Se você trabalha com análise de mercado, talvez já tenha ouvido falar sobre geomarketing, e sobre como novas ferramentas podem agilizar e melhorar a qualidade das suas decisões de investimento. Estamos falando de ferramentas que tornam possível encontrar e entender o público-alvo do seu produto ou serviço, cruzando dados de localização com dados relacionados à renda, idade, escolaridade e outros aspectos.
Uma coisa é certa: o espaço para critérios subjetivos na hora de tomar decisões de investimento é cada vez menor. Com o crescimento acelerado das cidades e a transformação no perfil do consumidor, a escolha pelo ponto ideal para a expansão do seu negócio deve ser o primeiro item a ser considerado ao pensar no investimento. Saber usar os conceitos e práticas de geomarketing para tomar decisões informadas pode significar a diferença entre ter uma loja de alta performance ou conformar-se com a realidade de um ponto “micado”.
Se sua empresa ainda não explora as possibilidades do geomarketing, a hora de começar é agora. Conheça cinco práticas para dar os primeiros passos dessa caminhada:
Ter um banco de dados no qual você possa consultar e coletar informações é o primeiro passo para traçar estratégias utilizando recortes demográficos e sócioeconômicos. Muitas empresas já utilizam essas informações para orientar sua tomada de decisão e planejamento. No entanto, algumas delas ainda perdem tempo pesquisando dados manualmente para incluir em ferramentas ou compram essas informações de empresas terceirizadas, que não mantêm frequência de atualização dos dados. As chances de errar ao planejar são grandes.
Por isso, dê preferência a uma ferramenta geomarketing confiável, que concentre as informações em apenas um lugar, de fácil manuseio, que ofereça um bom suporte de pós-vendas e, mais importante, que forneça essas informações sem que você ou sua equipe precise passar horas investigando e tenha mais tempo para fazer uma análise de mercado mais completa.
Mensure e compare os resultados de suas lojas frequentemente. Integre plataformas de BI de maneira que as equipes possam gerenciar suas responsabilidades de forma rápida e proativa. Manter o controle dos dados é a melhor forma de descobrir falhas e oportunidades e tomar decisões mais assertivas. Para empresas que estão crescendo, possibilita planejar com mais precisão os próximos passos, abandonar o “achismo” e bater as metas estabelecidas. Seguir uma metodologia padrão permite, por exemplo, entender os métodos bem sucedidos em unidades com boa rentabilidade e adotá-los em lojas que não têm se mostrado tão rentáveis. Práticas assim, diminuem riscos dos próximos investimentos.
Parece óbvio, mas nem todos os gestores sabem, de fato, como é o funcionamento da organização em que trabalha. Não é só o core da empresa que o gestor precisa saber, mas deve ter na ponta da língua onde estão todas as fábricas, unidades, quais são as mais e menos rentáveis, quantos são os colaboradores, se seu centro de distribuição fica muito distante do seu maior ponto de consumo, quem são seus principais concorrentes e como o segmento se movimenta.
Explore o mapa do seu negócio. É importante saber quem são os seus clientes, mas sem ter conhecimento 360° dos negócios é quase impossível executar um planejamento eficiente e alinhado às estratégias de negócio.
Quem é o público-alvo da sua empresa? Procure saber se sua companhia atrai os consumidores que deseja. Faça uma análise de mercado completa, que indique qual classe social pertencem, A, B ou C, se são mulheres, em qual faixa etária se encaixam. Há quem pense que seu negócio está posicionado para atender a toda e qualquer pessoa. No entanto, lembre-se: não é possível agradar a todo mundo. Sempre existirão pessoas que não tomam café, ainda que redes grandes de cafeteria se esforcem para diversificar suas ofertas para atrair essa fatia do público também.
Tudo isso ajuda, mas não basta. No caso de empresas que trabalham com produtos ou serviços premium, é preciso localizar aonde está o consumidor disposto a pagar por eles. Ao identificar as pessoas com o perfil ideal, é preciso identificar os lugares em que a faixa etária é mais interessante para o negócio, saber se o potencial mercado está em um bairro mais residencial ou comercial, entre outras coisas.
Faça um exercício e pergunte a si mesmo se a sua empresa tem práticas certeiras para saber quem são e onde estão seus potenciais consumidores.
O essencial para que as práticas acima sejam bem sucedidas é investir em treinamento da sua equipe para que possa ler todos as informações necessárias para planejar com menos riscos. Nenhuma dessas dicas funcionam sem pessoas para compreendê-las. Exija da sua equipe comprometimento com a leitura e repasse das informações.
Para se ter uma ideia de como isso tem sido importante para empresas que já utilizam soluções de geomarketing, o bônus dos colaboradores responsáveis pela previsão de novas unidades está diretamente relacionado ao sucesso e rentabilidades da lojas. Ou seja, ao interpretar os dados e prever onde deve ser alocada uma nova unidade, é possível prever sua rentabilidade com base nas informações fornecidas pela ferramenta e histórico das demais lojas. Se ao final de um período suas previsões se concretizarem, ele ganha o bônus.
Sua empresa investe em boas práticas para otimizar o tempo de tomada de decisão e ser mais assertivo ao pensar na expansão dos negócios? Fique à vontade para compartilhar sua experiência de mercado conosco. Se quiser aprender mais sobre o assunto, baixe agora nosso e-book gratuito “Análise de mercado: como saber quem é (e onde está) seu cliente ideal?”.