A escolha da data para mais um Geotrends não foi por acaso: 25 de maio é o Dia Nacional da Indústria. E para celebrar, nada melhor do que apresentar um conteúdo 100% dedicado ao setor.
Esta edição aconteceu no hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 100 participantes.
O tema central “Criando estratégias de alto impacto” foi subdividido em três apresentações focadas em performance de vendas, esclarecendo como o geomarketing auxilia as estratégias de sell in e sell out.
Conhecendo o consumidor final
O João Caetano, nosso gerente de Marketing de Produto, foi o primeiro a se apresentar, com a palestra “Sell out: é o consumidor quem decide”.
Inclusive, você pode conferir a transmissão da palestra, que fizemos ao vivo no Facebook.
Ele explicou a importância de conhecer o próprio negócio para, posteriormente, estudar o perfil do cliente final.
Caetano mostrou que entender apenas público-alvo não é o suficiente. É necessário elaborar uma persona para entender todos os detalhes a respeito do consumidor final: “O conceito de público-alvo, hoje, é muito abstrato para compreender a fundo o consumidor”.
O gerente também apresentou algumas funcionalidades do OnMaps, nossa ferramenta de geomarketing, que permitem identificar o consumidor de acordo com seus hábitos e estilo de vida, aumentando a eficácia das vendas nos PDVs.
Segundo Caetano, a indústria foca muito nos canais, mas precisa pensar também no sell out.
“Por isso, é fundamental que as empresas trabalhem com a segmentação da população em grupos que possuam necessidades similares”, enfatizou.
MELC Motopeças: como aumentar as vendas
Após o momento de coffee break e networking, foi a vez do André Domok, coordenador de Marketing da MELC Motopeças, dividir um pouco dos resultados da empresa.
A fabricante de peças para motocicletas de baixa cilindrada descobriu novas oportunidades de vendas e aumentou seu market share utilizando o OnMaps: “Criamos uma cadeia mercadológica que atende os grandes distribuidores e contém força de vendas interna”.
Para isso, a MELC aprimorou a distribuição de carteiras de vendas, qualificando seus leads de acordo com as regiões geográficas e as categorias de clientes. Isso otimizou o trabalho da equipe interna de vendas, agilizando todo o processo de prospecção.
O André explicou que utilizou o OnMaps para entender quantos vendedores são necessários para cada região de atuação.
Como resultado da estratégia, o faturamento da fabricante aumentou em 10%. “Agora, a meta é aprimorar diversas ações e elevar esse número”, revelou André.
AkzoNobel: potencializando os canais de distribuição e vendas
A última palestra do dia ficou por conta da Thaís Souza, gerente de Marketing da Akzo Nobel, gigante mundial no ramo da fabricação de tintas e revestimentos.
Thaís revelou como a AkzoNobel encontrou novas oportunidades para maximizar a atuação de mais de 900 distribuidores.
De acordo com ela, a junção do feeling dos canais de vendas somada à expertise dos dados oferecidos pelo OnMaps foi essencial para alcançar os resultados.
Além disso, a AkzoNobel realizou um estudo específico na ferramenta para reposicionar os representantes de forma estratégica por todo o mercado nacional: “Cruzamos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com nossos clientes e descobrimos novas oportunidades para um canal de distribuição em Curitiba”.
Esse estudo resultou em uma descoberta de 195 novas oportunidades de negócio em um raio de apenas 4km.
De acordo com a Thaís, além do distribuidor ter aumentado o volume de vendas em cerca de 17%, a própria AkzoNobel ganhou muito mais confiança e espaço na “prateleira” do estabelecimento. Uma parceria de sucesso!
O que falaram sobre o Geotrends
“O evento é bem interessante. Além do conteúdo de qualidade, também oferece uma boa oportunidade de fazer networking com profissionais de indústrias de diversos segmentos.”
Sérgio Cerca, gerente comercial da Brasforma
“Nunca tinha parado para pensar sobre como são realizados os estudos de segmentação, pensando no sell out. A palestra do João Caetano foi bastante esclarecedora nesse sentido.”
Marcela Monteiro, analista de Vendas da Niagro
“O evento é muito bacana. Nós já usamos a ferramenta e marcamos presença em quase todos os eventos da Geofusion. A busca pelo melhor ponto ou cliente é um grande desafio. Ver vocês apresentando maneiras de conseguir esses resultados é empolgante.”
Jéssica Guerra, analista de Inteligência do Mercado da Comgás
“Achei muito legal quando o João Caetano explicou como criar uma persona. Também gostei do que ele disse sobre focar mais no sell out e não apenas no sell in, isso abriu a minha mente. O evento eu já imaginava que ia ser bem legal.”
Laís Tavares, analista de desenvolvimento de vendas da Bridgestone
“Fiquei curioso para ver mais do OnMaps, como ele funciona. Quero ter um aprofundamento para entender melhor como a ferramenta pode ajudar a minha empresa, mas o evento em si foi muito bacana.”Antonio Menegatti, coordenador de TI da Castelo Alimentos