Fazer uma análise de mercado frequente é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Um mercadinho familiar em uma rua no centro de São Paulo, um ambulante que vende meias na saída de uma estação de trem e, principalmente, uma grande empresa varejista, todos precisam analisar seu mercado, vigiar a concorrência e proteger seu ponto comercial.
Algumas empresas usam geolocalização fornecida gratuitamente na internet ou sistemas de GPS, que apenas disponibiliza informações públicas sobre lojas e outros negócios de uma região para fazer uma análise do entorno do seu estabelecimento. No entanto, são informações superficiais, insuficientes para quem deseja uma análise mais completa.
Quem precisa e quer ter mais detalhes sobre seu público, população do entorno, oportunidades de expansão e ainda quer prever o lucro de uma loja em uma determinada região, deve investir em uma solução de geomarketing. Além de fornecer os mesmos dados dos mapas gratuitos de geolocalização, disponibilizam conteúdos mais detalhados, como dados sociodemográficos, e possibilitam que você inclua suas próprias informações, faça previsões de lucro e tome decisões de investimento com mais agilidade e menos riscos.
Já o geoprocessamento é o armazenamento dessas informações georeferenciadas, isto é, o processo de transformar esses dados em informações confiáveis e relevantes. Não deve ser confundido com geomarketing ou geolocalização.
Por isso, se o que seu negócio precisa é de análises atualizadas e bem fundamentadas, talvez seja melhor optar por uma plataforma de geomarketing.
Pense bem antes de elaborar estratégias só com mapas gratuitos que apenas apontam o que existe ao redor do seu negócio. Apesar de serem grátis, em um futuro não tão longínquo, o preço por uma decisão tomada sem uma análise profunda pode ser muito caro.
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