Vender é um objetivo óbvio de toda empresa que visa lucros. Porém, para que isso seja possível, é necessário preparar o terreno, ou seja, a organização precisa de um bom posicionamento para convencer o cliente a escolhê-la.
O plano é uma ferramenta essencial para orientar o time de vendas, a fim de conquistar os melhores resultados possíveis em relação à conversão e à fidelização dos clientes. É um documento que tem o objetivo de estruturar os processos comerciais — da definição de metas à forma como a equipe deve proceder no pós-venda.
Geralmente, essa ferramenta é construída pelos gestores, mas isso não impede de o time de vendas participar — afinal, eles são os maiores responsáveis pela geração de novos negócios.
O plano pode ser usado para períodos mais curtos ou longos e pode ser reformulado de acordo com a necessidade da empresa.
Neste artigo, vamos mostrar como 5 dicas sobre como elaborar um plano de vendas para o varejo. Destacaremos, também, sua importância para o crescimento no setor. Em seguida, vamos explicar como determinar estratégias e abordar ideias de como planejar e gerenciar as vendas.
Antes, sugiro que confira o nosso material para que você complemente tudo o que já sabe sobre estratégias para o varejo. Basta clicar no banner e fazer o download.
Qual a importância do plano de vendas no varejo?
Criar um documento como esse é essencial não só para organizar os processos da empresa, mas também por conta dos impactos causados junto aos consumidores. A sua importância reside em questões como:
- atuação unificada: gera mais credibilidade e uma imagem positiva para a empresa;
- contribui para a análise da equipe: fica mais fácil identificar se o time se adapta ou não à estratégia adotada pelo negócio;
- melhora a conversão: se feito de forma correta, o plano aumenta as taxas de conversão e os lucros;
- favorece a motivação: ajuda a assegurar a motivação do time de vendas, o que é sinônimo de funcionários mais eficientes.
Quais são as dicas para elaborar um plano de vendas eficiente?
Contar com um plano de vendas nada mais é do que estabelecer uma estratégia focada em transformar potenciais clientes em consumidores. Para o documento ter efetividade, é importante que você siga algumas etapas:
1. Conheça o cliente
Para que o plano traga resultados efetivos, é imprescindível que seja focado em quem consumirá seus produtos. Por isso, o ideal é que você estude seu consumidor da forma mais profunda possível.
É preciso levar em consideração fatores como itens mais vendidos, principais reclamações e número de vendas por período do ano. Uma outra possibilidade é realizar pesquisas com os atuais consumidores, de forma a entender suas preferências.
2. Estabeleça metas claras
As metas de vendas devem ser claras, realistas, alcançáveis e desafiadoras — tudo ao mesmo tempo. Caso o objetivo seja aumentar as vendas em 20% no ano, as metas podem envolver, por exemplo, aumentar os prospects em 40%, melhorar a fidelização em 5% e aumentar a taxa de conversão dos primeiros consumidores em 15%.
3. Crie um fluxo para o processo
Como a venda é uma sequência de etapas, é importante que isso seja contemplado no plano. É preciso identificar, por exemplo, o que um funcionário faz para conquistar um contato e como ele deve qualificá-lo.
Em seguida, é válido determinar as etapas necessárias e as abordagens ideais para cada momento do potencial cliente, dentro do funil de vendas.
4. Monte um cronograma de ações
O cronograma será essencial para programar as ações, o que evita que as atividades sejam postergadas. Se o plano é válido para o ano, por exemplo, é interessante definir metas a cada três meses, de forma que a mensuração fique mais clara e mais fácil.
5. Mensure métricas e indicadores
A única forma de saber se o plano de vendas está indo bem é por meio da mensuração de métricas e indicadores que possibilitem seu acompanhamento. O ideal é fazer a devida seleção dos indicadores-chave de desempenho (KPIs), que traduzem os resultados de um plano de forma mais efetiva.
Como determinar estratégias de atuação?
A partir do momento que você sabe o que quer, fica muito mais fácil trabalhar para conquistar os objetivos e resultados. Nesse sentido, é preciso determinar quais estratégias serão utilizadas para se chegar ao consumidor.
É necessário, por exemplo, saber quais são as melhores técnicas comerciais que devem ser utilizadas para o cliente da empresa.
Dependendo do ciclo de vendas, é possível aplicar uma estratégia mais agressiva. Em outras situações, é preferível agir de acordo com as considerações dos consumidores, ou seja, com mais cautela.
Também é preciso definir quais os principais pontos dos produtos deverão ser destacados. Da mesma forma, é indispensável determinar os momentos em que cada vendedor fará uma abordagem.
Como planejar e gerenciar as vendas?
Para não errar no plano de vendas, é essencial ficar de olho em algumas questões de planejamento e gerenciamento:
Fique pronto para fazer mudanças necessárias
O plano de vendas não é um documento imutável. A propósito, é comum que, com o tempo, o documento se torne obsoleto e, assim, ele deve ser modificado a fim de se adaptar ao negócio, ao mercado e aos clientes. Para identificar isso, é importante fazer a leitura correta das métricas.
Avalie a concorrência
Como trata-se de uma ferramenta de estratégia, o plano de vendas também tem de considerar o trabalho dos concorrentes. Embora seja natural que o foco esteja na venda dos produtos, é preciso ter em mente que analisar o concorrente ajuda a criar novas vantagens competitivas.
Trabalhe os atuais consumidores
O plano de vendas também deve dar uma atenção especial aos atuais consumidores. Lembre-se de que adquirir novos clientes custa muito mais caro do que fidelizar os atuais. Sendo assim, leve essa questão em conta, o que será essencial para melhorar as vendas e ainda assegurar uma base de fãs do negócio.
Capacite os vendedores
Para que o plano de vendas seja realmente efetivo, é essencial que os vendedores se capacitem da melhor forma possível. Com isso, eles estarão muito mais preparados para realizar abordagens mais assertivas e, assim, conquistar mais resultados e lucros para o negócio.
Como vimos ao longo do texto, o plano de vendas é uma ferramenta essencial se a empresa quer conquistar mais contatos, gerar mais vendas e aumentar a taxa de fidelização de consumidores.
Estruturando o documento de forma adequada, será possível tornar a equipe mais eficiente e você, ainda, poderá acompanhar os números mais de perto. Esperamos que, com essas ideias, você tenha muito sucesso em suas estratégias de varejo.
Quer saber mais sobre como levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.