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Omnichannel na quarentena: por que dados de mercado são importantes

Sabia que a integração entre canais continua como tendência em meio ao isolamento social? Veja como dados de mercado podem contribuir.


As estratégias de vendas baseadas em Omnichannel já eram uma tendência no início do ano. Mas com a chegada do novo coronavírus, elas se intensificaram.

Isso porque consistem na integração entre os canais online e offline. Mas para que funcionem, é necessário saber utilizar dados de mercado para traçar planos precisos e obter resultados.

De acordo com informações do Compre&Confie, divulgados no Canal Tech, o faturamento no varejo digital cresceu 64% durante a Páscoa deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

Outra análise realizada pela organização foi a respeito do primeiro trimestre de 2020, na qual houve um aumento de 32% em pedidos e 26% em faturamento neste tipo de compra, também em comparação com o ano passado.

Essas informações mostram que existem oportunidades para o mercado investir em Omnichannel. Afinal, trata-se de uma estratégia que, no longo prazo, leva à redução significativa de custos para a empresa.

Entretanto, a implantação mal executada pode resultar em gastos e frustrações. Saber fazer isso de forma bem apurada é essencial para conseguir impactos positivos nos processos. Veja abaixo como fazer isso.

Identificando os dados de mercado mais relevantes

Quando se trata de utilizar canais digitais, ainda que parcialmente, é necessário entender que se está entrando em um mundo de dados. Saber como interpretá-los e aplicar o conhecimento obtido a partir disso é o que faz a diferença.

Algumas empresas já estão mais acostumadas a pensar no atendimento partindo de referências relacionadas, como métricas e demografia.

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Seja para elaborar planos de expansão, seja para analisar performance – por meio do faturamento da empresa, por exemplo – são vários os indicadores em estratégias offline.

Entretanto, em canais online, alguns fatores se diferem. Por um lado, a competição pela atenção do público é, geralmente, mais acirrada. Por outro, existem as vantagens de se trabalhar com maior quantidade de informações e dados de mercado.

Alguns exemplos são os contatos do consumidor, o tráfego realizado por ele na plataforma e o endereço.

Uma particularidade útil quando se opta pela integração entre os canais é que, em certos casos, informações coletadas offline podem ser usadas online, e vice-versa.

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Entendendo a importância do endereço

No varejo, a jornada do consumidor tende a ter um dos seguintes finais: a busca de um produto direto na loja, a retirada nos Correios ou a entrega em casa.

Em um cenário no qual parte da população está em isolamento social, a lógica é de que haja prevalência do terceiro tipo de comportamento.

Neste caso, precisão a respeito de onde o público mora resulta em certas vantagens. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de ofertar produtos e serviços em marketing digital.

Mas a principal consiste em conseguir fazer um planejamento consistente de delivery. Assim, o profissional responsável sabe quais territórios possuem maior demanda, compara com a capacidade de atendimento e define o foco da atuação.

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Conciliando o público-alvo e a área de cobertura

É importante nunca esquecer que, afinal, entregas significam riscos. Roubos, extravios, trânsito, entre uma série de variáveis dificultam – ou facilitam – a chegada do produto até o consumidor.

Por isso, é necessário muita atenção em questões logísticas durante esse tipo de planejamento.

A diferença entre os principais locais para realizar atendimento e a frota disponível para isso nem sempre geram o cenário mais perfeito. Mas ser realista no momento de considerá-los evita o fracasso da estratégia.

Prometer para o cliente a entrega de um produto, quando a capacidade real é de muitos dias ou horas depois, causa problemas não apenas de vendas, mas também jurídicos.

Mais uma vez, a precisão nos dados de mercado disponíveis faz toda a diferença. Entretanto, os desafios podem se tornar oportunidades.

Por meio de ferramentas de inteligência geográfica, é possível estimar até onde a empresa consegue atender, tendo como referência o tempo que dispõe ou a quantidade de quilômetros máxima para isso.

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Gerando oportunidades duradouras

Além de entender melhor os riscos, os dados de mercado com base em endereços e localização servem para identificar o potencial de uma região.

Isso porque, utilizando o recurso certo de análise com base em georreferenciamento, o profissional tem uma visão ampla dos territórios onde é interessante atuar.

Muito além de uma visualização em mapa digital dos pontos que o atraem, a ferramenta o permite cruzar com aspectos sociodemográficos, como faixa etária e renda do público.

O nível de verticalização da área, a densidade populacional, entre outros fatores, são variáveis passíveis de orientação para uma estratégia de sucesso não apenas durante o isolamento social, mas para muito depois.

Por isso, ainda que em meio às incertezas do mercado, tanto no âmbito econômico quanto no comportamento do consumidor, convém enxergar o momento atual como uma oportunidade de captação.

Nisso, o Omnichannel é uma estratégia que se destaca. Afinal, por possibilitar a integração entre online e offline, os dados de mercado conquistados neste período específico podem levar a um impulsionamento na retenção de clientes.

Caso queira saber mais sobre as aplicações da inteligência geográfica de mercado para a definição de planos e análises, você pode conferir nosso material exclusivo abaixo:

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