Como fazer uma análise de mercado certeira e identificar seu público-alvo

Geomarketing-varejo

 

 

 

 

Quem trabalha com o varejo sabe como é importante se posicionar próximo ao público-alvo. Seja na identificação de oportunidades ou na execução de ações de comunicação e marketing, é necessário saber onde quem compra está, não é mesmo? 

Mas como realizar uma análise de mercado para encontrar um público que tem características muito específicas? E se, além de renda e idade, você precisar que os consumidores tenham certo estilo de vida, gostos ou até mesmo um tipo de cabelo? Será que é possível encontrá-los no mapa?

A resposta é sim. Com técnicas e ferramentas de geomarketing, você consegue achar a resposta para muitas questões sobre seu negócio, inclusive quando se trata da localização de qualquer tipo de público. New Call-to-actionPor exemplo: certa vez, uma empresa pôde mapear com precisão onde se concentrava a população com cabelos cacheados e crespos de todo o país – para quem seus produtos e serviços de beleza eram direcionados.

Mas como fazer esse estudo de mercado? 

O ponto principal é que você precisa conseguir visualizar no mapa cada uma das informações que compõem o perfil de seu consumidor. 

Ou seja, já que não existe um dado único que represente especificamente o perfil pesquisado, isolamos cada uma das características que fazem com que esse target seja único. Depois, observamos a concentração de cada uma delas e as combinamos para dizer onde está nosso cliente ideal.

Esses são os passos que devem ser seguidos:

Determine o que torna seu consumidor único

Pense em tudo o que diferencia seu público-alvo do restante da população, como:

  • renda 

  • classe social 

  • idade

  • gênero

  • escolaridade

  • estilo de vida

  • profissão 

No caso da empresa do nosso exemplo, etnia também era uma característica importante – o foco eram mulheres pardas e negras. 

Encontre os dados necessários para a análise

É possível encontrar todas essas informações em bancos de dados detalhados e confiáveis. 

O IBGE possui um grande volume de dados atualizados periodicamente sobre a população, que indicam as características sociodemográficas da população brasileira, como faixa de renda, sexo, nível de instrução e etnia. 

Outras instituições, como a Serasa Experian, podem oferecer dados processados sobre o comportamento e estilo de vida dos consumidores.

Uma boa plataforma de Inteligência Geográfica reúne todos esses dados e permite que você visualize sua concentração em toda a extensão do território brasileiro. E é alto o nível de detalhamento das informações: é possível saber o perfil da população de cada quarteirão. 

Compare e combine os dados

Tudo o que você tem que fazer agora é observar a distribuição territorial de cada uma das informações que formam o perfil do consumidor. Combine as visualizações dos dados e veja onde há concentrações significativas dos fatores mais importantes. É nesses lugares que você tem mais chances de encontrar seu público.

Depois de tudo isso, você poderá tomar decisões mais certeiras em suas estratégias de posicionamento e comunicação com o cliente – e sempre usando o geomarketing para trazer ainda mais inteligência para o negócio

No post Por que usar uma plataforma de Geomarketing: 4 cases de grandes empresas respondem a essa questão você encontra mais exemplos de como aplicar a Inteligência Geográfica no seu dia a dia. New Call-to-action

Por Valéria Duarte / Diretora de Customer Success

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