Para fortalecer a competitividade, muitas empresas optam por abrir novas lojas ou mesmo ampliar as já existentes. Essa é uma estratégia poderosa, mas que pode colocar você frente ao desafio da expansão de lojas de varejo. Ainda assim, o geomarketing nos mostra que é possível driblar esses obstáculos.
Adotando o conceito de inteligência geográfica para solucionar os problemas de uma loja com base em um estudo da sua região, é possível expandir com mais tranquilidade. Porém, é natural ter algumas dúvidas sobre o funcionamento do geomarketing.
Por isso, elaboramos este artigo para mostrar os desafios da expansão e como essa estratégia pode ajudar você a superá-los.
Antes, sugiro que você complemente seus conhecimentos sobre expansão, acessando o material abaixo. Basta clicar na imagem e fazer o download.
Existem situações em que uma nova loja pode conquistar um público-alvo com poucas ou nenhuma opção local.
Em outros casos, a estratégia pode ser a de não lucrar tanto de imediato, mas impedir a concorrência de dominar totalmente aquele mercado. Em ambas as situações, é essencial cumprir alguns pré-requisitos para expandir.
Por isso, começaremos explicando brevemente cada um deles.
Conhecer profundamente sua concorrência é um dos requisitos mais importantes para planejar a expansão. Isso faz com que você identifique com mais precisão as oportunidades de venda para o consumidor em questão — um produto com alto índice de vendas ou mesmo algo que nenhum concorrente oferece.
Em geral, estamos falando de tomar como referência as lojas que fazem maior sucesso e fugir das práticas que não dão resultado. Observe as estratégias de marketing, quem são os fornecedores, as formas de pagamento, o tipo de atendimento etc. Cada detalhe pode fazer a diferença.
Conhecer a própria empresa e seu market share é tão importante quanto monitorar a concorrência. Antes de expandir, é fundamental colocar no papel as suas contas para que, de forma organizada, você entenda a realidade do negócio. Expandir sem essa noção pode resultar em uma catástrofe financeira.
Por isso, além de ter uma visão geral do negócio, coloque os processos em ordem para entender o custo da sua expansão. Entenda seu consumidor, elabore relatórios de performance para saber o custo da sua operação, calcule a entrada e saída do caixa etc. Softwares especializados e consultorias são de grande importância nessa etapa do processo.
O treinamento é uma ferramenta insubstituível para garantir a eficiência da equipe. Porém, não se limite a isso. Busque engajar suas equipes em seus objetivos, mostrando a relação entre o sucesso da nova loja e o dos profissionais envolvidos.
Invista em qualificação específica ou, se não puder arcar com esse custo, em cursos online e outros tipos de palestra. O importante é garantir capacitação técnica e motivação para que o desempenho dos profissionais seja o esperado.
Ignorar o comportamento do cliente e desconhecer o custo de atuar em determinada região é um erro muito comum na expansão de lojas. Por isso, faça a lição de casa da empresa e faça um levantamento de dados que favoreça o seu planejamento.
Qual é a faixa etária daquela região? Quanto o cliente costuma gastar? Quais são suas preferências? Devo investir em preço baixo ou qualidade?
Esse tipo de pergunta leva a respostas que nortearão o processo de expansão.
Com isso em mente, é hora de conhecer melhor os principais desafios. Para começar, temos a questão da informação.
A coleta de dados tem se mostrado uma atividade mais simples de executar, principalmente com as novas tecnologias. Entretanto, transformar dados em informações relevantes ainda é um desafio para as empresas.
Imagine que você tenha que estabelecer as metas de vendas de cada loja. Não adianta simplesmente colocar no papel que o faturamento de todas deverá crescer 130% em um ano, sem levar em conta a realidade de cada região.
Algumas das lojas já podem estar desempenhando o máximo que aquele mercado específico permite! Mesmo que seja abaixo da média das outras lojas da empresa, ela pode estar acima da concorrência local.
Por outro lado, uma loja pode parecer vender muito e, ao mesmo tempo, estar desperdiçando grandes oportunidades em um mercado muito maior.
Por isso, é preciso adotar estratégias específicas para cada loja, identificando o cenário real de cada uma e definindo objetivos individuais. E isso nos leva a outro grande desafio: a expansão do número de lojas.
Se lidar com diferentes cenários é complicado, inserir uma nova loja em um mercado específico é ainda mais. Afinal, é preciso fazer o levantamento dessas informações sem estar presente naquela região, analisando seu mercado por meio de um “olhar externo”.
Os erros mais comuns são:
Nesses casos, o geomarketing tem se mostrado uma ferramenta extremamente poderosa para facilitar esse processo, como mostraremos agora.
Se o seu foco está no consumidor final, o geomarketing pode ajudar você por meio da utilização de um sistema mais inteligente de gestão da informação.
Estamos falando de análises geográficas que potencializam as ações da empresa, tanto nas lojas físicas quanto em um possível e-commerce.
Adotá-las como uma ferramenta para preparar a expansão ajuda a escolher o melhor ponto para a loja — a cidade, o bairro e até mesmo o quarteirão. São muitas informações a serem levantadas, e isso se torna complexo e desafiador se for feito manualmente.
O que o geomarketing oferece é o uso da tecnologia para dar um maior grau de exatidão às suas decisões. Ele se preocupa não só em responder o “onde”, mas “para quem”, “de que forma” e “por qual motivo”.
É por isso que não se trata de um simples sistema de informação, mas de inteligência geográfica. Atualmente, o uso estratégicos dos dados pode ser o fator que separa sucesso e fracasso de uma empresa.
Por isso, faça uso do geomarketing e supere o desafio da expansão de lojas de varejo!
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