Nas últimas semanas, vimos a condição do isolamento social provocar uma corrida desenfreada aos hiper e supermercados.
Segundo dados da consultoria Euromonitor, algumas categorias de bens de consumo cresceram 200% nesses primeiros dias de quarentena.
Passado esse período, somado às constantes recomendações dos governos e órgãos de saúde para evitarmos aglomerações e grandes deslocamentos, um hábito se intensificou: a compra de produtos nos chamados mercadinhos de bairro.
Também conhecido como varejo de vizinhança, esse tipo de comércio ganha força, visto o comportamento mais cauteloso das pessoas.
Para se ter uma ideia, o Google registrou, no último mês de março, um crescimento de 200% na busca pelo termo “entrega de mercado perto de mim”.
Bom, dado esse contexto, o que quero levantar neste post é a importância das indústrias de bens de consumo (não duráveis, principalmente) de buscar novas oportunidades nos comércios menores, em regiões onde ainda não prospectam ou não olhavam com tanta atenção antes da pandemia.
Para obter inteligência em seu processo comercial, ainda mais neste cenário de incertezas, a indústria precisa de ferramentas, certo?
E no sentido da prospecção dos mercadinhos de bairro, a melhor solução é o OnMaps, nosso software na nuvem.
O sistema oferece o mapeamento de mais de 1,5 milhão de estabelecimentos comerciais por todo o Brasil, com a informação mais direcionada do mercado.
Atributos Mastercard inferidos na nossa base complementam as informações. Isso porque, ao ponto que um comércio utiliza uma maquininha de cartão, conseguimos saber com precisão se o local é realmente uma padaria, restaurante ou até mesmo um mini-mercado.
Abaixo, duas imagens que ilustram o filtro para os estabelecimentos e os mesmos mapeados:
O mais legal é que o OnMaps permite que você tenha acesso não só à real atividade de um comércio, como também a sua operacionalidade e horário de funcionamento.
Se você trabalha com vendas ao varejo, sabe como esses dados são importantes! Sua força de vendas não vai mais se deslocar sem ter a certeza da prospecção ou mesmo bater com a cara na porta.
Você faz a compra dos leads, com uma lista contendo informação do endereço, e repassa para vendedores, representantes e distribuidores atuarem no campo. Simples assim.
Só para você ter uma ideia, em uma pesquisa rápida que fiz antes de escrever este artigo, identifiquei 32.196 hiper e supermercados, e 25.607 padarias, só na cidade de São Paulo.
Na ferramenta, também é possível fazer filtros por bairros e geometrias ainda menores, como as chamadas microáreas, exclusivas da Geofusion.
OK, você viu que o software apoia na descoberta de novos pontos de venda, principalmente se for para encontrar os menores, aqueles de bairro.
Mas como descobrir se existe população residente no entorno desses comércios? Afinal, o isolamento social deve ser colocado na conta das estratégias comerciais atuais.
Agora as pessoas vão ao mercado mais próximo de casa, então o raio de atuação diminui muito.
Além de mapear os PDVs, também é possível compreender se ali realmente existe uma concentração de pessoas residentes, por meio da camada de densidade demográfica, como ilustra o mapa a seguir:
Outra camada interessante do OnMaps é a de população economicamente ativa durante o dia, ou PEA Dia. Essa é uma informação exclusiva da Geofusion que aponta concentração de trabalhadores e pessoas com renda fixa em uma determinada região.
Digo que esse dado é interessante porque sua força de vendas vai querer fugir desses locais no presente momento, não é verdade? Afinal, áreas com muitas empresas estão praticamente vazias nas últimas semanas – e a tendência é que isso se mantenha no médio prazo.
Para exemplificar isso, dá só uma olhada neste infográfico sobre varejo de vizinhança que fizemos em 2018, mostrando que a maior presença desses tipo de comércio está em regiões empresariais.
Segmentação Intraurbana é outra funcionalidade que funciona bem no contexto da prospecção. A Geofusion dividiu as cidades em mais de 30 geometrias diferentes, de acordo com suas características socioeconômicas.
Dá pra saber se uma região é mais residencial, comercial, mista, entre outras características. Confira a explicação da Renata Lemos, nossa gerente de Sucesso do Cliente:
Agora que você já viu que dá para mapear os PDVs, ter seus respectivos endereços em mãos e entender se existe alta concentração de população residente no entorno, um estágio mais avançado é saber que sortimento de produtos oferecer ao varejista.
Lojas de bairros são predominantemente familiares, carentes de dados de mercado. Em contrapartida, são mais ágeis na tomada de decisão e estão mais próximas dos clientes. Utilize tudo isso a seu favor!
No OnMaps, existem mais de 250 fontes oficiais, públicas e privadas, que ajudarão você e identificar o perfil de um público concentrado no detalhe de um quarteirão e incrementar as vendas.
Informações bastante ricas, como potencial de consumo dos domicílios para mais de 90 categorias de produtos e serviços, garantem um detalhamento poderoso para sua força de vendas.
Imagine que você trabalha numa indústria de massas, quer vender para mini-mercados e passa a enxergar que existe uma alta tendência de consumo para esse tipo de produto no entorno de um PDV que pretende prospectar.
A chance de conversão e de altas taxas de sell out serão enormes!
Mais uma funcionalidade do software é mapear seu público-alvo de acordo com características sociodemográficas, como renda média domiciliar, nível de instrução, gênero e idade.
Assim, passa a compreender qual o mix de produtos mais aderente a cada população no entorno dos mercadinhos de bairro.
Então, gostou de conhecer algumas das possibilidades do OnMaps para prospecção de indústrias de bens de consumo? Aproveite para baixar nosso material gratuito, clicando no banner abaixo.