O mercado está avançando de forma cada vez mais rápida e, com o aprimoramento das tecnologias e da internet, as formas de fazer negócios são cada vez mais práticas e eficientes.
No caso de uma técnica conhecida como dropshipping, por exemplo, as empresas podem utilizar o estoque de mercadorias de terceiros para concretizar suas vendas, além de ajudar outros negócios a crescerem no mercado.
Neste texto, vou falar sobre o que é dropshipping, seus benefícios, como utilizá-lo e como o geomarketing pode ajudar.
Geralmente voltado para empresas com estruturas de lojas virtuais e marketplaces, o dropshipping é a integração de duas palavras: drop, que quer dizer largar; e shipping, que significa remessa.
A técnica costuma ser útil principalmente (mas não só) para os e-commerces, pois consiste em deixar o estoque e a entrega de produtos a cargo de outra empresa.
O processo acontece no momento em que uma marca recebe uma ordem de serviço online — no caso, uma venda — e a direciona para o seu fornecedor, isto é, o parceiro dropship, que encaminha o produto para o consumidor em nome da empresa que recebeu o pedido.
O resultado é que não há a necessidade de ter acesso ou manipular um determinado produto, uma vez que quem pratica a técnica se estabelece apenas como o intermediário da venda.
O lucro acontece por conta da diferença de preço entre o valor que a empresa divulga no e-commerce e o que o parceiro dropship cobra.
O processo acontece da seguinte forma:
Entre as vantagens de trabalhar com o dropshipping, destaco alguns dos principais benefícios:
Uma vez que não existe a necessidade de se investir em estoques de mercadorias, é possível reduzir recursos e ser ainda mais bem-sucedido.
Como não existe a necessidade de lidar com compras, catálogos e estoques, as despesas fixas são mínimas. À medida que a estrutura pede crescimento, os gastos tendem a aumentar — mas continuam pequenos se comparados a uma operação comercial tradicional.
Como não existe a necessidades de comprar as mercadorias para vender com antecedência, é possível oferecer uma vasta diversidade de itens para possíveis consumidores e aumentar o catálogo à medida que for interessante e conveniente, contanto que o dropshipping tenha a mercadoria estocada.
Por meio de uma empresa tradicional, caso exista um pedido 4 vezes maior do que o normal, em geral isso exige um trabalho além daquele praticado normalmente. Com fornecedores dropshipping, isso não acontece, uma vez que o processamento das encomendas será realizado pelos parceiros.
Isso permite que a empresa cresça com poucos gastos e menos trabalho, ou seja, será a mesma coisa se você vender 20 ou 200 produtos.
O geomarketing é um trabalho de inteligência essencial para diversas estratégias de mercado. Por meio dele, é possível expandir as atividades e efetivar melhorias do negócio como um todo.
No caso do dropshipping, essa técnica ajudará diretamente a levantar informações estratégicas que serão indispensáveis para o sucesso.
Com o geomarketing, é possível coletar informações sobre perfil dos consumidores, lojas físicas, e concorrentes, por exemplo. Dessa forma, será possível ter uma noção muito clara do tamanho do mercado, do público a atingir, dos hábitos de compras, entre muitas outras particularidades.
E então, você gostou de saber o que é dropshipping? Conforme mostrei ao longo do texto, essa é mais uma possibilidade de um negócio prático e eficiente. E, com ferramentas como o geomarketing para auxiliar no processo, as chances de sucesso aumentam de forma ainda mais expressiva.
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