Muitas redes de varejo, sejam elas grandes ou pequenas, provavelmente já se depararam com um número de clientes fora da expectativa nas lojas.
Os motivos podem ser bem variados: o surgimento de um novo concorrente, queda na qualidade de serviço e atendimento ou falta de posicionamento estratégico.
Mas como diz o ditado, “mares calmos não formam bons marinheiros”.
Nessas horas, não adianta se desesperar e sair baixando preços, como se não houvesse margem de lucro. Uma ótima opção é apostar em um bom plano de marketing para atrair mais clientes para as lojas.
É hora de analisar todo o negócio, descobrir o que pode ser melhorado e quais ações devem ser tomadas para dar aquele “up” na saúde do estabelecimento. E quando digo sobre analisar, não estou falando apenas do interior da loja, mas também dos arredores.
Pesquisar onde está o seu público-alvo, medir a distância entre eles e o seu ponto, observar o posicionamento do concorrente… enfim, toda essa pesquisa irá embasar as suas ações de marketing.
E para colocar tudo em prática, você pode contar com o software de geomarketing OnMaps. Com ele, suas estratégias de marketing vão se tornar muito mais assertivas e atingirão o público ideal.
Mas que ações tomar? E como o OnMaps pode ser útil? É exatamente sobre isso que iremos falar agora, nestas quatro dicas.
Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre expansão, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.
Antes de dar início às suas estratégias, descubra onde estão os seus clientes e use isso a seu favor. Ao entender qual é a localização do seu público-alvo, fica muito mais fácil direcionar as campanhas.
No OnMaps, você pode subir a sua base de clientes – uma simples planilha em Excel contendo os endereços – para poder identificar, em mapas, as regiões em que eles estão presentes.
Talvez você não consiga o endereço de todo mundo, mas basta uma amostra para mapear quanto seus clientes estão dispostos a se deslocar para ir até suas lojas – o que é um ótimo indicativo da área de cobertura para as ações de marketing.
E o mais legal: no OnMaps, é possível visualizar também onde estão as pessoas com perfil semelhante ao dos seus clientes, mas que ainda não foram consomem o que a sua empresa oferece.
Você pode utilizar dados sociodemográficos, como renda, escolaridade, gênero e idade, para encontrar a predominância do perfil do seu consumidor.
Mas existe um recurso ainda mais poderoso. Seu nome? Mosaic. É um módulo disponibilizado em parceria com a Serasa Experian, que clusteriza a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos diferentes.
São utilizados critérios bem específicos, como hábitos de consumo e estilo de vida. Olha só os nomes de alguns grupos: elites brasileiras, experientes urbanos de vida confortável e Jovens de periferia. Interessante, não é?
Esses grupos foram criados por estatísticos, antropólogos e profissionais de marketing, e trazem um panorama de milhões de brasileiros, quando se fala em consumo.
Criei exemplos de segmentação a nível nacional, estadual, por bairro e por quarteirão, onde cada cor representa a predominância de um grupo diferente:
Com essas informações no mapa, a prospecção de novos clientes se torna muito mais assertiva e embasada.
É hora de “atacar” o que chamamos de área branca, ou seja, uma região com presença do público que possui potencial para consumir um determinado produto ou serviço, mas que por algum motivo ainda não foi impactado.
No varejo, você deve pensar em como atrair novos clientes que estejam próximos e que tenham um perfil parecido com o das pessoas que você já atende.
Isso tudo dentro da sua área de influência. Não sabe o que é isso? Tudo bem, eu explico, a seguir.
Sua empresa agrega valor o suficiente para fazer o consumidor desistir de se deslocar até o seu concorrente e vir até você?
A área de influência é a região no entorno de uma loja que abrange cerca de 60% dos seus clientes. É nessa delimitação de espaço que as pessoas estão mais dispostas a percorrer até o seu ponto.
Mas ela é relativa. Depende muito da região, tipo de produto/serviço oferecido e valor agregado à marca. Duas lojas idênticas, de uma mesma rede, podem ter áreas de influência totalmente diferentes.
Com parte dos seus clientes mapeados no OnMaps, faça um recorte na região que abranja os 60% da presença dos clientes: esse espaço é a área de influência primária da sua loja.
Direcionando as suas estratégias para este perímetro (gerado a partir de análises e não de feeling) os resultados serão muito mais assertivos.
No exemplo abaixo, o círculo verde representa uma loja, os quadrados azuis são os clientes e as demarcações são as áreas de influência primária e secundária (abrange em torno de 20% a 30% dos clientes):
Anúncios em jornais locais, distribuição de flyers, divulgação através de carro de som e inserção em mídias out of home… São muitas as opções de divulgação que você pode impulsionar nesses territórios.
Polos geradores de tráfego são pontos urbanos que conduzem o fluxo de pessoas em uma determinada área.
Eles são os responsáveis por atrair muitas pessoas para um local específico, por inúmeros motivos: compras, locomoção, entretenimento etc. Escolas, metrôs e shopping centers são claros exemplos.
O OnMaps faz o mapeamento e atualização de muitos polos, em todo o Brasil. Alguns, inclusive, são atualizados mensalmente, o que garante uma análise bem precisa dos territórios.
Com essa função da ferramenta, é possível visualizar, por exemplo, todos os estabelecimentos que sejam localizáveis via mapa na avenida Paulista:
No OnMaps, você encontra polos de muitos segmentos: farmácias, restaurantes fast food, cosméticos, metrôs, shoppings, além de todas as lojas mapeadas de uma única rede.
Visualizando onde estão os polos, você identifica onde há um maior número de pessoas circulando e pode direcionar as suas estratégias de marketing para atrair clientes para o seu ponto comercial.
Dependendo do polo, é possível até detectar o perfil das pessoas que compõem esse fluxo, como é o caso do tráfego gerado por uma estação de metrô, que possivelmente é formado, em sua maioria, por trabalhadores.
Outro benefício muito interessante que você tem ao visualizar os polos é encontrar estabelecimentos que possam se tornar parceiros de divulgação. Vocês podem criar ações de marketing conjuntas.
Descontos, convênios ou divulgação de panfletos são algumas das possibilidades. Isso pode aumentar o alcance do seu produto ou serviço, além de oferecer condições que te colocarão em vantagem perante a concorrência. E falando nela…
Como vencer a concorrência? Esse talvez seja o maior de todos os dilemas de qualquer empresa.
Saber como encarar e combater as estratégias de seus concorrentes, além de entender onde e por que fazem as escolhas de locais para a operação, lhe daria uma infinidade de vantagens, certo? Com o OnMaps isso é possível.
Ao mapear os polos, você consegue monitorar a concorrência. Confira o exemplo, em que o círculo azul é a sua loja e os vermelhos são os concorrentes existentes na região:
Isso te dá a possibilidade de analisar áreas com potencial de mercado, mas que ainda não foram abordadas pela concorrência.
Ou ainda pode indicar pistas de onde também estar, já que a concorrência é massiva em determinado local, e lá possivelmente seja uma área rentável.
Com essas práticas, as suas lojas atrairão mais clientes e estarão muito mais preparadas. Isso certamente lhe colocará à frente dos concorrentes.
Seguindo todos esses passos, o seu plano de marketing será embasado, assertivo, e os estabelecimentos terão novos clientes em pouco tempo!
Aproveite para complementar seu conhecimento. Baixe o material abaixo e entenda como aprimorar seu planejamento de expansão.