Geomarketing

Trunfos do varejo para captar o potencial de mercado

Quando o assunto é estratégia de vendas, o varejo caminha hoje em direção ao que é denominado “omni-channel”. Saiba mais no artigo.


Já ouviu falar em omni-channel? E em geomarketing? Pois saiba que a vanguarda do varejo conhece a fundo essas tendências do mercado – e que ambas estão fortemente relacionadas.

Quando o assunto é estratégia de vendas, o varejo caminha hoje em direção ao que é denominado “omni-channel”. Ou seja, em vez de atuar exclusivamente na internet ou em lojas físicas, o ideal é manter múltiplos canais.

É por isso que empresas tradicionais do e-commerce como Amazon e Ebay – e até mesmo as brasileiras Dafiti e Oppa – investiram em pontos de venda. Se nos anos 90 acreditou-se que o futuro do varejo seria exclusivamente on-line, hoje os especialistas são cada vez mais unânimes em indicar a abertura de lojas físicas.

Lojas físicas são verdadeiras vitrines do negócio, pois ampliam a exposição da marca – e saber posicioná-las é uma jogada de marketing e tanto. Não à toa Amazon e Ebay elegeram pontos badalados de Nova York para suas unidades e a Dafiti está na rua Oscar Freire, o principal endereço da moda no Brasil.

É aí que entra o Geomarketing, que faz a relação das estratégias com o território e apoia as empresas na hora de posicionar unidades e geri-las. 

Só uma loja bem estruturada é capaz de oferecer ao consumidor uma imersão na marca. Nem a mais avançada das tecnologias pode simular a sensação de um cliente quando prova um sapato ou testa um televisor de ponta.

Além de nortear a busca pelos melhores pontos comerciais, que serão a vitrine da sua marca, o geomarketing pode ajudar sua estratégia off-line das seguintes formas:

1 – Identificar o público-alvo

Internautas também vivem fora da internet. Por isso, é importante identificar onde está seu público-alvo, para criar ações de marketing e promovê-las nos lugares certos.

2- Conhecer o mercado  

Ao mapear seus clientes, você consegue uma ampla visão do mercado e identifica onde estão áreas com potencial, onde a concorrência é mais forte e onde sua rede poderia atuar, mas ainda não está presente.

3- Controle de estoque e distribuição

Os controles de estoque e produção serão mais eficazes se você delimitar no mapa o seu raio de distribuição. Use ferramentas de geomarketing para saber até onde pode ir a sua atuação – e se é necessário expandir a estrutura para ganhar mercado.

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.