Indústria

4 fontes de informação para apoiar seu planejamento de vendas

Não há como elaborar um planejamento de vendas sem informações confiáveis e atualizadas. Veja 5 fontes de informações para seu planejamento.


Não há como elaborar um planejamento de vendas eficiente sem informações confiáveis e atualizadas. A teoria é simples, mas, diante da imensa quantidade de informações disponíveis no mercado, o que selecionar para a sua análise de mercado? Para ter êxito nessa tarefa, você precisa familiarizar-se com conceitos específicos e fontes de pesquisa. Eis aqui algumas delas.

IBGE

Por ser a instituição encarregada de realizar o Censo Demográfico a cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é a principal autoridade do país no que se refere a informações sobre a população. Com os dados do órgão oficial é possível conhecer idade ou renda dos moradores de um município, por exemplo, e assim entender onde está seu público-alvo ou mesmo apoiar o cálculo de potencial de mercado. Há ainda plataformas de geomarketing que processam os dados do IBGE e conseguem descrever esses dados para cada quarteirão do país. É uma ferramenta poderosa para quem precisa de informações seguras no apoio a tomada de decisões.

Ministério do Trabalho

Além do Ministério do Planejamento, que abriga o IBGE, também a pasta do Trabalho produz estatísticas relevantes sobre o país que podem ser úteis para sua análise de mercado. O principal estudo do MTE é a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que anualmente elabora um panorama sobre o mercado de trabalho do país, atualizando dados como volume de empresas e empregados por setor de atividade, porte da empresa e remuneração média do trabalhador. É um bom caminho para você entender a economia de uma cidade.

Geofusion

É uma das fontes privadas mais completas sobre pessoas jurídicas no Brasil. A Geofusion possui uma base atualizada diariamente, com mais de 18 milhões de empresas cadastradas de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE, que informa o ramo de atividade. Há diversas informações disponíveis, como porte, faturamento presumido e risco de inadimplência. Esses dados podem facilitar tarefas como a prospecção e a estimativa do potencial de mercado.

Fontes acadêmicas

Inovações alcançadas ao redor do mundo são rapidamente patenteadas e têm seu uso restrito, mas a produção de conhecimento em universidades de diversos países está disponível ao público. Sites como o norte-americano Jstor e o brasileiro Scielo oferecem uma consistente base de dados atualizada frequentemente com estudos e descobertas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, e que podem servir de apoio a um planejamento de vendas sintonizado com o que pregam os precursores de nosso tempo.

Quer saber mais sobre como levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente. 

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.