Dados, inteligência, localização e consumo. Quatro palavras que carregaram o tema do evento e resumiram uma manhã repleta de conteúdo, troca de experiências e casos de sucesso de grandes empresas.
Mais de 200 profissionais, de diversos segmentos, estiveram no Rooftop 5 & Centro de Convenções, no último dia 25 de abril, para conferir o que existe de mais inovador quando o assunto são as tendências de consumo e boas práticas de inteligência geográfica de mercado.
Não pôde comparecer a essa edição do Geotrends e está curioso para saber como foi? Esteve por lá e quer rever os melhores momentos? Contamos tudo para você na sequência deste post. Publicamos, também, um álbum de fotos completo em nosso Facebook.
As apresentações da manhã começaram com todo o gás, com a presença de Alex Leite, diretor educacional da Live University.
Sua palestra “O futuro da inteligência de mercado conectada à nova experiência do consumidor” animou bastante os convidados e abordou por que é importante estar de olho nas novas exigências dos clientes, aprimorando questões como customer experience e omnichannel.
“Ainda existe uma distância muito grande das pessoas colocarem em prática algumas coisas presentes hoje no mercado. Eventos como o Geotrends são muito importantes nesse sentido, pois mostram técnicas, ferramentas e metodologias que vão dar resultados dentro das empresas”, afirmou o diretor.
A inteligência de mercado também foi ponto de destaque na palestra de Alex Leite. Ele mostrou as inovações e práticas que as empresas vêm adotando para sair na frente da concorrência, como o machine learning, inteligência artificial, técnicas de segmentação e personalização de ofertas de produtos e serviços.
Na sequência do Geotrends, Caio Santos, analista de inteligência de mercado da gigante de bebidas, subiu ao palco para apresentar o case “Onde vender mais cerveja premium? A inteligência do Grupo Petrópolis nos PDVs”.
Ele explicou como utiliza o OnMaps, o software da Geofusion, para localizar as melhores regiões na venda da linha premium de cervejas em 600 ml, na Grande São Paulo.
Por meio da ferramenta, Caio e sua equipe conseguem identificar quais sãos bairros com população de maior poder aquisitivo, chegando ao nível de um quarteirão, o que facilita a descoberta de pontos de venda com potencial no entorno.
O resultado foi bastante satisfatório. No compilado de vendas acumuladas de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, comparando com o mesmo período entre 2017 e 2018, conseguiram positivar 959 novos PDVs – um crescimento de 337%.
Caio ainda mostrou mais um caso de sucesso do Grupo Petrópolis, em uma ação voltada ao Carnaval paulistano deste ano. Na oportunidade, a equipe de vendedores, com a ajuda do OnMaps, teve em mãos clientes potenciais tanto nas regiões de acesso ao Sambódromo como no entorno das escolas de samba próximas, para embalagens 600 ml e descartáveis.
Ingressos para o desfile do Carnaval, brindes e ações de promoção foram utilizados como apoio às ativações desses PDVs. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a empresa vendeu 33% a mais em hectolitros na região trabalhada.
Pausa para o coffee é o momento de recarregar as energias, fortalecer o networking e, por que não, aprender ainda mais. Para isso, nada melhor que um laboratório de ideias.
O time de produto da Geofusion aproveitou a ocasião para interagir com o público e apresentar protótipos de tecnologias voltadas à inteligência geográfica de mercado. Profissionais de varejo, serviços, imobiliário, ensino, mídia e indústria de bens de consumo puderam conhecer em primeira mão as novidades.
As áreas mais quentes para vendas, onde expandir com mais segurança e soluções mobile para escolha do melhor ponto comercial e organização de vistas dos vendedores foram alguns dos temas de destaque.
Na volta do intervalo, Angélica Salado consultora da Euromonitor, deu uma verdadeira aula na palestra “Estratégias de marketing e volatilidade do mercado: como reduzir os riscos no pós-crise?”.
