Você realmente conhece o seu potencial consumidor? Quais tipos de segmentação de mercado as redes devem levar em conta na hora de expandir? Como uma franquia de programação para crianças foi de duas para 21 unidades bem-sucedidas em apenas um ano?
Questões como estas pautaram o 2º Encontro de Inovação para Franquias, evento realizado em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), que aconteceu na última quarta-feira (06) no nosso escritório.
A abertura ficou por conta de Keller de Paula, diretora de Marketing e Eventos da ABF, e João Pedro Ribeiro do Val, sócio da Geofusion.
“Expandir é desafiador. Um desses desafios é escolher o local certo para abrir a loja. Por isso, desde 2009, somos parceiros da Geofusion: para levar soluções diferenciadas de mercado às redes”, pontuou Keller.
Essa parceria de quase uma década faz com que, hoje, 70 dos nossos clientes sejam associados à ABF.
“Ajudamos na decisão de abertura de mais de 15 mil lojas de franchising no Brasil”, destacou João Pedro.
Por que segmentar? O que as franquias ganham com isso?
A importância de se apostar em segmentação de mercado para expandir a rede foi o tema central da palestra comandada por Bruno Brandão, gerente de Consultoria da Geofusion.
Para ele, essa estratégia ajuda a analisar se um produto tem aderência e possibilita a entrada em mercados nos quais antes a franquia não entraria.
“Eu conheço faixa etária, renda, escolaridade e outros dados demográficos de quem compra de mim, mas falta o onde”, comentou Brandão sobre as segmentações tradicionais.
“Onde estão as pessoas que compram de mim e que têm tal idade? Quais os estilos de vida e hábitos de compra delas?”, questionou.
O consultor, então, apresentou as características de variados tipos de segmentação (demográfica, comportamental, econômica e geográfica) e deu dicas de como identificar o cluster ideal.
Crescimento acelerado e com segurança
A segunda e última palestra do encontro de franquias ficou por conta de Samuel Quintans, consultor da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.
A empresa surgiu no mercado em 2015 e, no ano seguinte, abriu a primeira unidade franqueada.
“Expansão é combinação de feeling com informação. Não basta ter somente uma ideia de como funciona nosso mercado. É importante saber qual informação precisamos para que nosso negócio dê certo”, esclareceu o consultor.
Para irem além, Samuel contou que logo sentiram necessidade de utilizar uma ferramenta que desse segurança e propriedade para decidir. Por isso apostaram no software de geomarketing OnMaps.
A empresa abriu 2017 com duas unidades e, no final do ano, já estava com 21 escolas em funcionamento.
Neste ano, a Ctrl+Play pretende chegar a 50 unidades. Até 2023, a projeção é ainda mais ousada: 356 escolas.
Samuel afirmou que o primeiro passo para essa meta já foi dado: “Como as 250 cidades já estão definidas, com raios de atuação e público-alvo, os franqueados já recebem áreas potenciais para a abertura de novas unidades”.
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