A computação na nuvem, também chamada de cloud computing, tem promovido a reconfiguração do ambiente empresarial para a era digital.
Hoje, sem dúvida, investir em um suporte tecnológico apropriado é uma das estratégias mais eficientes para se alcançar notoriedade e, principalmente, a boa gestão dos recursos disponíveis.
Para você entender melhor como funciona um software na nuvem e quais são suas principais vantagens, acompanhe nosso post e fique por dentro do assunto!
Antes de mergulhar no assunto, o que acha de complementar seus conhecimentos sobre inteligência comercial com um dos nossos materiais? Basta clicar na imagem e fazer o download.
O software na nuvem é uma tecnologia que surgiu para revolucionar os processos e a forma como são executados.
Assim, tal tecnologia utiliza de servidores distribuídos e compartilhados no ambiente virtual, possibilitando maior segurança e capacidade de armazenamento e memória.
Isso significa que as informações e dados da empresa passam a ser partilhados por todas as máquinas e aplicativos da empresa, eliminando as hospedagens de servidores e data centers.
Com acesso à internet e o uso de uma senha de usuário é possível acessar arquivos a partir de qualquer dispositivo, já que as informações passam a não estar armazenadas em um computador, mas sim, em um servidor online.
O modelo de software na nuvem funciona basicamente como um servidor online, já que não é necessário que a empresa arque com altíssimos custos de aquisição de licença de software e nem com a implementação de uma infraestrutura específica para os sistemas internos.
Pode-se imaginar um software em nuvem como um quebra-cabeças, no qual cada peça corresponde a um departamento da organização, mantendo relação entre si por meio da integração das suas informações e dados.
Ou seja, a solução na nuvem é flexível conforme as demandas de cada empresa, já que é possível adquirir módulos isolados para atender o crescimento e as necessidades da empresa.
Dessa forma, é possível adquirir um módulo de controle de estoque, de vendas, de processos financeiros etc., integrando as informações e oferecendo maior segurança no armazenamento e acesso aos dados.
Que a tecnologia tem sido a grande aliada no crescimento das empresas já não é mais novidade. No entanto, o software na nuvem tem se tornado o grande diferencial competitivo.
Esse modelo, que permite a adoção de diversos tipos de softwares como um serviço, está tornando o dia a dia das companhias mais dinâmico e flexível.
Isso porque a adoção da computação em nuvem constrói uma cultura organizacional inovadora, já que os processos de negócios passam a ser levados para a nuvem, automatizando e conectando entre si todos os setores da organização.
O investimento em soluções em nuvem impulsiona a eficiência, reduz os custos e acelera a adoção de tendências tecnológicas, como mobilidade e análise de dados (inclusive, em tempo real).
Investir em um software na nuvem significa agregar valor à empresa, já que os dados e informações passam a ser compartilhados com maior eficiência e segurança e podem ser geridos em tempo real, eliminando erros e falhas no processo de tomada de decisão.
Listamos algumas vantagens competitivas na adoção de um software na nuvem. Acompanhe!
Com um software na nuvem, todos os dados e informações trafegados dentro e fora da empresa são criptografados e monitorados para evitar invasões e ataques de hackers.
Por isso, a verificação da empresa fornecedora do software é tão importante. O empreendedor precisa conhecer a idoneidade da organização que fornece esse tipo de serviço, de modo a evitar problemas futuros.
Além disso, as informações do sistema são realizadas de forma automática sem a necessidade que o usuário final execute qualquer tarefa. O mesmo ocorre com os backups periódicos que são realizados conforme programados.
Com a adoção de um software na nuvem, é possível controlar o acesso de cada um dos funcionários da empresa, garantindo a confidencialidade das informações estratégicas do negócio.
Ao inserir novas tecnologias nos negócios, é possível descartar etapas burocráticas e obter maior eficiência nos processos produtivos. Portanto, ao melhorar a estrutura organizacional, otimizam-se os fluxos internos em diversos departamentos da empresa.
A eliminação de burocracias e o foco na gestão estratégica levam à otimização do tempo e a redução de custos. Assim, o gestor pode direcionar esforços para uma gestão estratégica do seu negócio.
Outra grande vantagem promovida pelo software na nuvem é a redução de custos. Antes, caso o negócio precisasse de um editor de planilhas, por exemplo, era necessário adquirir um produto específico para cada uma das máquinas da empresa.
Com a utilização de um software na nuvem, a empresa investe no serviço prestado, ou seja, pagando uma mensalidade de acordo com a demanda necessária. Isso promove o crescimento do negócio, já que o serviço pode ser ampliado de acordo com a escalabilidade da companhia.
A adoção da computação em nuvem aos processos não exige novas instalações ou mesmo configurações locais. Todo o processo é realizado em um servidor virtual e pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet.
Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, o processo de aquisição de um software na nuvem é ajustável a qualquer organização nos seus mais variados portes.
Isso porque há planos customizados e, até mesmo, a possibilidade de desenvolver sistemas exclusivos para cada negócio.
Com a integração das informações e dos departamentos, os processos ganham maior praticidade e agilidade.
Não será mais necessário enviar e-mails para cada funcionário informando determinada atividade ou tarefa que precisa ser executada. Todos passam a ter acesso às informações para a execução das operações diárias de forma que o dia a dia fique mais fluído.
Definir os territórios de atuação da sua força de vendas e distribuir oportunidades, por exemplo, pode ser algo automatizado com o apoio de um software, além de facilmente compartilhável com toda a equipe.
Com isso, a comunicação interna passa a ser facilitada, garantindo maior dinâmica para o negócio. Isso tudo sem a necessidade de instalar programas nos computadores da empresa ou nos dispositivos móveis dos gestores.
Um dos principais benefícios da computação na nuvem é a possibilidade de acessar qualquer dado e informação de qualquer lugar. Isso inclui os dispositivos móveis, como celulares e tablets.
É possível acompanhar o desempenho dos colaboradores dentro do táxi, realizar reuniões remotamente ou agendar compromissos importantes sem necessariamente estar na empresa.
A mobilidade oferece o acompanhamento em tempo real sobre questões de produtividade e resultados, além de outras ferramentas úteis para o processo de tomada de decisão.
Não há dúvidas que a adoção de um software na nuvem contribui na gestão de riscos da organização. Por meio de gráficos e indicadores, é possível identificar as vulnerabilidades do negócio e propor soluções que possam conter as ameaças externas.
Com a flexibilidade das operações e a agilidade nos processos, a produtividade e o desempenho dos colaboradores passa a ser melhorado continuamente. A adoção de um software na nuvem impulsiona a empresa para a evolução e proporciona maior vantagem competitiva.
A adoção de um software na nuvem aos negócios é o diferencial competitivo que a sua empresa precisa diante de um mercado cada vez mais saturado e volátil. Sendo assim, não deixe de contar com essa tecnologia no seu negócio!
O que achou do nosso conteúdo? Qual a sua experiência? Compartilhe conosco sua opinião no campo de comentários.
Quer saber mais? Temos muitos outros materiais que apoiam a tomada de decisões na indústria. Para acessar, clique no banner e faça o download gratuitamente.