais forte e onde sua rede poderia atuar, mas ainda não está presente.
Os controles de estoque e produção serão mais eficazes se você delimitar no mapa o seu raio de distribuição. Use ferramentas de geomarketing para saber até onde pode ir a sua atuação – e se é necessário expandir a estrutura para ganhar mercado.
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