Tudo o que você precisa saber sobre dropshipping

dropshipping

O mercado está avançando de forma cada vez mais rápida e, com o aprimoramento das tecnologias e da internet, as formas de fazer negócios são cada vez mais práticas e eficientes.

No caso de uma técnica conhecida como dropshipping, por exemplo, as empresas podem utilizar o estoque de mercadorias de terceiros para concretizar suas vendas, além de ajudar outros negócios a crescerem no mercado.

Neste texto, vou falar sobre o que é dropshipping, seus benefícios, como utilizá-lo e como o geomarketing pode ajudar.

O que é dropshipping

Geralmente voltado para empresas com estruturas de lojas virtuais e marketplaces, o dropshipping é a integração de duas palavras: drop, que quer dizer largar; e shipping, que significa remessa.

A técnica costuma ser útil principalmente (mas não só) para os e-commerces, pois consiste em deixar o estoque e a entrega de produtos a cargo de outra empresa.

O processo acontece no momento em que uma marca recebe uma ordem de serviço online — no caso, uma venda — e a direciona para o seu fornecedor, isto é, o parceiro dropship, que encaminha o produto para o consumidor em nome da empresa que recebeu o pedido.

O resultado é que não há a necessidade de ter acesso ou manipular um determinado produto, uma vez que quem pratica a técnica se estabelece apenas como o intermediário da venda.

O lucro acontece por conta da diferença de preço entre o valor que a empresa divulga no e-commerce e o que o parceiro dropship cobra.

O processo acontece da seguinte forma:

  • um usuário visita uma loja virtual e realiza uma compra;

  • a empresa recebe uma ordem de venda e, de forma manual ou automática, encaminha a informação para o parceiro dropship;

  • o parceiro separa os itens e faz a distribuição dos produtos aos clientes.

Quais são as vantagens de utilizar o dropshipping

Entre as vantagens de trabalhar com o dropshipping, destaco alguns dos principais benefícios:

Menos custos

Uma vez que não existe a necessidade de se investir em estoques de mercadorias, é possível reduzir recursos e ser ainda mais bem-sucedido.

Despesas fixas mínimas

Como não existe a necessidade de lidar com compras, catálogos e estoques, as despesas fixas são mínimas. À medida que a estrutura pede crescimento, os gastos tendem a aumentar — mas continuam pequenos se comparados a uma operação comercial tradicional.

Diversidade de produtos

Como não existe a necessidades de comprar as mercadorias para vender com antecedência, é possível oferecer uma vasta diversidade de itens para possíveis consumidores e aumentar o catálogo à medida que for interessante e conveniente, contanto que o dropshipping tenha a mercadoria estocada.

Nada de trabalho em excesso

Por meio de uma empresa tradicional, caso exista um pedido 4 vezes maior do que o normal, em geral isso exige um trabalho além daquele praticado normalmente. Com fornecedores dropshipping, isso não acontece, uma vez que o processamento das encomendas será realizado pelos parceiros.

Isso permite que a empresa cresça com poucos gastos e menos trabalho, ou seja, será a mesma coisa se você vender 20 ou 200 produtos.

Como o geomarketing pode influenciar e otimizar o dropshipping

O geomarketing é um trabalho de inteligência essencial para diversas estratégias de mercado. Por meio dele, é possível expandir as atividades e efetivar melhorias do negócio como um todo. 

No caso do dropshipping, essa técnica ajudará diretamente a levantar informações estratégicas que serão indispensáveis para o sucesso.

Com o geomarketing, é possível coletar informações sobre perfil dos consumidores, lojas físicas, e concorrentes, por exemplo. Dessa forma, será possível ter uma noção muito clara do tamanho do mercado, do público a atingir, dos hábitos de compras, entre muitas outras particularidades.

E então, você gostou de saber o que é dropshipping? Conforme mostrei ao longo do texto, essa é mais uma possibilidade de um negócio prático e eficiente. E, com ferramentas como o geomarketing para auxiliar no processo, as chances de sucesso aumentam de forma ainda mais expressiva.

Quer saber mais sobre como levar uma nova visão para sua empresa? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

Nova call to action

Por Renato Chaves / Gerente Comercial

Comentários

Ebooks

Materiais mais baixados

  • [EBOOK] 6 Fatores de Sucesso para Abertura de Novas Lojas Baixe grátis
  • [EBOOK] As Principais Soluções de Geomarketing Para Expansão de Redes Baixe grátis
  • [TOP 50] Os Municípios com Maior Potencial de Consumo Baixe grátis
  • [QUIZ] Você sabe o que considerar na escolha do ponto comercial ideal? Baixe grátis

Acompanhe a Geofusion

Assine nosso blog e receba o melhor conteúdo sobre Geomarketing