Indústria

Saiba como fazer um gerenciamento por categoria na indústria

Entenda como essa estratégia é capaz de alavancar as vendas, aumentar o número de consumidores fidelizados e melhorar a imagem da marca.


A funcionalidade de um gerenciamento por categoria é definida pelas ações dos fornecedores e indústrias, de forma a organizar a sua disposição para auxiliar nas vendas. Essa técnica de merchandising é muito utilizada por comerciantes para sanar as necessidades do shopper.

Quer entender como funciona o processo e quais são as melhores táticas para garantir resultados? Continue a sua leitura e entenda como essa estratégia pode trazer números surpreendentes para uma empresa.

Como funciona a categorização de produtos na indústria?

Conhecida também como GC, essa técnica começou a ser utilizada nos pontos de venda. Podemos resumir que o objetivo dessa estratégia é proporcionar uma melhor experiência de compra ao cliente e o aumento dos lucros de uma empresa.

Esses resultados aparecem a partir do planejamento e da execução de estratégias de organizações de produtos no PDV, que devem ser definidas por meio das diretrizes de público e dos objetivos da indústria.

As principais informações devem ser priorizadas com base nas categorias dos artigos e no comportamento de compra dos clientes.

Resumidamente, o gerenciamento por categoria é a organização dos produtos de um estabelecimento, de acordo com as necessidades do seu público-alvo, oferecendo cada artefato de maneira sequencial. Com isso, a empresa está incitando a compra conforme o cliente se locomove dentro do local.

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Qual é a importância do gerenciamento por categoria?

Além de influenciar diretamente nas vendas da indústria, essa estratégia também auxilia as empresas a compreenderem mais a fundo como os seus compradores se comportam dentro do ambiente de compra.

Com uma organização estrategicamente pensada para proporcionar uma melhor experiência ao cliente, as chances do shopper permanecer mais tempo no local e, com isso, adquirir novos produtos são ainda maiores.

Em casos de primeira compra, o ambiente auxilia na decisão do cliente entre voltar ou não a adquirir objetos no mesmo estabelecimento.

O gerenciamento por categoria também auxilia a indústria na gestão de estoque e na organização com fornecedores, oferecendo a possibilidade de reduzir custos de operação.

Como organizar os produtos por categoria?

Embora, na teoria, pareça ser uma atividade fácil, nem sempre é simples organizar todos os produtos conforme as expectativas dos compradores. Por isso, existe uma lista com as principais categorias para os artigos. Confira:

Destino

Nessa categoria, a empresa deve inserir os seus produtos mais “famosos”, ou seja, aqueles responsáveis por atrair a maior quantidade de compradores dentro do estabelecimento.

Esses artigos precisam estar localizados em regiões estratégicas dentro do ponto de venda para atrair o público-alvo e destacar a empresa da concorrência.

Rotina

Produtos que fazem parte do dia a dia do comprador, ou seja, aquilo que é comprado com frequência, por exemplo: pasta de dente e sabonete.

Ocasionais

São os produtos sazonais, aqueles artigos que vendem como água apenas em determinadas épocas do ano. Exemplo: panetone para o Natal e ovos de chocolate durante a Páscoa.

Conveniência

Essa categoria atende às necessidades emergenciais ou a desejos pontuais e representa a parcela de produtos que, normalmente, não fazem parte da rotina dos compradores. Contudo, é importante contar com essas mercadorias para se firmar como uma opção completa para o público.

É importante ressaltar que as categorias na indústria podem variar conforme a área de atuação do estabelecimento. Sendo assim, o varejo na qual você está presente pode produzir uma divisão diferente de áreas.

Quais as principais estratégias para garantir uma melhor experiência de compra ao shopper?

Agora que você já entendeu o que significa o gerenciamento por categoria, vamos compreender as táticas que envolvem esse método de vendas.

Abaixo, listamos as estratégias que não podem ficar de fora do seu planejamento na hora de organizar o PDV para melhorar os resultados:

Analise as preferências de compra

Quais são os principais produtos que levam os consumidores a escolherem um determinado estabelecimento? Entender os artigos mais atrativos que são oferecidos e valorizar essa questão dentro do ponto de venda é crucial para melhorar os lucros e fidelizar esses compradores.

Estude o perfil do cliente

Entender os consumidores e quais são as suas necessidades é essencial para promover soluções coerentes dentro do ponto de venda. Dessa forma, o comprador vai receber a mensagem de que a empresa se preocupa em oferecer o que ele precisa, fazendo com que essa pessoa tenha a sensação de valorização perante o estabelecimento em questão.

Monitore os dados

Os números melhoraram? As vendas cresceram e a taxa de novos clientes também? O acompanhamento dos resultados é tão importante quanto o planejamento da estratégia.

É a partir desse monitoramento que é possível compreender o que está sendo positivo, ou não, dentro do gerenciamento por categoria e o que é necessário melhorar para alavancar ainda mais as vendas.

Ofereça um mix de produtos completo

O ponto de venda oferece todos os artefatos esperados pelo comprador durante a sua visita? Por

É necessário oferecer o mix de produtos e ainda organizar o ponto de venda para que o consumidor consiga encontrar tudo o que deseja para suprir a sua necessidade de maneira rápida e prática.

Planeje a organização dos produtos

Conforme citamos no tópico acima, a disposição dos artigos nas gôndolas também é um dos principais temas do gerenciamento.

Os responsáveis por essa distribuição precisam elaborar o planejamento pensando como os clientes. Dessa forma, é possível entender as suas necessidades e providenciar uma composição completa do trajeto de compra dentro do estabelecimento.

Use estratégias de localização para determinados objetos

Evitar produtos em locais de difícil acesso, preservar as gôndolas conforme a área de atuação e disponibilizar os artigos conforme as principais necessidades do público-alvo são práticas fundamentais para o sucesso do gerenciamento por categoria na indústria.

A partir das estratégias de localização, vai ser possível facilitar a busca por produtos, oferecer uma melhora na experiência de compra e otimizar as vendas, acelerando os processos e agradando ao público-alvo.

O gerenciamento por categoria na indústria proporciona resultados que devem ser monitorados diariamente, sendo assim, o acompanhamento constante e o cálculo do ROI serão capazes de determinar o crescimento da empresa no mercado e as vantagens da implementação da tática.

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