Pode ficar tranquilo. A intenção aqui não é dar spoiler. 🙂
Para você que ainda não viu nenhum episódio da série mais comentada das últimas semanas, trata-se de uma produção espanhola que narra um audacioso plano de roubo à Casa da Moeda da Espanha.
O “Professor”, personagem principal da história e mentor intelectual do esquema, apesar de não ter um perfil criminoso, recruta alguns bandidos, com diferentes especialidades, a fim de efetuar o maior roubo a banco já visto.
Para aquecer a trama, em cena, Raquel Murillo, uma destemida delegada que trava uma incessante busca por pistas que decifrem a localização do “Professor”.
Um dos episódios chamou a minha atenção. A fim de reduzir o perímetro da área de investigação, a delegada começa a utilizar, com apenas uma pista sobre o trajeto do bandido, uma métrica bem conhecida no mundo do geomarketing: o deslocamento, em minutos, de um cliente chegar até uma loja. No caso da série, o “Professor” demora 5 minutos para chegar até uma cafeteria.
Mesmo sendo possível, a ideia aqui não é sair desvendando crimes com o OnMaps, a nossa ferramenta de geomarketing, mas sim trazer insights sobre algumas técnicas utilizadas para os negócios, principalmente do varejo.
Imagine que o seu consumidor seja o “Professor”. Responda às seguintes perguntas:
- Qual a área de influência da sua loja e como determinar o seu tamanho? Com base no tempo de chegada do ladrão, Raquel traçou um raio de 500 metros da cafeteria para delimitar a suposta origem do mesmo.
- Quanto tempo ou distância os “Professores” do seu estabelecimento estariam dispostos a se deslocar para consumir os seus produtos/serviços?
Um dos maiores desafios atuais do varejo, para quem trabalha na área de expansão e potencial da rede, é identificar oportunidades baseadas na área de influência, tempo e distância de deslocamento dos clientes até as lojas.
A área de influência pode variar muito de acordo com o tipo de negócio e perfil de consumidor que o frequenta.
Esse deslocamento pode ser feito de diversas formas: a pé, de carro, de bicicleta ou via transporte público.
Em “La Casa de OnMaps”, a nossa ferramenta possui algumas funcionalidades que facilitariam bastante o trabalho da delegada Murillo.
Como descobrir a área de influência de uma loja
Faça também a sua investigação. Você pode importar o endereço dos seus clientes em planilha Excel, e o software mapeia, ponto a ponto, qual a origem deles em relação a uma ou mais lojas analisadas.
Com a feature “Gerar área por deslocamento”, o OnMaps cria uma área de influência de acordo com o deslocamento dos clientes.
A configuração é feita por tipo de deslocamento, sentido de percurso
e forma de locomoção.
No final, você visualiza áreas que correspondem ao deslocamento, seja por tempo ou distância.
Logo após, começa o trabalho de análise, com a extração dos dados dessas áreas delimitadas.
É possível saber a densidade populacional, renda dos domicílios, potencial de consumo, quantidade e faixa de renda de trabalhadores presentes durante o dia, entre outras informações.
O mais legal é que, descobrindo características sociodemográficas como essas, você as espelha e identifica novas regiões em potencial para abertura de lojas.
Espero que tenha ajudado em sua busca pelo seu “Professor”. Ops, quero dizer, por seu cliente ideal.
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