Serviços

Vantagem competitiva: como entender a concorrência e sair na frente

Em meio a um mercado cada vez mais acirrado, obter vantagem competitiva é fundamental. Conheça processos e ferramentas que apoiam o negócio.


Opções. Essa palavra é muito importante para o consumidor e deve ser uma das bases para uma marca abrir vantagem competitiva sobre outra. O ato de escolher um produto para compra, mesmo aquele alimento básico do dia a dia, é embasado em várias questões como “preciso dele agora?”, “posso pagar por ele?”, “qual será o impacto dele na minha vida?” e “a qualidade do produto de outra marca é melhor?”. Essa avaliação é feita rapidamente, e o produto escolhido será sempre aquele que apresenta mais benefícios frente às questões aplicadas.

É importante entender seu consumidor e identificar oportunidades. Ele pode mudar de ideia e variar suas opções dependendo do momento – o dinheiro pode estar mais curto, as vantagens de uma marca X podem quebrar a barreira daquela preferência pela marca Y… Enfim, nenhum produto está sozinho no mercado e a escolha é feita sob a perspectiva de diversos aspectos. Para as empresas, entender essa dinâmica de consumo e como posicionar o próprio produto em meio à concorrência acirrada é um trabalho de inteligência competitiva.

As análises geralmente ficam sob a responsabilidade da inteligência de mercado. Para chegar em resultados mensuráveis, os profissionais dessa área combinam o levantamento de informações relevantes para o negócio e estudos específicos, de acordo com as necessidades de cada setor da economia.

Por meio do recolhimento de informações das análisse, a IM busca nortear o planejamento estratégico das empresas, resolver problemas pontuais que possam surgir no dia a dia, além de realizar investigações e avaliação de processos.

Darei mais detalhes sobre o assunto. Antes, sugiro que baixe o nosso material gratuito para complementar o seu aprendizado. É só clicar no banner abaixo e realizar o download.

New Call-to-action

Prevendo os passos para obter vantagem competitiva

Se trabalhados de maneira inteligente, dados de mercado e de hábitos dos consumidores podem levantar questionamentos essenciais para a visualização de cenários futuros. Com eles, é possível antecipar sucessos e insucessos no meio do caminho.

Mas como projetar assertivamente um panorama? Prever os fatos como realmente acontecerão é impossível, no entanto, estudar padrões e compreender a possibilidade de repetição pode dar ótimas pistas.

Recolher dados é o passo número um. Todas as informações referentes a empresa são bem-vindas, como relatórios, indicadores econômicos, balanços e pesquisas referentes ao público-alvo, produtos e serviços.

Em seguida, é necessário escolher um sistema que seja aderente às principais necessidades do negócio, para mapear processos utilizados pela companhia. Ferramentas para gestão e monitoramento de centros de distribuição, produtos disponíveis, controle de estoque e outras necessidades são fundamentais para manter o comando de toda a operação.

E conservar tudo sempre atualizado também é de extrema importância para o monitoramento ideal dos cenários. Uma ferramenta sem dados não funciona. É necessário ter sempre alguém cuidando para que informações estratégicas sejam imputadas nos sistemas periodicamente para que as análises necessárias para o planejamento estratégico não sejam prejudicadas.

Inteligência competitiva: o pensamento por trás da execução

inteligencia-competitiva

Por mais avançada que se apresente, nenhuma plataforma de inteligência faz o trabalho sozinha. As necessidades específicas precisam ser levantadas e elencadas para que as tecnologias sejam realmente bem aproveitadas. O pensamento metodológico deve ser levado para a ferramenta, e não o contrário. Por conta disso, é preciso entender e fazer a escolha por um sistema baseado nos processos de análise aderentes às necessidade da empresa.

Entre as diversas metodologias de análise de mercado está o geomarketing, que consiste em avaliar territórios espacialmente, como uma forma de gerir e gerar negócios. Um bom exemplo é a possibilidade de identificar regiões de acordo com critérios sociodemográficos e com o perfil de consumidores. Isso oferece ideias de planejamento sobre como lidar com cada público.

