Você sabe que existe uma diversidade de avaliações e estudos realizados antes da decisão de abrir uma nova unidade.
Por mais que existam inúmeras análises prévias para minimizar riscos, o mercado é vivo, e pode acontecer de o negócio não ir tão bem em seus primeiros meses de vida. É então que surge a questão de como aumentar o fluxo de clientes na loja.
Mesmo que, em muitos casos, o time de expansão das médias e grandes redes varejista e de franquias sejam corresponsáveis pelo sucesso do ponto após a inauguração, é comum que a existam dificuldades e a coisa demore para pegar no breu.
Por isso, a seguir vou dar algumas dicas de como usar o OnMaps, o software da Geofusion que alia alta tecnologia e location intelligence, para atrair novos clientes e trazer sempre de volta aqueles que já compram no local.
1. Entender o entorno no detalhe
Antes de mais nada, o primeiro passo é você compreender quem de fato são os consumidores que circulam pela região. A partir daí, é possível pensar em muitas melhorias na operação e divulgação da loja (promoções, ações de marketing e compra de mídia, por exemplo).
No software, dá pra enxergar, no detalhe de quarteirão, o perfil tanto de moradores como de possíveis trabalhadores de uma área delimitada.
Informações atualizadas, como renda média domiciliar, idade predominante e faixa salarial vão te guiar a desenvolver melhor ações dentro e fora da unidade.
Um exemplo de mapeamento no OnMaps é o de população economicamente ativa durante o dia, ou PEA Dia. Ali, você consegue ver quais são os locais com maior concentração de pessoas com renda.
A análise considera informações sobre os trabalhadores formais e informais, além da “população residente inativa”, composta por pessoas acima de 18 anos que não trabalham, mas possuem renda.
Abrange, por exemplo, aposentados, universitários e donas de casa, que também são potenciais consumidores em determinados casos.
2. Conhecer intenções de compra e acertar no mix de produtos
As variáveis citadas anteriormente são essenciais para descobrir se o seu público-alvo está realmente passando pela frente da loja, mas não é só isso.
Se você desconfia que alguma falha no mix de produtos ofertado pode ser um dos fatores da baixa atratividade de clientes, a informação de Potencial de Consumo do OnMaps ajudará bastante.
Com este dado, descobre-se qual a propensão de consumo das pessoas em torno da loja – se a intenção ao gasto de uma determinada categoria de produtos em uma região é alta ou baixa, qual o consumo médio em dinheiro e o quanto isso representa em porcentagem para cada categoria e subcategoria. Bacana, não é verdade?
Ao todo, a ferramenta possibilita análise para 97 itens, entre as categorias e subcategorias, que vão de alimentação fora do domicilio, passando por vestuário até mobiliários e artigos do lar.
3. Criar programas de fidelização
É comum que, para participar de um programa de fidelização, o cliente tenha que, em troca, fornecer dados cadastrais – entre eles, o endereço residencial.
Por mais simples que possa parecer, essa informação é fundamental para quem quer conhecer detalhes sobre uma operação de loja, como também sobre o perfil médio do consumidor.
O endereço residencial, afinal, pode ser mapeado e cruzado com informações sociodemográficas do OnMaps, agilizando sua análise de quem é e onde está o seu cliente.
Há ainda empresas que perguntam ao consumidor o endereço comercial. Com ambos os endereços, é possível colocar no mapa o trajeto que cada cliente faz diariamente, entender o comportamento dele e saber se está mais perto da loja durante o dia ou ao fim do expediente, otimizando ações para atrai-lo até a loja.
Quer saber mais sobre como o software OnMaps pode ajudar sua empresa a crescer e expandir nos melhores locais do País? Baixe o kit gratuito e entenda as vantagens, funcionalidades e possibilidades da ferramenta.