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Gerente de expansão: 4 dicas valiosas para ter sucesso no cargo

Written by claudio.goncalves | Jul 26, 2017 10:47:00 AM

Um dos principais responsáveis pelo crescimento das empresas do varejo é o gerente de expansão.

É ele quem guia os estudos e gerencia as equipes de expansão de negócios e inteligência de mercado, para que consigam encontrar regiões aderentes à inauguração de novas unidades.

Para realizar suas tarefas com sucesso, um gerente de expansão precisa de uma ampla visão de mercado a ponto de identificar onde estão as oportunidades mais promissoras para o crescimento da rede.

 

E como consequência dessa visão mercadológica e até mesmo analítica, muitos profissionais provém de graduações voltadas às ciências exatas, como economia, engenharia e matemática. Posteriormente, se especializam em temas voltados à gestão de negócios.

Além de saber analisar dados, é fundamental que um gestor de expansão possua bons conhecimentos em ferramentas de inteligência geográfica de mercado, como o OnMaps.

Até porque, hoje em dia, análises territoriais dependem bastante desse tipo de solução, com entregas ágeis e apontamentos assertivos sobre consumo, público-alvo e concorrência.

Escolher onde abrir novas unidades é uma tarefa que demanda muita responsabilidade, e decisões desse porte jamais podem ser tomadas sem um porquê convincente.

Mas, antes de nos aprofundarmos no assunto, que tal você baixar nosso material e entender como aprimorar o seu planejamento de expansão? É só clicar no banner abaixo e realizar o download.

1. Saiba o tipo de profissional que você quer ser

Há alguns anos, a metodologia utilizada pelos profissionais de expansão era até assertiva, mas bastante analógica. Para avaliar dados sociodemográficos, pesquisavam dados em fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério do Trabalho.

Depois, subiam toda a base de dados em planilhas quase infindáveis e faziam por ali o cruzamento de informações, como renda média, faixa etária e quantidade de domicílios por área.

Além de usarem técnicas próprias (que poderiam ser suscetíveis a alguns erros), os profissionais dedicados a enxergar novas oportunidade de penetração levavam meses para chegar a alguma conclusão.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, surgiram diversas ferramentas, como o OnMaps, que ajudaram a reduzir o tempo demandado para esses estudos de mercado.

Empresas em fase de expansão também não podem mais se dar ao luxo de esperar quase 1 ano para obter respostas acerca das estratégias.

Para saír na frente dos concorrentes, as empresas perceberam que precisavam de precisão nas análises, mas também de velocidade.

Assim, surgiu a demanda por profissionais ainda mais qualificados, que entendessem de mercado, mas que soubessem manusear esse tipo de ferramenta.

O OnMaps, por exemplo, exibe, com apenas alguns cliques, dados sociodemográficos, presença de concorrentes e até mesmo o potencial de consumo para diversos tipos de produtos e serviços dentro de uma região selecionada.

Utilizando soluções do tipo, todo o levantamento e cruzamento de dados deixou de ser tarefa do profissional de expansão. A melhor parte disso é que sobrou tempo para ser mais produtivo e focar no negócio – a ele cabe apenas interpretar as informações e obter insights a partir das mesmas.

2. Crie estratégias de expansão eficientes

Como você percebeu, utilizar softwares ajuda o gerente, e até o que ainda não chegou a esse posto, a alavancar uma carreira de sucesso.

Em um cenário cada vez mais competitivo (tanto para o profissional como para a empresa), a famosa frase “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido.

Algumas redes varejistas, quando criam planos de expansão, pretendem colocá-los em prática em, no máximo, três meses. Como você faria para atender a essa demanda?

Sugiro que comece olhando para suas unidades atuais, para que possa identificar as características de entorno que impactam no sucesso das mais rentáveis. Assim, pode espelhar essa realidade para as unidades futuras.

Para auxiliar nesse estudo, o OnMaps permite que você crie raios no entorno de suas unidades. Dessa forma, identifica todas as características sociodemográficas de uma região analisada.

Um estudo como esse, se feito em uma única região, não tomaria mais que um dia. É como se você fizesse uma análise de campo sem sair do escritório.

Você tem ideia de quantas unidades conseguiria inaugurar em três meses? É velocidade no planejamento e na execução. E o melhor de tudo, utilizando como guia, dados extremamente confiáveis.

3. Apresente informações convincentes à diretoria

Para que um profissional de expansão seja bem-sucedido, não basta apenas que enxergue as melhores oportunidades. É preciso provar isso para seus diretores. Afinal, a decisão de abrir uma nova loja é, acima de tudo, uma ação conjunta.

Para justificar a escolha de uma região, também não é necessário perder horas criando dashboards e trabalhando com inúmeras planilhas.

O OnMaps oferece uma série de relatórios que aprofundam ainda mais os dados levantados no mapa.

Quer um exemplo? No relatório de Perfil de Mercado é possível elencar diversos reports:

  • Quantidade de pessoas divididas por renda média;
  • Potencial de consumo por categoria de produtos/serviços (são mais de 22 categorias e 97 subcategorias);
  • Número de empresas e empregados, ambos divididos por segmento
  • Quantidade de polos geradores de tráfego, divididos por categorias;
  • PIB regional.

Todas informações são geradas automaticamente pela ferramenta e apresentadas em tabelas e gráficos variados. O relatório pode ser salvo como imagem ou copiado para uma planilha Excel. Confira um modelo do relatório, logo abaixo:

Ao todo, o OnMaps possui mais de 15 relatórios. Com eles, nenhum detalhe de suas pesquisas e reports à diretoria passarão desapercebidos.

4. Seja um gerente de expansão de mente aberta

Como pôde perceber, estar antenado às tecnologias é fundamental para conduzir estudos que resultem nas melhores oportunidades de mercado.

Um bom profissional é aquele que não para no tempo, nem se prende ao conservadorismo. O mundo muda, e o consumo é extremamente volátil. O gestor de expansão precisa acompanhar essas alterações de cenário e estar atento às novidades.

Ferramentas como o OnMaps podem auxiliar a sua empresa a conquistar os objetivos, mas é você quem faz as vezes, se posiciona e descobre como extrair os melhores resultados.  Assim, evita diversos erros cometidos pelo varejo.

Por isso, é necessário sempre sair da zona de conforto e estudar o que o mercado oferece de melhor.

Se posicione à frente, utilizando ferramentas como OnMaps. Elas vão aumentar a sua expertise mercadológica e trazer resultados rápidos e precisos, que vão incrementar o seu planejamento de expansão.

E, caso queira entender melhor sobre os benefícios que o OnMaps pode oferecer, sugiro que baixe nosso material gratuito. Basta clicar no banner abaixo.