Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, residências com famílias constituídas de três ou mais pessoas, tendem a ter gastos per capita menores do que os lares de casais sem filhos.
Foi o que descobriu a pesquisa Winning the Future, realizada pela Kantar Worldpanel, empresa especialista em comportamentos de consumo. Foram avaliados 96 grupos de famílias entre abril de 2016 e março de 2017.
Duas categorias em questão, se destacaram na pesquisa: Independentes jovens (até 49 anos) e independentes maduros (60 anos ou mais).
O primeiro grupo teve um gasto per capta 34% superior aos demais, já o segundo, atingiu a marca de 41%. Juntos eles representam quase 1/3 de toda a população nacional.
Por isso é fundamental que as empresas que desejam se conectar a eles, consigam entender seus anseios e hábitos de consumo.
Os mais jovens, por exemplo, valorizam experiências inovadoras, praticidade, transparência, tecnologias e bem-estar. Já os maduros, em sua maioria das classes A e B, são atraídos por qualidade de vida, produtos pouco industrializados e possuem hábitos alimentares saudáveis.
Informações como essas, que esmiúçam os gostos do consumidor, podem dar direcionamentos importantes para que indústrias saibam o que oferecer em um mix de produtos e onde inseri-los. Então, que tal entender mais sobre os lares de casais sem filhos?
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Os independentes acima de 50 anos valorizam a alimentação de qualidade, vida saudável e produtos específicos. Além disso, costumam ter hobbies mais caros e realizam viagens internacionais.
Isso se deve ao fato de que a grande maioria já possui um patrimônio bastante consolidado. Mais de 90% das pessoas nesse grupo possuem casa própria, 39% têm veículos e 1/3 faz parte das classes A e B.
Outra característica marcante dos independentes maduros é que a maioria deles lida com questões relacionadas a saúde, como controle de colesterol, diabetes e pressão alta.
Por isso, escolhem muito bem os tipos e mercas de produtos alimentícios que consomem, dando sempre preferência para as versões diet, light e integral.
A maioria afirma que ir às compras não é uma obrigação e sim uma programação de rotina e isso fica claro quando analisamos a quantidade de visitas aos pontos de venda deste grupo. O total de 88 vezes supera às 78 visitas realizadas pelos independentes jovens.
Os produtos alimentícios mais consumidos pela categoria são:
Representando 11% dos cerca de 6 milhões de lares analisados, este grupo é formado por jovens altamente conectados e que preferem resolver a maioria de suas tarefas por meio da internet.
Para se ter uma ideia, das pessoas que têm entre 25 e 34 anos, 74% possui smartphone e o utiliza nas principais tarefas do dia-a-dia. No restante do grupo (35 a 44 anos) essa média cai para 62%.
Como ainda estão em ascensão profissional, raramente possuem patrimônios constituídos, mas eles detêm a segunda maior renda per capita de toda a pesquisa. Isso significa que boa parte do que ganham, é destinada ao consumo.
Entre os produtos mais consumidos nos lares das pessoas dessas categorias estão:
Além disso, tendem a investir em produtos tecnológicos como computadores, videogames de última geração e celulares modernos.
Porém, apesar de todas as diferenças encontradas, existe um fator apresentado pela pesquisa que atrai não só os independentes jovens e maduros, mas todos os grupos de domicílios analisados e que colocou o Brasil em um lugar especial no ranking de consumo.
Apesar de todas as particularidades de consumo dos grupos, as ofertas e promoções oferecidas no varejo continuam sendo um dos maiores atrativos para os shoppers no país, por isso é importante que indústrias realizem ações como merchandising nos PDVs.
Ainda de acordo com a Kantar, 80% dos consumidores brasileiros deram preferência a produtos que estavam em oferta entre abril e junho de 2017, o que coloca nosso país entre os primeiros do ranking, superando Reino Unido, Itália e Alemanha.
De acordo com a especialista em consumo, metade dos entrevistados brasileiros afirmam que promoções e ofertas são fatores cruciais para a escolha do PDV em que desejam realizar a compra.
E aqui fica um adendo as indústrias, as promoções que permitem levar mais por menos, são as favoritas dos consumidores, segundo o levantamento.
É muito comum que indústrias ignorem os dados a respeito do consumidor final de seus produtos, mas é importante que ela foque no consumidor final, saiba como ele é e como se comporta.
Isso pode ajudar a aumentar a pulverização de produtos e consequentemente o número de vendas.
Por isso, conheça 4 dicas que mostram como a indústria pode localizar seu consumidor final e aumentar seus resultados a partir disso.
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