Nosso país está mudando. As famílias tradicionais e numerosas estão assumindo novas configurações. Hoje, nascem menos crianças e a população vive mais. Resultado: o Brasil está envelhecendo. Mas ainda há diversas regiões em que a população jovem é mais significativa. Somos um país em transformação e isso impacta no seu negócio. Afinal, toda empresa tem o seu público-alvo e costuma identificá-lo, entre outros fatores, pela faixa etária.
Onde está o seu público? Onde você tem mais potencial para crescer? Saber como localizar seus futuros clientes faz toda a diferença nos seus resultados e um sistema de Geomarketing, como o OnMaps, pode ajudá-lo nesta missão.
O infográfico abaixo, feito a partir de dados do OnMaps, destaca os locais campeões em jovens e idosos no Brasil.
Em uma análise realizada na plataforma, constata-se que a região Norte é a mais jovem do país. Nos estados de Roraima e Amapá, por exemplo, uma a cada três pessoas possui menos de 14 anos. Na média da região, 30% das pessoas tem até 14 anos. E apenas 9% da população tem mais de 60 anos.
Atravessando o Brasil, encontramos o cenário oposto: o Sul é a área com a menor concentração de jovens. No Rio Grande do Sul apenas 17% das pessoas tem menos de 14 anos. É também o Sul que detém a maior proporção de idosos: 16% de seus habitantes têm idade superior a 60 anos. O Rio Grande do Sul é o líder entre os estados com maior número de idosos: quase 20% de seus habitantes têm mais de 60 anos.
Vemos, então, que as duas regiões estão nos extremos do país, tanto em termos de localização, quanto de perfil etário.
As informações reunidas no OnMaps são para lá de relevantes para quem quer expandir sua atuação acompanhando a concentração de determinadas faixas etárias. Você pode realizar desde análise de mercado mais ampla – para identificar, por exemplo, regiões, estados e cidades com forte presença do seu público –, como também pode focar em mercados menores e buscar bairros ou até mesmo quarteirões com mais jovens, adultos ou idosos.
Empresas que atuam no setor de escolas e faculdades – ou qualquer uma que tenha como target o público jovem – precisam analisar com cuidado as mudanças na idade da população. Afinal, o número de jovens no Brasil tem diminuído e é este o público dessas empresas. Como ganhar espaço no mercado se o público está decrescendo?
Da mesma forma, quem foca na população idosa, precisa considerar o aumento da demanda em seu planejamento. No OnMaps, há relatórios que mostram, ano a ano, a evolução sociodemográfica. Dessa forma, você consegue saber se a população que sustenta o seu negócio está crescendo ou não e, então, planejar decisões fundamentadas em dados de confiança para orientar a sua empresa.
Os dados sobre a idade da população são apenas um dos elementos que podem ser explorados com o OnMaps. A plataforma também reúne informações sobre perfis de consumo, demografia, polos comerciais e o mercado em geral. Portanto, aproveite todas as possibilidades que a visão de Geomarketing traz a você e acrescente a Inteligência Geográfica às suas estratégias.