Indústria

Casais sem filhos são um ótimo alvo para indústria alimentícia

Ao contrário do que se imagina, lares de casais sem filhos tendem a ter gasto per capta superior aos demais. Entenda o porquê.


Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, residências com famílias constituídas de três ou mais pessoas, tendem a ter gastos per capita menores do que os lares de casais sem filhos.

Foi o que descobriu a pesquisa Winning the Future, realizada pela Kantar Worldpanel, empresa especialista em comportamentos de consumo. Foram avaliados 96 grupos de famílias entre abril de 2016 e março de 2017.

Duas categorias em questão, se destacaram na pesquisa: Independentes jovens (até 49 anos) e independentes maduros (60 anos ou mais).

O primeiro grupo teve um gasto per capta 34% superior aos demais, já o segundo, atingiu a marca de 41%. Juntos eles representam quase 1/3 de toda a população nacional.

Por isso é fundamental que as empresas que desejam se conectar a eles, consigam entender seus anseios e hábitos de consumo.

Os mais jovens, por exemplo, valorizam experiências inovadoras, praticidade, transparência, tecnologias e bem-estar. Já os maduros, em sua maioria das classes A e B, são atraídos por qualidade de vida, produtos pouco industrializados e possuem hábitos alimentares saudáveis.

Informações como essas, que esmiúçam os gostos do consumidor, podem dar direcionamentos importantes para que indústrias saibam o que oferecer em um mix de produtos e onde inseri-los. Então, que tal entender mais sobre os lares de casais sem filhos?

Mas antes, baixe nosso eBook gratuito . Basta clicar na imagem abaixo e realizar seu download.

Nova call to action

Independentes maduros tendem a ter hábitos de vida e consumo saudáveis

Os independentes acima de 50 anos valorizam a alimentação de qualidade, vida saudável e produtos específicos. Além disso, costumam ter hobbies mais caros e realizam viagens internacionais.

Isso se deve ao fato de que a grande maioria já possui um patrimônio bastante consolidado. Mais de 90% das pessoas nesse grupo possuem casa própria, 39% têm veículos e 1/3 faz parte das classes A e B.

Outra característica marcante dos independentes maduros é que a maioria deles lida com questões relacionadas a saúde, como controle de colesterol, diabetes e pressão alta.

Por isso, escolhem muito bem os tipos e mercas de produtos alimentícios que consomem, dando sempre preferência para as versões diet, light e integral.

A maioria afirma que ir às compras não é uma obrigação e sim uma programação de rotina e isso fica claro quando analisamos a quantidade de visitas aos pontos de venda deste grupo. O total de 88 vezes supera às 78 visitas realizadas pelos independentes jovens.

Os produtos alimentícios mais consumidos pela categoria são:

  • Pães e biscoitos integrais
  • Iogurtes naturais
  • Requeijões e outros derivados saudáveis do leite
  • Sucos naturais e refrigerantes diet

As principais necessidades dos independentes jovens

Representando 11% dos cerca de 6 milhões de lares analisados, este grupo é formado por jovens altamente conectados e que preferem resolver a maioria de suas tarefas por meio da internet.

Para se ter uma ideia, das pessoas que têm entre 25 e 34 anos, 74% possui smartphone e o utiliza nas principais tarefas do dia-a-dia. No restante do grupo (35 a 44 anos) essa média cai para 62%.

Como ainda estão em ascensão profissional, raramente possuem patrimônios constituídos, mas eles detêm a segunda maior renda per capita de toda a pesquisa. Isso significa que boa parte do que ganham, é destinada ao consumo.

pessoas-sem-filhos

Entre os produtos mais consumidos nos lares das pessoas dessas categorias estão:

  • Azeites e óleos especiais
  • Cervejas artesanais
  • Carnes processadas como linguiça e empanados de frango
  • Pizzas e massas

Além disso, tendem a investir em produtos tecnológicos como computadores, videogames de última geração e celulares modernos.

Porém, apesar de todas as diferenças encontradas, existe um fator apresentado pela pesquisa que atrai não só os independentes jovens e maduros, mas todos os grupos de domicílios analisados e que colocou o Brasil em um lugar especial no ranking de consumo.

O que casais sem filhos têm em comum com outros grupos familiares?

Apesar de todas as particularidades de consumo dos grupos, as ofertas e promoções oferecidas no varejo continuam sendo um dos maiores atrativos para os shoppers no país, por isso é importante que indústrias realizem ações como merchandising nos PDVs.

Ainda de acordo com a Kantar, 80% dos consumidores brasileiros deram preferência a produtos que estavam em oferta entre abril e junho de 2017, o que coloca nosso país entre os primeiros do ranking, superando Reino Unido, Itália e Alemanha.

De acordo com a especialista em consumo, metade dos entrevistados brasileiros afirmam que promoções e ofertas são fatores cruciais para a escolha do PDV em que desejam realizar a compra.

E aqui fica um adendo as indústrias, as promoções que permitem levar mais por menos, são as favoritas dos consumidores, segundo o levantamento.

 A importância de estudar o comportamento do consumidor

É muito comum que indústrias ignorem os dados a respeito do consumidor final de seus produtos, mas é importante que ela foque no consumidor final, saiba como ele é e como se comporta.

Isso pode ajudar a aumentar a pulverização de produtos e consequentemente o número de vendas.

Por isso, conheça 4 dicas que mostram como a indústria pode localizar seu consumidor final e aumentar seus resultados a partir disso.

E para mais informações sobre como conhecer o seu cliente, sugiro que baixe também nosso material gratuito. Basta clicar no banner abaixo.

Nova call to action

 

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.