Serviços

3 dicas de como aumentar o fluxo de clientes na loja

Precisa de ideias e insights para melhorar o movimento de uma loja? Confira dicas pautadas em location intelligence e tecnologia em mapas.


Você sabe que existe uma diversidade de avaliações e estudos realizados antes da decisão de abrir uma nova unidade.

Por mais que existam inúmeras análises prévias para minimizar riscos, o mercado é vivo, e pode acontecer de o negócio não ir tão bem em seus primeiros meses de vida. É então que surge a questão de como aumentar o fluxo de clientes na loja.

Mesmo que, em muitos casos, o time de expansão das médias e grandes redes varejista e de franquias sejam corresponsáveis pelo sucesso do ponto após a inauguração, é comum que a existam dificuldades e a coisa demore para pegar no breu.

Por isso, a seguir vou dar algumas dicas de como usar o OnMaps, o software da Geofusion que alia alta tecnologia e location intelligence, para atrair novos clientes e trazer sempre de volta aqueles que já compram no local.

1. Entender o entorno no detalhe

Antes de mais nada, o primeiro passo é você compreender quem de fato são os consumidores que circulam pela região. A partir daí, é possível pensar em muitas melhorias na operação e divulgação da loja (promoções, ações de marketing e compra de mídia, por exemplo).

No software, dá pra enxergar, no detalhe de quarteirão, o perfil tanto de moradores como de possíveis trabalhadores de uma área delimitada.

Informações atualizadas, como renda média domiciliar, idade predominante e faixa salarial vão te guiar a desenvolver melhor ações dentro e fora da unidade.

Um exemplo de mapeamento no OnMaps é o de população economicamente ativa durante o dia, ou PEA Dia. Ali, você consegue ver quais são os locais com maior concentração de pessoas com renda.

pea-dia
Camada de PEA Dia na cidade de Uberlândia (MG); quando mais escura a área, maior a concentração de pessoas com renda

A análise considera informações sobre os trabalhadores formais e informais, além da “população residente inativa”, composta por pessoas acima de 18 anos que não trabalham, mas possuem renda.

Abrange, por exemplo, aposentados, universitários e donas de casa, que também são potenciais consumidores em determinados casos.

2. Conhecer intenções de compra e acertar no mix de produtos

As variáveis citadas anteriormente são essenciais para descobrir se o seu público-alvo está realmente passando pela frente da loja, mas não é só isso.

Se você desconfia que alguma falha no mix de produtos ofertado pode ser um dos fatores da baixa atratividade de clientes, a informação de Potencial de Consumo do OnMaps ajudará bastante.

Com este dado, descobre-se qual a propensão de consumo das pessoas em torno da loja – se a intenção ao gasto de uma determinada categoria de produtos em uma região é alta ou baixa, qual o consumo médio em dinheiro e o quanto isso representa em porcentagem para cada categoria e subcategoria. Bacana, não é verdade?

potencial-consumo-uberlandia Camada de Potencial de Consumo visualizada no Centro de Uberlândia (MG), exemplificando análises por quarteirões e trechos de rua

Ao todo, a ferramenta possibilita análise para 97 itens, entre as categorias e subcategorias, que vão de alimentação fora do domicilio, passando por vestuário até mobiliários e artigos do lar.

3. Criar programas de fidelização

É comum que, para participar de um programa de fidelização, o cliente tenha que, em troca, fornecer dados cadastrais – entre eles, o endereço residencial.

Por mais simples que possa parecer, essa informação é fundamental para quem quer conhecer detalhes sobre uma operação de loja, como também sobre o perfil médio do consumidor.

O endereço residencial, afinal, pode ser mapeado e cruzado com informações sociodemográficas do OnMaps, agilizando sua análise de quem é e onde está o seu cliente.

Há ainda empresas que perguntam ao consumidor o endereço comercial. Com ambos os endereços, é possível colocar no mapa o trajeto que cada cliente faz diariamente, entender o comportamento dele e saber se está mais perto da loja durante o dia ou ao fim do expediente, otimizando ações para atrai-lo até a loja.

Quer saber mais sobre como o software OnMaps pode ajudar sua empresa a crescer e expandir nos melhores locais do País? Baixe o kit gratuito e entenda as vantagens, funcionalidades e possibilidades da ferramenta.

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.