Nosso país está mudando. As famílias tradicionais e numerosas estão assumindo novas configurações. Hoje, nascem menos crianças e a população vive mais. Resultado: o Brasil está envelhecendo. Mas ainda há diversas regiões em que a população jovem é mais significativa. Somos um país em transformação e isso impacta no seu negócio. Afinal, toda empresa tem o seu público-alvo e costuma identificá-lo, entre outros fatores, pela faixa etária.
Onde está o seu público? Onde você tem mais potencial para crescer? Saber como localizar seus futuros clientes faz toda a diferença nos seus resultados e um sistema de Geomarketing, como o OnMaps, pode ajudá-lo nesta missão.
O infográfico abaixo, feito a partir de dados do OnMaps, destaca os locais campeões em jovens e idosos no Brasil.
Em uma análise realizada na plataforma, constata-se que a região Norte é a mais jovem do país. Nos estados de Roraima e Amapá, por exemplo, uma a cada três pessoas possui menos de 14 anos. Na média da região, 30% das pessoas tem até 14 anos. E apenas 9% da população tem mais de 60 anos.
Atravessando o Brasil, encontramos o cenário oposto: o Sul é a área com a menor concentração de jovens. No Rio Grande do Sul apenas 17% das pessoas tem menos de 14 anos. É também o Sul que detém a maior proporção de idosos: 16% de seus habitantes têm idade superior a 60 anos. O Rio Grande do Sul é o líder entre os estados com maior número de idosos: quase 20% de seus habitantes têm mais de 60 anos.
Vemos, então, que as duas regiões estão nos extremos do país, tanto em termos de localização, quanto de perfil etário.
Encontre seu público-alvo
As informações reunidas no OnMaps são para lá de relevantes para quem quer expandir sua atuação acompanhando a concentração de determinadas faixas etárias. Você pode realizar desde análise de mercado mais ampla – para identificar, por exemplo, regiões, estados e cidades com forte presença do seu público –, como também pode focar em mercados menores e buscar bairros ou até mesmo quarteirões com mais jovens, adultos ou idosos.
Empresas que atuam no setor de escolas e faculdades – ou qualquer uma que tenha como target o público jovem – precisam analisar com cuidado as mudanças na idade da população. Afinal, o número de jovens no Brasil tem diminuído e é este o público dessas empresas. Como ganhar espaço no mercado se o público está decrescendo?
Da mesma forma, quem foca na população idosa, precisa considerar o aumento da demanda em seu planejamento. No OnMaps, há relatórios que mostram, ano a ano, a evolução sociodemográfica. Dessa forma, você consegue saber se a população que sustenta o seu negócio está crescendo ou não e, então, planejar decisões fundamentadas em dados de confiança para orientar a sua empresa.
Os dados sobre a idade da população são apenas um dos elementos que podem ser explorados com o OnMaps. A plataforma também reúne informações sobre perfis de consumo, demografia, polos comerciais e o mercado em geral. Portanto, aproveite todas as possibilidades que a visão de Geomarketing traz a você e acrescente a Inteligência Geográfica às suas estratégias.