Quando o assunto é Inteligência Competitiva, qual a sua estratégia? Você vai na cola da concorrência ou prefere explorar mercados ainda pouco visados? Seja qual for a escolha, analisar a dispersão dos seus concorrentes pelo território é fundamental.
Ao monitorar a estratégia de expansão da concorrência, você pode chegar a verdadeiros insights e compreender qual é o posicionamento de marca e de preço dessas redes, além de investigar que público-alvo atingem.
Para apoiar esse monitoramento, as principais redes de varejo e franquias contam com uma plataforma de geomarketing ou Inteligência Geográfica de Mercado. Dessa forma, conseguem mapear a concorrência e ter uma visão panorâmica de sua concentração – e também podem identificar áreas brancas, ainda inexploradas pelo segmento em que atuam.
Muitas redes optam por aguardar as movimentações dos seus principais concorrentes para, então, seguir os padrões definidos, tentando surfar na mesma onda de sucesso. Mas como identificar esses padrões? O geomarketing permite que você trace diagnósticos de mercado, estudando o entorno das lojas da concorrência. É possível obter detalhes como nível de escolaridade, idade, perfil de renda e potencial de consumo da população local.
Outra forma de compreender a estratégia de expansão do concorrente é simplesmente analisar a sua distribuição geográfica. A rede está em grandes centros urbanos ou também no interior? O foco é o eixo Rio-São Paulo? Ou o regionalismo no Nordeste ou Sul do País? A estratégia é ganhar força Brasil afora?
Com a análise de mercado apoiada na Inteligência Geográfica, você poderá traçar um planejamento para obter vantagens competitivas e responder a mais questões, como por exemplo: “onde abrir novas unidades?” e “onde priorizar uma campanha publicitária para fortalecer a marca?”.
Vamos supor que você atue no mercado de fast food. Nesse segmento, muitas redes têm como estratégia se espalhar pelos estados brasileiros, fortalecendo a marca em escala nacional. Nesse contexto, para brigar com a concorrência, você vai precisar investir pesado em logística. E sua equipe de Inteligência Competitiva terá de ser ágil no monitoramento do mercado, fornecendo informações de credibilidade para a alta liderança tomar decisões seguras.
Já alguns cafés preferem ancorar nas grandes metrópoles. Num cenário altamente competitivo, é necessária uma cuidadosa análise de mercado para identificar áreas com potencial ainda pouco explorado pela concorrência. Um sistema de geomarketing pode fornecer dados relacionados ao consumo, ao perfil do público local e à distância entre suas unidades e os concorrentes. Dessa forma, você planeja ações mais certeiras e fortalece sua marca em mercados estratégicos.
Neste tipo de análise de Inteligência Competitiva, não deixe de fora os pequenos varejistas, que também concorrem com a sua rede. Afinal, esses negócios podem impactar fortemente seus resultados e você também pode mapeá-los em um sistema de geomarketing.
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