Publicado em 26/12/2023

Tudo o que você precisa saber sobre dropshipping

Tudo o que você precisa saber sobre dropshipping

Geofusion Victor Melo
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O mercado está avançando de forma cada vez mais rápida e, com o aprimoramento das tecnologias e da internet, as formas de fazer negócios são cada vez mais práticas e eficientes.

No caso de uma técnica conhecida como dropshipping, por exemplo, as empresas podem utilizar o estoque de mercadorias de terceiros para concretizar suas vendas, além de ajudar outros negócios a crescerem no mercado.

Neste texto, vou falar sobre o que é dropshipping, seus benefícios, como utilizá-lo e como o geomarketing pode ajudar.

O que é dropshipping?

Geralmente voltado para empresas com estruturas de lojas virtuais e marketplaces, o dropshipping é a integração de duas palavras: drop, que quer dizer largar; e shipping, que significa remessa.

A técnica costuma ser útil principalmente (mas não só) para os e-commerces, pois consiste em deixar o estoque e a entrega de produtos a cargo de outra empresa.

O processo acontece no momento em que uma marca recebe uma ordem de serviço online — no caso, uma venda — e a direciona para o seu fornecedor, isto é, o parceiro dropship, que encaminha o produto para o consumidor em nome da empresa que recebeu o pedido.

O resultado é que não há a necessidade de ter acesso ou manipular um determinado produto, uma vez que quem pratica a técnica se estabelece apenas como o intermediário da venda.

O lucro acontece por conta da diferença de preço entre o valor que a empresa divulga no e-commerce e o que o parceiro dropship cobra.

O processo acontece da seguinte forma:

  • Um usuário visita uma loja virtual e realiza uma compra;
  • A empresa recebe uma ordem de venda e, de forma manual ou automática, encaminha a informação para o parceiro dropship;
  • O parceiro separa os itens e faz a distribuição dos produtos aos clientes.
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Quais os tipos de fornecedores dropshipping?

Existem diferentes companhias com as quais um varejista pode fazer uma negociação como essas.

Um desses casos é quando a parceria ocorre com o próprio fabricante do produto, que então cobra preços mais baixos pelas vendas. Por outro lado, geralmente há a exigência de que sejam comprados vários itens de uma vez só.

Outro cenário é no segmento de atacadistas, os quais vendem grande quantidade e variedade de mercadorias, principalmente para empresas.

Uma terceira possibilidade é o das distribuidoras. Elas fazem o intermédio entre indústrias e lojas, possuindo amplo número de ofertas em seu portfólio e costumam demandar menor número de pedidos para as lojas.

No Brasil, o Mercado Livre e a Shopee são dois exemplos de players que atuam por meio da utilização do modelo de dropshipping.

Quais são as vantagens de utilizar o dropshipping?

Entre as vantagens de trabalhar com o dropshipping, destaco alguns dos principais benefícios:

Menos custos

Uma vez que não existe a necessidade de se investir em estoques de mercadorias, é possível reduzir recursos e ser ainda mais bem-sucedido.

Despesas fixas mínimas

Como não existe a necessidade de lidar com compras, catálogos e estoques, as despesas fixas são mínimas. À medida que a estrutura pede crescimento, os gastos tendem a aumentar — mas continuam pequenos se comparados a uma operação comercial tradicional.

Diversidade de produtos

Como não existe a necessidades de comprar as mercadorias para vender com antecedência, é possível oferecer uma vasta diversidade de itens para possíveis consumidores e aumentar o catálogo à medida que for interessante e conveniente, contanto que o dropshipping tenha a mercadoria estocada.

Nada de trabalho em excesso

Por meio de uma empresa tradicional, caso exista um pedido 4 vezes maior do que o normal, em geral isso exige um trabalho além daquele praticado normalmente. Com fornecedores dropshipping, isso não acontece, uma vez que o processamento das encomendas será realizado pelos parceiros.

Isso permite que a empresa cresça com poucos gastos e menos trabalho, ou seja, será a mesma coisa se você vender 20 ou 200 produtos.

Como o geomarketing pode influenciar e otimizar o dropshipping?

O geomarketing é um trabalho de inteligência essencial para diversas estratégias de mercado. Por meio dele, é possível expandir as atividades e efetivar melhorias do negócio como um todo.

No caso do dropshipping, essa técnica ajudará diretamente a levantar informações estratégicas que serão indispensáveis para o sucesso. São alguns exemplos de aplicação:

Segmentação de mercado

Com o uso de dados geográficos, sua empresa pode entender as características do seu público-alvo e direcionar de maneira precisa diversos tipos de ações, desde campanhas de marketing até definição de sortimento de produtos.

Eficiência logística

Ao saber onde estão tanto os seus consumidores quanto as suas lojas e fornecedores, você consegue medir os deslocamentos e otimizar as rotas necessárias para que suas mercadorias cheguem com mais agilidade aos seus clientes.

Análise de competição local

O geomarketing permite que sua companhia descubra os lugares em que há maior quantidade de concorrentes, além de mensurar os impactos disso nas suas vendas. Consequentemente, possibilita adaptar suas estratégias para obter ganho de market share.

Avaliação de tendências de mercado local

Muitas vezes, pessoas que moram ou frequentam uma mesma região acabam tendo interesses em comum: seja em termos de preços, seja de preferências por determinadas roupas ou comidas, e assim por diante. O uso de dados geográficos possibilita que você compreenda melhor esses comportamentos de consumo.

Suporte à expansão geográfica

Uma das principais utilizações do geomarketing está justamente em apoiar o crescimento das empresas. Sendo assim, ele propicia ao seu negócio a oportunidade de aumentar seu campo de atuação para cada vez mais territórios e clientes.

Conclusão

Com o geomarketing, é possível coletar informações sobre perfil dos consumidores, lojas físicas, e concorrentes, por exemplo. Dessa forma, será possível ter uma noção muito clara do tamanho do mercado, do público a atingir, dos hábitos de compras, entre muitas outras particularidades.

E então, você gostou de saber o que é dropshipping? Conforme mostrei ao longo do texto, essa é mais uma possibilidade de um negócio prático e eficiente. E, com ferramentas como o geomarketing para auxiliar no processo, as chances de sucesso aumentam de forma ainda mais expressiva.

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