Pode ficar tranquilo. Não falarei sobre citosinas, adeninas, timinas, guaninas ou uracilas.
Acredito que você já tenha ouvido falar sobre o Projeto Genoma: um plano internacional de pesquisa científica que teve como objetivos determinar a sequência de pares e bases químicas que compõe o DNA humano.
A ideia é identificar e mapear todos os genes do genoma humano a partir de um ponto físico e funcional.
Este projeto foi concluído no início dos anos 2000, com um custo de aproximadamente US$ 2 bilhões.
Após o mapeamento do DNA humano, os avanços na área médica e de pesquisa obtiveram crescimentos exponenciais. Isso me fez traçar um paralelo com os projetos de expansão das redes varejistas e de serviços, pois cada uma delas possui o seu próprio DNA.
O que as tornam únicas são as suas estratégias de negócios, perfil dos clientes e um fator muitas vezes não compreendido: o perfil do entorno das suas unidades.
Neste post, vou explicar a você como descobrir as características que explicam o sucesso da sua rede por meio de tecnologia em mapas.
Antes disso, sugiro que baixe o nosso material, para que você complemente tudo o que já sabe sobre expansão de negócios. Basta clicar no banner e fazer o download.
Utilizando o OnMaps, a nossa ferramenta de geomarketing, ainda não é possível realizar o mapeamento de todas as bases nitrogenadas presentes no DNA humano. Porém, com técnicas de geomarketing, é possível desvendar o perfil do entorno dos pontos de venda.
Imagine que as proteínas são os consumidores e que, ao longo do Projeto Genoma, foram encontradas novas informações sobre esses componentes. Sendo assim, responda às seguintes perguntas:
Para quem trabalha com expansão dessas empresas de varejo e serviços, um dos maiores desafios é definir o potencial da rede e identificar oportunidades baseadas no entorno mais próximo das lojas em operação.
Assim como os cientistas sabem que as proteínas apresentam certa especificidade com relação à sua atuação, com o suporte do OnMaps é possível definir a área de influência da sua companhia.
Essa área pode variar muito de acordo com o tipo de negócio e perfil do consumidor que o frequenta. Além disso, o deslocamento do cliente para adquirir um produto ou serviço pode ser medido de diversas formas: a pé, de carro, bicicleta ou via transporte público.
Ao definir a área de influência da sua rede, você terá informações importantes para identificar as características da região onde seus clientes estão localizados, iniciando o trabalho a partir de um ponto físico e funcional. Lembra dos objetivos do Projeto Genoma?
Essa é outra vantagem de utilizar uma ferramenta de geomarketing. O OnMaps tem em sua base dados mercadológicos e sociodemográficos 100% confiáveis, atualizados constantemente e que garantem a precisão de suas análises.
Assim como as proteínas são agrupadas de acordo com diversas características, como composição, número de cadeias polipeptídicas e forma, seus PDVs também podem ser classificados segundo características em comum presentes no perfil sociodemográfico do seu entorno.
Darei três exemplos para que você entenda melhor:
Por meio do diagnóstico da localização da sua empresa e dos perfis de shopper e consumidor presentes em determinada região, é possível direcionar o mix de produtos, melhorar a produtividade de vendas, entre outras atividades que causarão um impacto positivo, assim como foi a conclusão do Projeto Genoma para a ciência.
Está pronto para iniciar o “Projeto Genoma” da sua empresa e revolucionar a forma como decisões de alto impacto são tomadas?
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