O cenário macroeconômico dos últimos anos e o do futuro foi o pano de fundo para apresentar reflexões sobre o chamado período pós-crise, os impactos nas indústrias de alimentos e bebidas, como também tendências de consumo que toda empresa precisa ficar ligada.
“O contexto do País não é fácil já faz algum tempo, e ver empresas vencendo essa luta é algo muito legal. Para nós, que oferecemos dados ao mercado, ver que muitas organizações estão prosperando com o apoio de informação estratégica, é muito gratificante”, comentou Angélica.
Um dos destaques da apresentação da Angélica foram os exemplos de respostas da indústria de café para novos hábitos dos brasileiros. Segundo a consultora, o País é o maior consumidor de café do mundo, somando os volumes de Estados Unidos e Canadá juntos, com o consumo médio individual de 839 xícaras por ano.
Desde 2010, quando tinha “apenas” 1 mil lojas, a maior franquia de chocolates finos do mundo, utiliza o nosso software. De lá para cá, deu um grande salto, atingindo a marca de mais de 2.300 unidades no presente momento.
E foi justamente essa história que Peterson Arruda, coordenador de expansão da Cacau Show, contou ao público do Geotrends na palestra “Loja doce loja: como a Cacau Show atingiu mais de 2 mil operações”.
Hoje, 20% das unidades da Cacau Show são inauguradas por prospecção interna, ou seja, a própria equipe de expansão seleciona pontos comerciais, principalmente em shoppings e supermercados, com apoio do OnMaps.
Já a maioria, 80% das lojas, são selecionadas por meio das indicações do franqueados. Ao receber a sugestão de um ponto comercial, a equipe do Peterson analisa o entorno com ajuda dos polos geradores de tráfego presentes no OnMaps. São grandes redes de varejo e serviços que geram fluxo de pessoas nas ruas.
Soma-se a isso fatores como presença de concorrência, densidade demográfica do município em questão e renda média para, então, chegar a uma nota. Se o número for satisfatório, a equipe da Cacau Show dá sequência no processo de aprovação do ponto ao franqueado.
Por conta dessa espécie de algoritmo criado internamente, Peterson comentou que, hoje, a empresa tem potencial para novas aberturas em 2.178 praças, em 1.614 cidades – tudo avaliado dentro do software.
E não para por aí: com apoio da inteligência e das informações encontradas no OnMaps, a franquia pretende abrir mais de 1.800 lojas em menos de 10 anos, número impulsionado pela pulverização do modelo smart de franquia – menor custo de implementação e rápido payback.
Como o tema desta edição foi focado em consumo e inteligência de mercado, decidimos promover, além das palestras, um rico debate no painel “Visões da inteligência no cenário do novo consumo”.
A última atração da manhã de conteúdo teve as participações de José Moreira, gerente nacional de expansão do Grupo Pão de Açúcar, Nayara Oliveira, analista de planejamento e desenvolvimento comercial da Danone, além do retorno de Alex Leite ao palco. Susana Figoli, nossa diretora de Inteligência de Mercado, mediou o painel.
Os profissionais contaram como vêm construindo estratégias, pensando em novos hábitos, na transformação digital e no próprio comportamento do consumidor nos pontos de venda.
De acordo com Nayara, o OnMaps ajuda bastante a Danone a entender onde seus distribuidores estão presentes, onde não estão e, também, onde já estiveram. “Também começamos um projeto de prospecção de mercado, e em menos de 3 meses já atingimos seis dígitos de receita”, completou.
José Moreira relatou que, no GPA, as tendências de consumo são vistas como pontos que apoiam a melhoria das operações de loja, assim como a expansão das redes de supermercados em diferentes formatos.
Deu para notar que esse Geotrends ofereceu muito conteúdo relevante, não é mesmo? Ainda neste ano teremos mais uma edição. Portanto, fique ligado aqui no blog e nas nossas redes sociais para saber de tudo e garantir a sua inscrição. Até mais!