Quem trabalha com o varejo sabe como é importante se posicionar próximo ao público-alvo. Seja na identificação de oportunidades ou na execução de ações de comunicação e marketing, é necessário saber onde quem compra está, não é mesmo?
Mas como realizar uma análise de mercado para encontrar um público que tem características muito específicas? E se, além de renda e idade, você precisar que os consumidores tenham certo estilo de vida, gostos ou até mesmo um tipo de cabelo? Será que é possível encontrá-los no mapa?
A resposta é sim. Com técnicas e ferramentas de geomarketing, você consegue achar a resposta para muitas questões sobre seu negócio, inclusive quando se trata da localização de qualquer tipo de público. Por exemplo: certa vez, uma empresa pôde mapear com precisão onde se concentrava a população com cabelos cacheados e crespos de todo o país – para quem seus produtos e serviços de beleza eram direcionados.
Mas como fazer esse estudo de mercado?
O ponto principal é que você precisa conseguir visualizar no mapa cada uma das informações que compõem o perfil de seu consumidor.
Ou seja, já que não existe um dado único que represente especificamente o perfil pesquisado, isolamos cada uma das características que fazem com que esse target seja único. Depois, observamos a concentração de cada uma delas e as combinamos para dizer onde está nosso cliente ideal.
Esses são os passos que devem ser seguidos:
Determine o que torna seu consumidor único
Pense em tudo o que diferencia seu público-alvo do restante da população, como:
- renda
- classe social
- idade
- gênero
- escolaridade
- estilo de vida
- profissão
No caso da empresa do nosso exemplo, etnia também era uma característica importante – o foco eram mulheres pardas e negras.
Encontre os dados necessários para a análise
É possível encontrar todas essas informações em bancos de dados detalhados e confiáveis.
O IBGE possui um grande volume de dados atualizados periodicamente sobre a população, que indicam as características sociodemográficas da população brasileira, como faixa de renda, sexo, nível de instrução e etnia.
Outras instituições, como a Serasa Experian, podem oferecer dados processados sobre o comportamento e estilo de vida dos consumidores.
Uma boa plataforma de Inteligência Geográfica reúne todos esses dados e permite que você visualize sua concentração em toda a extensão do território brasileiro. E é alto o nível de detalhamento das informações: é possível saber o perfil da população de cada quarteirão.
Compare e combine os dados
Tudo o que você tem que fazer agora é observar a distribuição territorial de cada uma das informações que formam o perfil do consumidor. Combine as visualizações dos dados e veja onde há concentrações significativas dos fatores mais importantes. É nesses lugares que você tem mais chances de encontrar seu público.
Depois de tudo isso, você poderá tomar decisões mais certeiras em suas estratégias de posicionamento e comunicação com o cliente – e sempre usando o geomarketing para trazer ainda mais inteligência para o negócio.
No post Por que usar uma plataforma de Geomarketing: 4 cases de grandes empresas respondem a essa questão você encontra mais exemplos de como aplicar a Inteligência Geográfica no seu dia a dia.