Geomarketing

Turismo no Brasil: Quais os destinos mais visitados?

A coluna Mercado Aberto, do jornal Folha de S. Paulo, divulgou novas informações sobre o turismo no Brasil. Confira o estudo!


A coluna Mercado Aberto, do jornal Folha de S. Paulo, divulgou novas informações sobre o turismo no Brasil.

O novo estudo, divulgado pela Geofusion, apontou, entre tantas descobertas, como o potencial turístico do país está concentrado.

turistas.png

Quatro estados – SP, RJ, MG e BA – recebem mais da metade dos viajantes do país.

Potencial turístico

Empresas de vários setores agora podem contar com o apoio dessas informações.

Desde varejistas à procura de novos mercados até bancos que têm de decidir quanto dinheiro enviar para cada cidade em datas específicas, como foi mencionado na coluna.

Afinal, em alguns lugares o número de visitantes a cada ano ultrapassa a barreira dos milhões.

As grandes capitais brasileiras são as cidades que mais recebem turistas. Elas não têm apenas os maiores aeroportos e opções de lazer ao visitante. Também atraem trabalhadores com feiras e eventos corporativos.

Principais destinos turísticos

destinos_turisticos.jpg

Boa parte dos 20% de municípios que recebem turistas, entretanto, embora não tenham grande número de habitantes, recebem uma população flutuante que representa um potencial de mercado interessante para algumas companhias.

São pequenas cidades que têm no turismo a grande vocação.

Praia Grande, por exemplo, aparece entre capitais no ranking acima. Mas seus quase 2,5 milhões de visitantes por ano costumam descer a serra atrás de nada senão aproveitar os momentos de lazer.

Então municípios pequeninos se enchem na alta temporada. Em determinadas cidades, o mercado consumidor chega a crescer mais de 20 vezes na alta temporada (confira o ranking abaixo):

População flutuante

qual_impacto_dos_turistas.jpg

Habitada por pouco menos de 4 mil habitantes no sul de Goiás, Rio Quente é uma estância que todo ano atrai milhares de turistas do Brasil e de outras partes do mundo.

A população dispara na alta temporada – e um mercado consumidor de mais de 1 milhão de pessoas passa por lá todo ano.

Algo como a cidade de Maceió ou São Luís, todo ano, preenchendo as vagas de hotéis no município goiano.

Há em todo canto do país casos assim. Gramado, no Rio Grande do Sul, Búzios, no Rio de Janeiro, e Mata de São João, na Bahia, recebem número semelhante de turistas.

Potencial turístico por região

É bem verdade que a variedade de cenários que se oferecem ao viajante pelo país é grande.

Em Goiás, por exemplo, além de Rio Quente, há muita gente indo a cidades como Caldas Novas ou Lagoa Santa, bem como à capital Goiânia.

Mesmo assim, com os três estados que mais recebem turistas no país, o Sudeste não apenas é a região que recebe mais visitas, como também é onde há mais municípios com potencial turístico.

municipios_c_potencial_turistico_por_regiao_geofusion.jpg

Junto ao nordeste, têm 70% dos municípios que aparecem no mapa do turismo brasileiro.

Informação estratégica

Como vimos, se é grande a variedade de cenários espalhados pelo país, cada um deles tem também seu tipo de turismo. Grandes centros urbanos tem cada um sua particularidade, enquanto o cardápio de destinos turísticos agrada a todo tipo de público-alvo.

No fim do dia, permanecem os ensinamentos do Geomarketing – uma boa  localização é fundamental para um ponto comercial de sucesso.

E para definir qual endereço é o melhor, há de se considerar cada um de seus aspectos, como o entorno, o potencial de mercado disponível e o mercado consumidor, tanto residente como o flutuante.

Lembrando que, se o potencial turístico ainda está concentrado em algumas regiões, o potencial de consumo mostrou recentemente alguns mercados em expansão pelo país.

New Call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.