O recolhimento de dados de locais distintos também é importante para definição de precificação, sortimento de produtos/serviços e a maneira como a comunicação deve ser feita para atingir determinado público. Também é peça-chave para a expansão no varejo, pois amadurece critérios para identificar oportunidades de abertura de novas unidades.

Já para indústrias, principalmente aquelas que contam com centros de distribuição e fornecedores por todo o País, a utilização de ferramentas de geomarketing pode ser muito benéfica para gestão, inteligência de vendas e ações otimizadas para o trade marketing.

Listamos algumas vantagens da utilização de ferramentas de geomarketing para o planejamento estratégico:

  • Visualização objetiva de dados, por meio de mapas;
  • Apresentação de forma mais amigável e visual; 
  • Processamento de uma maior quantidade de dados e de combinação de informações;
  • Coleta de insumos para construção de ricos relatórios.

Análise de vantagem competitiva: como evitar erros em seus estudos

Não há um padrão a ser seguido quando o assunto é análise competitiva. Cada setor pode adaptar seus estudos de acordo com o seu escopo. No entanto, existe a possibilidade de equívocos. No vídeo a seguir, você pode ver alguns motivos que podem levar a falhas em uma análise de inteligência competitiva:  

Resumindo: o olhar abrangente demais, o excesso ou a falta de estruturação de dados são alguns comportamentos que podem levar a um estudo equivocado. O que isso significa? Para realizar uma análise de mercado não é necessário ter todos os dados sobre todas as empresas competidoras. Porém, é essencial estruturar bem essas informações coletadas, por meio de processos dinâmicos, tendo em vista um recorte com apenas a parcela de competidores que seja realmente impactante no negócio. 

Incorporando a inteligência competitiva aos processos

Mapeamentos inteligentes oferecem a correlação entre dados coletados no mercado, base de dados interna e a visualização espacial. É assim que o geomarketing pode auxiliar na sinalização de passos da jornada do cliente, indicando onde estão os consumidores do produto, qual o potencial de consumo por regiões e como é a distribuição do público em determinados mercados.

A ideia é que a plataforma somente seja utilizada quando se sabe exatamente o que procura. O mapa não pode induzir suas questões, mas respondê-las. Por isso, é necessário desenvolver uma metodologia de pensamento dentro da companhia e capacitar os funcionários a compreenderem como as ferramentas podem ser utilizadas para trazer bons resultados ao negócio.

Dica: o storytelling é um recurso recomendado ao se trabalhar com mapas, porque nem todo mundo entende uma representação da mesma forma. É importante analisar e explicar, por meio de textos e enunciados, o que pode ser aferido daquelas informações exibidas nos mapas.   

Você começou a trabalhar com mapas. Mas e agora?

mapas-inteligentes

Após a implementação de uma ferramenta de geomarketing para as análises, surge o momento de estabelecer metas e avaliar o processo em si. Os estudos de inteligência de mercado devem coletar dados e fornecer relatórios, em prazos determinados pela empresa. A avaliação desses resultados é necessária para entender se a metodologia de estudo foi efetiva ou se deve passar por alguma alteração, para que seja aprimorada.

Ao definir uma nova metodologia de trabalho, é interessante iniciar o processo com alguma técnica fixa, para que todos os analistas consigam relatórios comparáveis. Uma possível solução é a criação de um passo a passo ou um checklist. Assim, todos os envolvidos na ferramenta podem atuar com os mesmos parâmetros. E para estabelecê-los é preciso conhecer as necessidades da companhia.

Uma boa forma de fazer isso é entrevistando as pessoas comprometidas em cada processo e checar as necessidades dos setores, buscando entrelaçar as demandas levantadas e trazer soluções integradas.

Quanto mais recursos tiver e mais rica for a sua biblioteca de análises, melhores serão os resultados do seu negócio.

Quer saber mais sobre como o geomarketing vai levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.