Ao longo dos últimos 7 anos, já realizamos mais de 20 eventos focados em inteligência geográfica por todo o País. E não à toa, Curitiba sempre está em nosso radar.
A cidade é um grande polo de ensino, varejo e serviços. Um rico mercado, com profissionais sedentos por novidades. Motivo de sobra para marcarmos presença quase todo ano!
A edição 2019 do Geotrends na capital paranaense aconteceu no último dia 13 de agosto, no espaço Encontro da Amazônia, e reuniu mais de 100 profissionais de inteligência de mercado, marketing e vendas.
Foi uma manhã repleta de conteúdo sobre inovação, tendências, estratégias e casos de sucesso.
Compareceu e quer rever os melhores momentos? Não conseguiu estar na oportunidade e tem interesse em saber como foi? A seguir, conto para você um resumo de tudo o que rolou nesta edição.
A certeza é que o futuro é incerto
Abrindo a série de apresentações do Geotrends, Igor Firmino, líder de Inovação aqui da Geofusion, abordou por que disrupção, analytics e novos modelos de negócio fortalecem as empresas em tempos de incerteza.
O conteúdo foi bastante voltado às transformações digitais que ocorreram e ainda ocorrem, a todo vapor, nas nossas vidas e nas empresas. Bastante coisa pautada em pesquisas do Gartner, IDC e Locomotiva.
Acredito que você já tenha ouvido falar muito sobre inteligência artificial, internet das coisas e robôs, certo?
O Igor abordou esses temas, só que num contexto totalmente aplicável ao dia a dia das organizações. Além, claro, de citar a importância do fator geográfico como elemento nas tomadas de decisão das empresas.
Exemplos de companhias como Quinto Andar, Rappi, Nike e Adidas tornaram palpáveis diversas aplicações e despertaram o interesse do público.
Expansão, terrenos e contratos de lojas próprias do Grupo Boticário
Não é segredo para ninguém o tamanho do Grupo Boticário, responsável pela operação das marcas The Beauty Box, Eudora, “quem disse, Berenice?” e O Boticário.
Por exemplo, somente a rede O Boticário possui cerca de 4 mil lojas pelos quatro cantos do Brasil. Só que a grande maioria opera no modelo de franquia. Disse maioria porque algumas delas são próprias, e é disso que Elisandro Gonçalves, coordenador de Expansão e Contratos do Grupo, falou no Geotrends.
Ele deu um overview sobre a expansão de lojas próprias, apresentando como funciona o departamento da empresa chamado Centro de Serviços Compartilhados (CSC), designado pela gestão e execução das obras, assim como a gestão de contratos e a manutenção das unidades.
Como estamos preparados para o futuro
Se o nome do evento sugere a apresentação de tendências, mostrar o que de melhor a Geofusion vem fazendo no desenvolvimento de novos produtos e serviços foi missão do gerente de Produto Bruno Brandão.
Em uma apresentação bastante dinâmica, de interação com os participantes por meio de uma enquete via smartphone, o gestor mostrou inovações em inteligência geográfica de mercado, como as Spots, os Polos de Ensino a Distância (EAD), APIs e data visualization.
“A Geofusion está aberta à transformação, a novos conhecimentos e ao compartilhamento de ideias. Queremos inovar e seguir tendências, para facilitar as tomadas de decisão de nossos clientes”, comentou.
O recado central do Brandão foi o de que a Geofusion escuta o mercado, conhece seus problemas e objetivos, para apresentar soluções que facilitem o dia a dia dos times de IM, marketing e vendas.
Case da Nissei, a 8ª maior rede de farmácias do País
Dando continuidade às palestras, quem subiu ao palco do Geotrends foi Douglas Souza, líder de Inteligência de Negócios da rede de Farmácias Nissei.
Atualmente, a rede possui cerca de 300 lojas, distribuídas entre os estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, chegando ao posto de 8ª maior do Brasil em seu segmento.
Douglas contou como executa a expansão de filiais, de forma precisa, utilizando OnMaps, o software da Geofusion. A partir de 2018, a companhia iniciou o uso da ferramenta, o que deu mais precisão e agilidade às análises de mercado e segurança nas decisões de negócio.
“Hoje, nenhuma loja é inaugurada sem que a gente faça estudos na ferramenta. Analisamos a região de interesse, entendemos se existe presença do nosso público, além de fatores como concorrência e polos geradores de tráfego, antes de tomar qualquer decisão”, explicou.
Para você ter uma ideia, o líder revelou que, a partir de 2018, a rede disparou em inaugurações de filiais, com número recorde de 44, muito por conta da tecnologia e das informações de mercado encontradas no OnMaps. Até o fim deste ano, a rede pretende inaugurar 25 unidades.
Grupo Marista mostrou como e onde direciona novos investimentos
A última palestra desta edição ficou por conta de Lucas Fuck, especialista de Inteligência de Marketing do Grupo Marista.
Presente em 81 países, a empresa possui colégios, hospitais, editoras e instituições filantrópicas.
No caso de sucesso do Geotrends, Lucas mostrou duas situações: uma decisão de não embandeirar um colégio em São Paulo, capital, e outra de firmar parceria com um na cidade de Araucária, no estado do Paraná.
O especialista explicou como seu departamento passou de um processo totalmente receptivo de propostas de aquisições de colégios para um mais focado na prospecção ativa. Tudo, claro, com suporte dos dados e visualização espacial do software OnMaps.
“Por meio de uma metodologia pautada na inteligência geográfica de mercado, temos, hoje, uma priorização de municípios que fazem sentido ter um novo Colégio Marista. Queremos ganhar ainda mais escalabilidade no processo no próximo ano”, disse.
Então, gostou deste resumo sobre a edição Curitiba do maior evento de inteligência geográfica do País? O evento dá uma pausa em 2019 e virá com toda força no ano que vem, recheado de novidades!
Quer o Geotrends na sua cidade? O que gostaria de ver no evento? Conte para nós, aqui nos comentários da postagem. Queremos a sua visão sobre o assunto. Até a próxima!